Skip to main content
Resources

Perguntas Frequentes (FAQ) sobre Operadores de Registros back-end de emergência

Esta página também está disponível em:

Por favor, observe que a versão em inglês de todo o conteúdo e dos documentos traduzidos são versões oficiais e que as traduções em outras línguas são apenas para fins de informar.

O que são os EBEROs?

Os operadores de registros back-end de emergência são organizações que têm demonstrado ter anos de experiência na operação de serviços de nomes de domínio, serviços de diretórios de dados de registro e serviços de Protocolo de Provisionamento Extensível. Eles têm assinado contratos de três e cinco anos com a ICANN para fornecer cinco funções cruciais de registro para casos de falhas de operadores de registros de TLDs. Os provedores de serviços EBEROs contratados atualmente são:

Por que os EBEROs são importantes?

Uma das missões básicas da ICANN é preservar a segurança e a estabilidade operacionais da Internet enquanto apoia a concorrência aberta. Com o lançamento do Programa de Novos Domínios Genéricos de Nível Superior (Novos gTLDs), a Internet vai testemunhar um considerável aumento na quantidade de operadores de registro. Embora todos os requerentes devam cumprir requisitos técnicos, operacionais e financeiros (veja o Guia do Solicitante de TLDs), o programa de Novos gTLDs elaborado pela comunidade inclui medidas de precaução para um processo de back-up para emergências. O programa EBERO está projetado para ser ativado caso um operador de registro solicitar assistência para manter funções de registro críticas por um tempo.

Como foram escolhidos?

Os EBEROs foram selecionados mediante uma Solicitação de Informação (RFI) emitida pela ICANN no dia 14 de setembro de 2011. A ICANN recebeu originalmente 14 respostas a RFIs de parte de provedores altamente qualificados do mundo inteiro. O processo de avaliação de RFIs foi extenso e detalhado. Foi realizado por uma equipe multidisciplinar composta de gerentes e de membros dos departamentos de registro, segurança, registradores, cumprimento legal, bem como de uma consultoria independente.

Os entrevistados deviam demonstrar como suas organizações cumpriam requisitos como o de ter anos de experiência em serviços de Nomes de Domínio operacionais, serviços de diretório de dados de registro operacionais e serviços de protocolo de provisionamento extensível.

A localização geográfica também foi um fator importante na seleção. A ICANN buscou candidatos de regiões geograficamente diversas para fornecer serviço regional a registros em todas as regiões e lugares alternativos em caso de desastres locais.

A ICANN pode rever a quantidade de provedores EBERO no futuro, se for preciso.

Quando serão ativados os EBEROs?

Os provedores de EBEROs têm estado preparados para respostas de emergência desde o quarto trimestre de 2013.

Por quanto tempo vai funcionar o EBERO?

O objetivo da ICANN é que o evento de emergência seja resolvido assim que possível, preferivelmente dentro do período de 12 meses. A ICANN e os EBEROs vão estar preparados caso for preciso contar com mais tempo.

Qual processo será seguido pelos EBEROs?

A ICANN será responsável de declarar um evento EBERO de emergência e de coordenar todas as atividades relacionadas a EBEROs durante a resposta de emergência. A ICANN planeja publicar atualizações de status no seu site na web. Todos os provedores de EBEROs vão seguir um processo detalhado de respostas a emergências chamado de Processo de Transição Comum (CTP - Common Transition Process).

Um EBERO terá acesso a meus dados pessoais ou confidenciais?

Se você tiver um nome de domínio registrado com um operador de novos TLDs que falhar, o EBERO que estiver mantendo temporariamente funções críticas de registro só terá acesso àqueles dados seus que estiverem disponíveis no domínio público, como dados de registro de nomes de domínio.

Um EBERO também tomará conta do hosting ou de outros serviços que um operador de TLDs pode ter oferecido?

Os EBEROs têm limitações quanto aos serviços que eles podem fornecer. Por exemplo, os EBEROs não vão fornecer serviços adicionais que um operador de TLDs poderia ter oferecido a seus clientes, como hosting na Internet ou analítica de redes.

Onde é que posso procurar mais informações sobre o EBERO?

Veja mais informações a seguir.

Domain Name System
Internationalized Domain Name ,IDN,"IDNs are domain names that include characters used in the local representation of languages that are not written with the twenty-six letters of the basic Latin alphabet ""a-z"". An IDN can contain Latin letters with diacritical marks, as required by many European languages, or may consist of characters from non-Latin scripts such as Arabic or Chinese. Many languages also use other types of digits than the European ""0-9"". The basic Latin alphabet together with the European-Arabic digits are, for the purpose of domain names, termed ""ASCII characters"" (ASCII = American Standard Code for Information Interchange). These are also included in the broader range of ""Unicode characters"" that provides the basis for IDNs. The ""hostname rule"" requires that all domain names of the type under consideration here are stored in the DNS using only the ASCII characters listed above, with the one further addition of the hyphen ""-"". The Unicode form of an IDN therefore requires special encoding before it is entered into the DNS. The following terminology is used when distinguishing between these forms: A domain name consists of a series of ""labels"" (separated by ""dots""). The ASCII form of an IDN label is termed an ""A-label"". All operations defined in the DNS protocol use A-labels exclusively. The Unicode form, which a user expects to be displayed, is termed a ""U-label"". The difference may be illustrated with the Hindi word for ""test"" — परीका — appearing here as a U-label would (in the Devanagari script). A special form of ""ASCII compatible encoding"" (abbreviated ACE) is applied to this to produce the corresponding A-label: xn--11b5bs1di. A domain name that only includes ASCII letters, digits, and hyphens is termed an ""LDH label"". Although the definitions of A-labels and LDH-labels overlap, a name consisting exclusively of LDH labels, such as""icann.org"" is not an IDN."