ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Líderes globais do setor tecnológico reafirmam seu compromisso com o modelo multissetorial da governança da Internet

9 February 2015

Singapura…O Ministro das Comunicações e da Informação da Singapura, Dr. Yaacob bin Ibrahim, e a ex assessora sênior do Presidente Bill Clinton, Ira Magaziner, falaram hoje sobre o sucesso do modelo multissetorial da governança da Internet durante a Cerimônia de Abertura da reunião pública ICANN 52.

"A Singapura apoia a mudança no modelo multissetorial. Temos expressado continuamente nossa opinião de que nenhuma pessoa, organização e, inclusive, nenhum país, podem ter o monopólio da expertise e dos conhecimentos necessários para alcançar os objetivos que estamos enfrentando na Internet cotidianamente", disse Ibrahim. "Essa abordagem multissetorial e inclusiva vai melhorar o papel da Internet como catalisadora do fluxo de informações e da atividade econômica".

Magaziner se referiu ao crescimento experimentado pela Internet sob o modelo multissetorial. "O certo é que a Internet tem trabalhado e que o crescimento tem sido enorme e que o crescimento do wifi e dos dispositivos móveis e, agora, o crescimento da Internet das coisas....tudo isso tem dado certo", disse Magaziner. "Vocês podem ver um sucesso enorme derivado desse modelo".

O presidente e CEO da ICANN, Fadi Chehadé, falou sobre estabelecer prioridades continuamente para a ICANN para manter a segurança, a estabilidade e a resiliência do Sistema de Nomes de Domínio da Internet (DNS) e reforçar o modelo de governança multissetorial.

"Primeiro, devemos continuar a fortalecer a confiança nas nossas operações", disse Chehadé. "Depois, devemos continuar a garantir com que nossa comunidade, nosso modelo multissetorial, sejam fortes. E tudo isso deve continuar estando enraizado no interesse público global".

O início da reunião vem logo depois do anúncio de que, com a recente delegação dos .NTT, .chat, .toshiba e .canon, o programa de novos gTLDs tem delegado mais de 500 novas cadeias na zona raiz da Internet. Uma lista completa de cadeias delegadas está disponível em http://newgtlds.icann.org/en/program-status/delegated-strings.

"Esse é um marco importante para o programa de novos gTLDs", disse Akram Atallah, presidente da Divisão de Domínios Globais (GDD) da ICANN. "O Programa continua a fazer progressos e permite um melhor nível de concorrência, inovação e escolha".

Mais de 1200 membros da comunidade multissetorial global de mais de 100 países diferentes vão se reunir durante essa semana, tanto em forma pessoal quanto remota, para conversar e debater sobre o futuro da ICANN e da governança da Internet.

Aqueles que não conseguirem assistir à ICANN 52 pessoalmente são muito encorajados a participar em forma remota. Os detalhes para o contato remoto para qualquer uma das sessões estão elencados em http://singapore52.icann.org/en/schedule-full.

###

Para informar-se mais sobre a ICANN 52 na Singapura, visite: http://singapore52.icann.org/en/

Para fazer o download das fotos em alta resolução da reunião, visite: https://www.flickr.com/photos/icann

Contatos com a mídia

Liana Teo
Responsável pelas Comunicações, APAC
Singapura
Fone. +65 6808 6669
E-mail: liana.teo@icann.org



James Cole
Coordenador da Mídia Global
Washington, D.C.
Fone. +1 202-733-7598
E-mail: james.cole@icann.org



Sobre a ICANN

A missão da ICANN é garantir uma Internet mundial estável, segura e unificada. Para contatar outra pessoa através da Internet você deve digitar um endereço no seu computador – um nome ou um número. Esse endereço deve ser único para que os computadores saibam onde encontrar-se entre si. A ICANN coordena esses identificadores únicos no mundo inteiro. Sem essa coordenação não poderíamos ter uma Internet global. A ICANN, lançada em 1998, é uma corporação para o benefício público e sem fins lucrativos, com participantes de todo o mundo, dedicada a manter uma Internet segura, estável e interoperável. A ICANN promove a concorrência e desenvolve uma política para os identificadores únicos da Internet. A ICANN não controla conteúdos na Internet. Não pode deter o spam nem trata questões sobre o acesso à Internet. Porém, através de sua função de coordenação do sistema de nomeação da Internet, ela tem um impacto importante na expansão e evolução da Internet. Para mais informações, visite: www.icann.org.