Skip to main content
Resources

Perguntas frequentes: Estrutura para a gestão de ocorrências de colisões de nomes para registros

Esta página também está disponível em:

Geral
Interrupção controlada, 127.0.53.53 e curingas
Conformidade contratual
Resposta de emergência
Processamento de solicitações
Bloqueio de domínios de segundo nível e caminho alternativo à delegação


Geral

Pergunta 1: O que é uma colisão de nomes?

Resposta 1: Uma colisão de nomes ocorre quando uma tentativa de resolver um nome usado em um espaço de nome privado (por exemplo, em um domínio de primeiro nível não delegado (TLD) ou um nome curto não qualificado) resulta na resolução de uma consulta ao DNS (sistema de nomes de domínio) público. Como uma analogia, imagine que você chama por "Maria" em seu escritório, onde existe somente uma "Maria", e depois chama por "Maria" em um shopping e espera que a "Maria do escritório" responda.

Pergunta 2: O que é a estrutura para a gestão de ocorrências de colisões de nomes?

Resposta 2: A estrutura para a gestão de ocorrências de colisões de nomes [PDF, 634 KB] é um conjunto de requisitos desenvolvidos para gerenciar as ocorrências de colisões de nomes entre os novos gTLDs e os usos privados existentes das mesmas cadeias de caracteres. Ela foi desenvolvida com contribuições de muitas fontes, incluindo a comunidade da ICANN , um relatório publicado pela JAS Global Advisors LLC e o comitê consultivo de segurança e estabilidade (SSAC).

Pergunta 3: Quais são os recursos chave especificados na estrutura?

Resposta 3: Alguns recursos chave são:

  • Os operadores de registro de novos gTLDs (domínios de primeiro nível) implementarão a interrupção controlada por um período contínuo mínimo de 90 dias.
  • A ICANN monitorará a implementação da interrupção controlada de cada registro para garantir a conformidade com os requisitos contratuais.
  • As respostas de emergência de colisão de nomes podem ser ativadas em situações onde haja uma convicção razoável de que a colisão de nomes apresenta um perigo claro e presente à vida humana.
  • A ICANN está preparada para responder a possíveis situações de emergência.

Pergunta 4: Quais são as próximas etapas para os operadores de registro?

Resposta 4: A ICANN emitirá para cada operador de registro uma avaliação de ocorrência de colisão de nomes, que é o mecanismo utilizado para instruir o registro sobre as medidas de atenuação necessárias da estrutura final da gestão de ocorrências de colisão de nomes. A avaliação incluirá detalhes sobre como a interrupção controlada deve ser implementada.

Pergunta 5: Como a ICANN planeja implementar a consulta à comunidade durante 90 dias sobre os mecanismos de proteção de direitos conforme definido pela resolução da diretoria?

Resposta 5: A consulta envolve o tratamento de nomes incluídos em um relatório de caminho alternativo à delegação do operador de registro e registrados no centro de informações de marcas cuja alocação o operador de registro recusou durante seu período de sunrise ou o período de reivindicações. A ICANN abrirá um período de comentários públicos sobre este tópico e está desenvolvendo um artigo que descreve os requisitos atuais, o feedback recebido até hoje e as alternativas de tratamento destes nomes.

Início da página

Interrupção controlada, 127.0.53.53 e curingas

Pergunta 6: O que é a interrupção controlada?

Resposta 6: A interrupção controlada é um método para notificar os administradores de sistemas que configuraram suas redes de forma incorreta (conscientemente ou não) sobre a questão da colisão de espaços de nomes e ajudá-los a atenuar possíveis problemas.

Pergunta 7: Como funciona a interrupção controlada?

Resposta 7: A interrupção controlada é um método para captar consultas errôneas ao DNS . Quando uma consulta errônea é captada, um registro realiza uma ação "controlada" para evitar danos e alerta o usuário de que é necessário corrigi-la. A ação assume a forma de uma resposta à consulta ao DNS com um endereço IP especial (127.0.53.53). A palavra "interrupção" refere-se a uma atividade que parecia funcionar apesar da consulta errônea, mas que agora é impedida de funcionar.

Pergunta 8: Como será implementada a interrupção controlada?

Resposta 8: Os registros de novos gTLDs implementarão a interrupção controlada inserindo um conjunto específico de registros de recursos no DNS. Esses registros de recursos foram selecionados para indicar aos administradores de sistemas que eles devem diagnosticar e corrigir seus sistemas para evitar possíveis problemas no futuro. A lista dos registros específicos pode ser encontrada na Estrutura para a gestão de ocorrências de colisões de nomes [PDF, 634 KB].

Pergunta 9: Quando começa o período de 90 dias de interrupção controlada?

Resposta 9: Os operadores do registro podem iniciar a interrupção controlada em 18 de agosto de 2014, desde que tenham recebido a avaliação de ocorrências de colisões de nomes (a ICANN começará a emitir avaliações em 4 de agosto de 2014).

Pergunta 10: Um registro pode iniciar mais cedo o período de interrupção controlada?

Resposta 10: Se for implementado um período de interrupção controlada antes do dia 18 de agosto de 2014, ele não será considerado dentro do período de interrupção controlada contínua de 90 dias necessário para cada TLD.

Pergunta 11: O que é 127.0.53.53?

Resposta 11: 127.0.53.53 é um endereço IPv4 especial que aparecerá nos registros do sistemas alertando os administradores de sistemas de que há um possível problema de colisão de nomes, permitindo um rápido diagnóstico e correção. O "53" é utilizado como mnemônico para indicar um problema relacionado com o DNS devido ao uso da porta de rede 53 para o serviço de DNS . As instâncias em que houver uma suspeita razoável de dano grave e demonstrável como consequência de uma colisão de nomes devem ser relatadas em https://forms.icann.org/pt/help/name-collision/report-problems. Informações adicionais sobre a colisão de nomes podem ser encontradas em https://www.icann.org/namecollision.

Pergunta 12: E a interrupção controlada para endereços IPv6 ?

Resposta 12: A ICANN trabalhará na IETF (Internet Engineering Task Force, força-tarefa de engenharia da Internet) e com outras comunidades técnicas relevantes para identificar um mecanismo para IPv6 que forneça uma função semelhante à utilizada no IPv4 (o endereço de retorno 127.0.53.53).

Pergunta 13: Por que a interrupção controlada contínua foi selecionada como método preferido para a atenuação da colisão de nomes em vez da interrupção intermitente?

Resposta 13: A interrupção controlada contínua é um método mais simples operacionalmente e oferece uma maneira consistente de diagnosticar e resolver problemas, que resulta em uma possibilidade maior de reconhecer, diagnosticar e atenuar as colisões.

Pergunta 14: Por que há uma opção de curinga? Eles não são proibidos?

Resposta 14: A proibição de curingas é anulada no período de interrupção controlada para os TLDs aplicáveis (ou seja, quando não há nomes ativos no TLD diferentes de "nic"). Esta anulação somente se aplica enquanto não houver nomes delegados (portanto, operacionais) nesse TLD, descartando os riscos tradicionalmente associados a implementações de curingas. O motivo para levantar a proibição e especificar o uso dos curingas é abranger todas as situações evidentes de colisão de nomes. O curinga no "topo" da zona combinará todas as consultas que serão vistas quando a zona for executada em produção total. Esse método maximiza as medidas tomadas para proteger os usuários da Internet que atualmente estão vazando consultas que deveriam ser locais.

Início da página

Conformidade contratual

Pergunta 15: Como a ICANN garantirá que os registros estejam em conformidade com esses novos requisitos?

Resposta 15: A ICANN monitorará a implementação dos requisitos, principalmente utilizando os arquivos de zona que forem transferidos para a ICANN dos registros de novos gTLDs quando forem delegados (conforme a especificação 4 do contrato de registro de novos gTLDs). Este requisito será aplicado, como qualquer outra cláusula do contrato de registro, pelo departamento de conformidade contratual da ICANN.

Pergunta 16: Como um registro saberá se implementou corretamente os requisitos da estrutura para a gestão de ocorrências de colisões de nomes?

Resposta 16: A ICANN monitorará a implementação dos requisitos de cada registro conforme a estrutura para a gestão de ocorrências de colisões de nomes [PDF, 634 KB]. A ICANN notificará o registro sobre os erros que devem ser corrigidos.

Início da página

Resposta de emergência

Pergunta 17: Que tipo de evento de colisão de nomes garante uma resposta de emergência?

Resposta 17: As respostas de emergência podem ser ativadas quando houver uma convicção razoável de que a colisão de nomes oferece um perigo claro e presente à vida humana.

Pergunta 18: Quem decidirá o que constitui uma emergência?

Resposta 18: A ICANN avaliará o possível dano de acordo com o padrão definido na estrutura para a gestão de ocorrências de colisão de nomes.

Pergunta 19: Quem gerenciará e monitorará as solicitações de respostas de emergência?

Resposta 19: A ICANN atuará como um único ponto de contato para relatórios/solicitações de respostas de emergência, coordenar as notificações para os operadores de registro relevantes e garantir que seja adotada rapidamente a ação adequada.

Pergunta 20: Como posso relatar uma emergência?

Resposta 20: As solicitações de respostas de emergência devem ser enviadas on-line em https://forms.icann.org/pt/help/name-collision/report-problems.

Início da página

Processamento de solicitações

Pergunta 21: Os requisitos para implementar a interrupção controlada após a delegação afetarão o teste pré-delegação (PDT)?

Resposta 21: O teste pré-delegação não será modificado neste momento para incorporar os testes para a implementação da interrupção controlada. Na verdade, o registro NÃO deve implementar a interrupção controlada para sua indicação de PDT.

Pergunta 22: Qual é o status de solicitações de .CORP, .HOME e .MAIL?

Resposta 22: A delegação de .CORP, .HOME e .MAIL foi adiada indefinidamente. A ICANN colaborará com as comunidades técnica e de segurança para determinar a melhor maneira de lidar com essas cadeias de caracteres a longo prazo.

Pergunta 23: Tenho um leilão programado. O lançamento da estrutura para a gestão de ocorrências de colisão de nomes afetará a data do meu leilão?

Resposta 23: Não, a estrutura para a gestão de ocorrências de colisão de nomes não afetará a data dos leilões atualmente programados. Consulte a programação atual na página de leilões do site de novos gTLDs ou pesquise a data do leilão para um conjunto de contenções não resolvido na página de status de conjuntos de contenções.

Início da página

Bloqueio de domínios de segundo nível e caminho alternativo à delegação

Pergunta 24: O que será feito com os nomes na lista de bloqueio de SLDs quando forem lançados no que diz respeito aos períodos de sunrise e reivindicações do TMCH (Trademark Clearinghouse, centro de informações de marcas)?

Resposta 24: Os operadores de registro devem garantir que os nomes que desejarem que sejam ativados na lista de bloqueios de SLDs após o período de interrupção controlada de 90 dias estejam sujeitos aos mecanismos aplicáveis de proteção de direitos, conforme exigido pela especificação 7 do contrato de registro. A avaliação de ocorrências de colisão de nomes oferece mais esclarecimento sobre o assunto.

Além disso, em consonância com a ação do NGPC de 30 de julho de 2014, para nomes incluídos na lista de bloqueios do relatório do registro sobre caminhos alternativos à delegação e registrados no centro de informações de marcas cuja alocação o registro recusou durante seu período de sunrise ou o período de reivindicações, o registro deve continuar recusando a alocação dos nomes enquanto a ICANN consulta a comunidade sobre as preocupações expressadas em relação aos mecanismos apropriados de proteção de direitos para essa categoria de nomes.

Pergunta 25: O caminho alternativo à delegação ainda é uma opção, agora que a estrutura para a gestão de ocorrências de colisão de nomes está concluída?

Resposta 25: Não. Os registros devem ativar o nome de acordo com os requisitos especificados na estrutura para a gestão de ocorrências de colisão de nomes. Os TLDs delegados antes de 18 de agosto de 2014 que não ativaram os nomes de domínio de segundo nível (diferentes de "nic") terão a opção de realizar a interrupção controlada com curinga.

Pergunta 26: O que acontece com os 25 gTLDs não qualificados para o caminho alternativo à delegação?

Resposta 26: Uma vez que o solicitante tiver concluído todas as etapas anteriores do programa, essas 25 cadeias de caracteres (com exceção de .MAIL) agora podem proceder à delegação, implementando a interrupção controlada em consonância com a estrutura para a gestão de ocorrências de colisão de nomes (ou seja, usando o método curinga.) Para obter mais informações, acesse http://newgtlds.icann.org/en/announcements-and-media/announcement-2-17nov13-en.

Início da página

Domain Name System
Internationalized Domain Name ,IDN,"IDNs are domain names that include characters used in the local representation of languages that are not written with the twenty-six letters of the basic Latin alphabet ""a-z"". An IDN can contain Latin letters with diacritical marks, as required by many European languages, or may consist of characters from non-Latin scripts such as Arabic or Chinese. Many languages also use other types of digits than the European ""0-9"". The basic Latin alphabet together with the European-Arabic digits are, for the purpose of domain names, termed ""ASCII characters"" (ASCII = American Standard Code for Information Interchange). These are also included in the broader range of ""Unicode characters"" that provides the basis for IDNs. The ""hostname rule"" requires that all domain names of the type under consideration here are stored in the DNS using only the ASCII characters listed above, with the one further addition of the hyphen ""-"". The Unicode form of an IDN therefore requires special encoding before it is entered into the DNS. The following terminology is used when distinguishing between these forms: A domain name consists of a series of ""labels"" (separated by ""dots""). The ASCII form of an IDN label is termed an ""A-label"". All operations defined in the DNS protocol use A-labels exclusively. The Unicode form, which a user expects to be displayed, is termed a ""U-label"". The difference may be illustrated with the Hindi word for ""test"" — परीका — appearing here as a U-label would (in the Devanagari script). A special form of ""ASCII compatible encoding"" (abbreviated ACE) is applied to this to produce the corresponding A-label: xn--11b5bs1di. A domain name that only includes ASCII letters, digits, and hyphens is termed an ""LDH label"". Although the definitions of A-labels and LDH-labels overlap, a name consisting exclusively of LDH labels, such as""icann.org"" is not an IDN."