Skip to main content
Resources

ATUALIZAÇÃO DAS DISCUSSÕES SOBRE A ADMINISTRAÇÃO DE IANA: EDIÇÃO ESPECIAL SOBRE A PROPOSTA DA FUNÇÃO DE NOMES

Esta página também está disponível em:

Download da versão PDF do Vol. 4: Discussões sobre a transição da administração da IANA: edição especial sobre a proposta da função de nomes aqui [PDF, 154 KB]

Proposta do CWG-Administração é aberta para comentários públicos

Em 22 de abril, o Grupo de Trabalho Entre Comunidades para Desenvolver uma Proposta de Transição de Administração da IANA sobre Funções Relacionadas a Nomes (CWG-Administração) publicou sua segunda proposta preliminar sobre a parte referente a nomes da Transição da Administração da IANA para um período de 28 dias para comentários públicos. O impulso final para elaborar a versão preliminar incluiu um encontro frente a frente de dois dias em Istambul, 26 e 27 de março, dois dias de Reuniões extraordinárias, 13 e 14 de abril, e mais seis horas de teleconferências entre 15 e 21 de abril. A primeira versão da proposta preliminar foi disponibilizada para comentários públicos em 1 de dezembro de 2014.

Visão geral da proposta

A proposta preliminar foi desenvolvida a fim de preparar o caminho para uma resposta (a Proposta Final) à solicitação de propostas do ICG (IANA Stewardship Coordination Group, Grupo de Coordenação da Administração da IANA). Essa proposta baseia-se na premissa de que o desempenho do departamento de IANA da ICANN é atualmente satisfatório e de que a ICANN deve permanecer na posição de Operador das Funções de IANA. Sendo assim, a proposta do CWG-Administração inclui seis elementos principais e várias ações correlacionadas para obter esses elementos. Para analisar a proposta, acesse os links abaixo.

Links importantes

  1. Proposta preliminar – 35 páginas [sem anexos]
  2. Proposta preliminar e anexos – 90 páginas
  3. Declaração do presidente: "Towards a Final Proposal" ("Rumo à Proposta Final") [documento informativo sobre a história do desenvolvimento da proposta preliminar]
  4. Comunicado da convocação para comentários públicos
  5. (Opcional) Modelo para comentários públicos [.doc | .pdf]
  6. Arquivo de comentários públicos recebidos

Como enviar um comentário público

Comentário sobre a proposta preliminar, com ou sem anexos, até 20 de maio de 2015, 23:59 UTC (converta para o seu fuso horário):

  1. Use o modelo opcional para organizar seus comentários e preencha apenas as seções que você desejar no modelo.
  2. OU
    Envie os comentários no formato de sua preferência (observe, no entanto, que usar o modelo ajudará o CWG-Administração a analisar e comparar as respostas da comunidade à proposta preliminar).

  3. Envie seus comentários, anexando o modelo preenchido, caso o tenha usado, para:
  4. comments-cwg-stewardship-draft-proposal-22apr15@icann.org

  5. Quando receber um e-mail gerado automaticamente para confirmar o envio, siga as instruções no e-mail para ter certeza de que seus comentários foram enviados para o arquivo de comentários públicos.

Para entender melhor o conteúdo e o contexto da proposta preliminar, participe de um dos próximos dois seminários na Web em tempo real:

  • 24 de abril das 6h às 7h30 UTC (conversor de fuso horário aqui)
  • 24 de abril das 14h às 15h30 UTC (conversor de fuso horário aqui)

Os seminários na Web também serão transcritos e publicados nesta página do CWG-Administração nos seis idiomas oficiais da ONU (árabe, chinês, inglês, francês, russo e espanhol).

Segue abaixo um resumo dos próximos encontros e processos importantes especificamente relacionados à parte de nomes da proposta para a Transição da Administração da IANA. Uma lista de datas associadas a várias atividades relacionadas à transição da administração é exibida na parte final deste relatório.

22 abr – -20 mai 2015

CWG-Administração suspende a continuação de revisões na versão preliminar da proposta.

20 a 31 mai 2015

Equipe da ICANN faz um relatório dos comentários públicos recebidos.

30 a 31 mai 2015

CWG-Administração reúne-se para um fim de semana de trabalho intensivo com base no feedback do período de comentários públicos.

1 jun 2015

ICANN publica relatório de comentários públicos sobre a segunda proposta preliminar do CWG-Administração.

8 jun 2015

CWG-Administração apresenta a versão revisada da proposta para seus membros componentes (Organizações de Apoio e Comitês Consultivos) para revisão e adoção.

8 a 25 jun 2015

ALAC, ccNSO, GAC e GNSO revisam e consideram a adoção da proposta revisada do CWG-Administração.

21 a 25 jun 2015

Todas as comunidades da ICANN e outras partes interessadas na Transição da Administração da IANA reúnem-se durante o ICANN 53, em Buenos Aires, e on-line por meio da participação remota, para discutir sobre a Transição da Administração da IANA em várias sessões de toda a comunidade, bem como de partes interessadas específicas. (Consulte a programação preliminar).

25 jun 2015

CWG-Administração entrega a proposta final da parte referente a nomes do Grupo de Coordenação da Transição de Administração da IANA (ICG).

Atualizações sobre outras atividades relacionadas à transição

Grupo de Coordenação da Transição de Administração da IANA (ICG)

Para favorecer uma revisão mais rápida, o ICG poderá começar a avaliação da proposta do CWG‑Administração antes de receber formalmente a proposta do CWG-Administração em 25 de junho de 2015. O ICG não planeja tomar nenhuma decisão formal sobre a proposta do CWG-Administração durante o ICANN 53, em Buenos Aires, mas realizará uma reunião frente a frente de dois dias (18 e 19 de junho) antes do encontro.

Grupo de Trabalho Entre Comunidades para o Aprimoramento da Responsabilidade da ICANN (CCWG Responsabilidade).

Em 15 de abril, o CCWG-Responsabilidade foi contatado pelos presidentes do CWG-Administração para reforçar o quanto o CWG considera importante as atividades da Linha de Trabalho 1 do CCWG para o seu próprio trabalho na parte referente a nomes da proposta para a Transição da Administração da IANA. Os dois grupos mantêm uma coordenação constante e todas as prioridades do CWG já estão na lista de resultados importantes do CCWG. Embora o CCWG-Responsabilidade tenha estabelecido uma programação intensa de teleconferências para concluir as atividades da Linha de Trabalho 1 a tempo para o trabalho do CWG-Administração em seu encontro em Istambul, houve uma discussão extensa na lista de e-mails do CCWG-Responsabilidade sobre a possibilidade de a série de teleconferências planejada ser audaciosa demais e tomar muito tempo dos participantes, e o CCWG-Responsabilidade decidiu prosseguir com a programação de conferências. A estrutura do relatório preliminar do CCWG-Responsabilidade, com links para as seções redigidas até o momento, está disponível. Um período para comentários públicos deverá ser lançado no início de maio.

Audiências do Senado dos EUA

Comitê do Senado para Comércio, Ciência e Transporte

Em 13 de abril de 2015, a ICANN publicou as respostas a Perguntas para Fins de Registro feitas por membros do Comitê do Senado dos EUA para Comércio, Ciência e Transporte após a audiência Preserving the Multistakeholder Model of Internet Governance (A preservação do modelo de múltiplas partes interessadas para a governança da Internet). A audiência foi dedicada à Transição da Administração da IANA e às mudanças necessárias na responsabilidade da ICANN para facilitar essa transição. As perguntas subsequentes referiam-se à responsabilidade da ICANN, à função da comunidade na tomada de decisões e políticas da ICANN, à jurisdição da ICANN com relação à Afirmação de Compromissos, a uma solicitação específica de novo gTLD e à função da ICANN no que diz respeito ao modo como registradores e registros impedem atividades ilegais em nomes de domínio gerenciados por eles. A ICANN também publicou a resposta a uma Pergunta para Fins de Registro específica do Senador Klobuchar sobre os testes de resistência das propostas de responsabilidade.

Futuras datas importantes

Observação: o ICG não planeja realizar teleconferências regulares em maio de 2015.

23 abr 2015

Trabalho Intensivo do CCWG-Responsabilidade – Dia 1, 4h – 6h; 11h – 12h; 19h – 22h UTC

24 abr 2015

Trabalho Intensivo do CCWG-Responsabilidade – Dia 2, 8h – 10h; 13h – 14h; 16h – 19h UTC

30 abr 2015

Reunião nº 43 do CWG-Administração, 11h – 13h UTC

5 mai 2015

Reunião nº 44 do CWG-Administração, 17h – 19h UTC

7 mai 2015

Reunião nº 45 do CWG-Administração, 11h – 13h UTC

12 mai 2015

Reunião nº 46 do CWG-Administração, 17h – 19h UTC

14 mai 2015

Reunião nº 47 do CWG-Administração, 11h – 13h UTC

18 e 19 jun 2015

Reunião frente a frente do ICG, ICANN 53, Buenos Aires, dia inteiro

21 a 25 jun 2015

ICANN 53, Buenos Aires

Últimos documentos e versões preliminares

21 abr 2015

CCWG-Responsabilidade – Avaliação Jurídica – Mecanismos de Responsabilidade Propostos, uma resposta preliminar da Sidley Austin

18 abr 2015

CCWG-Responsabilidade – Avaliação Jurídica - Gráfico de Governança, uma revisão da Sidley Austin

16 abr 2015

CCWG-Responsabilidade – Compilação de todas as Perguntas Jurídicas feitas até o momento e o status do debate de cada pergunta.

15 abr 2015

CCWG-Responsabilidade – Governance Models & Community Powers.pdf (Modelos de governança e controles da comunidade)

A transição da administração da IANA na mídia

23 abr 2015

ICANN Accountability – What's on the Table, Really? (Responsabilidade da ICANN – O que está realmente sendo considerado?), Centre for Communication Governance, National Law University Delhi [inglês]

20 abr 2015

抓住域名"移权"契机,唱响国际互联网治理的"中国好声音", CNII [chinês]
IANA Protocol Parameters Explained (Explicação dos Parâmetros de Protocolo da IANA), IETF [inglês]

17 abr 2015

Washington peu disposée à renoncer au contrôle d'Internet, EurActiv.fr, [francês]

VOCÊ PODE AJUDAR A DECIDIR O FUTURO DA IANA...

Todos podem participar nas discussões sobre o futuro da administração da IANA e da responsabilidade da ICANN. Para obter informações sobre como juntar-se ao CWG-Administração, entre em contato pelo e-mail grace.abuhamad@icann.org. Para obter informações sobre como juntar-se ao CCWG-Responsabilidade, entre em contato pelo e-mail accountability-staff@icann.org.

Compilado em nome da ICANN por Samantha Dickinson 24 de abril de 2015

Domain Name System
Internationalized Domain Name ,IDN,"IDNs are domain names that include characters used in the local representation of languages that are not written with the twenty-six letters of the basic Latin alphabet ""a-z"". An IDN can contain Latin letters with diacritical marks, as required by many European languages, or may consist of characters from non-Latin scripts such as Arabic or Chinese. Many languages also use other types of digits than the European ""0-9"". The basic Latin alphabet together with the European-Arabic digits are, for the purpose of domain names, termed ""ASCII characters"" (ASCII = American Standard Code for Information Interchange). These are also included in the broader range of ""Unicode characters"" that provides the basis for IDNs. The ""hostname rule"" requires that all domain names of the type under consideration here are stored in the DNS using only the ASCII characters listed above, with the one further addition of the hyphen ""-"". The Unicode form of an IDN therefore requires special encoding before it is entered into the DNS. The following terminology is used when distinguishing between these forms: A domain name consists of a series of ""labels"" (separated by ""dots""). The ASCII form of an IDN label is termed an ""A-label"". All operations defined in the DNS protocol use A-labels exclusively. The Unicode form, which a user expects to be displayed, is termed a ""U-label"". The difference may be illustrated with the Hindi word for ""test"" — परीका — appearing here as a U-label would (in the Devanagari script). A special form of ""ASCII compatible encoding"" (abbreviated ACE) is applied to this to produce the corresponding A-label: xn--11b5bs1di. A domain name that only includes ASCII letters, digits, and hyphens is termed an ""LDH label"". Although the definitions of A-labels and LDH-labels overlap, a name consisting exclusively of LDH labels, such as""icann.org"" is not an IDN."