Skip to main content
Resources

Comitê de Nomeação | Procedimentos Operacionais – 2015

14 de novembro de 2014

Índice

  1. Procedimentos Operacionais do NomCom
    1. Modificações aos procedimentos do NomCom
    2. Obrigações dos membros do NomCom
    3. Vagas e remoção do NomCom
    4. Administração de informações confidenciais
    5. Terminologia
    6. Comunicações internas e relações
      1. Comunicações e encontros
      2. Serviço voluntário
      3. Membros votantes e não votantes
      4. Acesso às informações
    7. Comunicações externas e relações
      1. Transparência
      2. Consultas para recrutamento
      3. Opinião pública
      4. Confidencialidade e privacidade
    8. Critérios para a seleção de diretores da ICANN, membros do Conselho da GNSO, membros do ALAC e membros do Conselho da ccNSO
      1. Funções para as posições a serem preenchidas
      2. Critérios para a seleção de diretores da ICANN
      3. Considerações adicionais para as posições da GNSO, do ALAC e da ccNSO
    9. Fatores de elegibilidade para diretores da ICANN, membros do Conselho da GNSO, membros do ALAC e membros do Conselho da ccNSO
      1. Fatores de elegibilidade para diretores da ICANN
      2. Fatores de elegibilidade para membros do Conselho da GNSO
      3. Fatores de elegibilidade para membros do ALAC
      4. Fatores de elegibilidade para membros do Conselho da ccNSO
    10. Revisão e avaliação de candidatos
  1. Procedimentos Operacionais do NomCom

    1. Modificações aos procedimentos do NomCom

      O desenvolvimento dos Procedimentos do NomCom recebeu um cuidado especial. Ao definir e publicar seus procedimentos, o NomCom se reserva o direito de modificá-los no curso de seu trabalho para garantir eficiência e eficácia no cumprimento de suas responsabilidades. Se o NomCom concluir que a modificação desses procedimentos é necessária, ele publicará as alterações na página da Web do NomCom.

    2. Obrigações dos membros do NomCom

      Os membros do NomCom deverão participar na divulgação, recrutamento e coleta de informações; ler as informações enviadas e coletadas sobre cada candidato sendo considerado; participar nas deliberações sobre cada candidato e na elaboração de listas de candidatos que preencherão os requisitos de cada órgão de liderança para o qual o NomCom selecionará membros; participar nas teleconferências do NomCom; trabalhar de maneira diligente com os colegas do NomCom a fim de alcançar um consenso geral sobre o melhor grupo possível de candidatos a ser selecionado; e obedecer o Código de Conduta.

      Os membros do NomCom são incentivados a comparecer nos encontros frente a frente. Como integrantes do NomCom, todos os membros assumem o compromisso de comparecer no Encontro de Seleção. No entanto, as disposições para a participação por teleconferência serão definidas para membros que não puderem comparecer pessoalmente.

    3. Vagas e remoção do NomCom

      As vagas que podem surgir no NomCom podem ser preenchidas para o restante do mandato usando o mesmo meio pelo qual a posição foi preenchida inicialmente. Caso um membro do NomCom seja removido por qualquer motivo, ele/ela será obrigado a excluir todo o material relacionado ao NomCom. Caso um membro da equipe do NomCom será removido por qualquer motivo, ele/ela será obrigado a providenciar a transferência segura de todo o material relacionado ao NomCom para uma pessoa designada pelo NomCom e, em seguida, excluir todo o material relacionado ao NomCom de seus próprios registros, estejam eles em qualquer forma.

      Um membro do NomCom poderá ser removido após o envio de notificação ao membro e, se selecionado por um grupo constituinte de Organização de Apoio ou Comitê Consultivo, após o envio de notificação para esse grupo constituinte de Organização de Apoio ou Comitê Consultivo, pelo voto da maioria de todos os membros do NomCom com direito de voto. Nesse caso, o membro objeto da remoção não terá o direito de votar sobre essa ação nem será contado como um membro votante do NomCom ao calcular o voto de maioria necessário. Cada voto a favor da remoção será um voto distinto sobre a questão de remoção desse membro em particular.

      Um membro da equipe do NomCom poderá ser removido pelo presidente do NomCom, após o envio de notificação para o CEO da ICANN.

    4. Administração de informações confidenciais

      A natureza das funções e das atividades do NomCom requer confidencialidade para algumas informações (como as deliberações) e abertura para outras (como este Procedimento Operacional).

      Qualquer informações relacionada a uma pessoa e que possa ser usada para identificá-la pelo nome ou ser usada em contexto com outra informação para resultar na identificação dessa pessoa será marcada como "Confidencial: material sigiloso do NomCom", independentemente de a informação estar em forma física ou eletrônica. Uma designação que torne as informações de identificação de um candidato anônimas, com um número ou em outra maneira aceita normalmente, não será considerada material sigiloso do NomCom. No entanto, qualquer "lista explicativa" que relacione o nome de um candidato a uma dessas designações será considerada material sigiloso do NomCom.

      Os membros concordam em manter todas as informações sigilosas do NomCom confidenciais. O acesso às informações sigilosas do NomCom será restrito apenas para os membros do NomCom e os membros da equipe da ICANN que fornecem suporte ao NomCom e que assinaram o Código de Conduta do NomCom. Os obrigações de confidencialidade dos membros continuará e sobreviverá a resignação ou o afastamento de um membro.

      Na medida do possível, as informações sigilosas do NomCom serão armazenadas apenas em um repositório central da ICANN ao qual os membros terão acesso somente leitura. Os controles de acesso e as proteções de segurança dessas informações deverão estar em conformidade com os altos padrões usados pela ICANN para proteger a autenticação de usuários, a confidencialidade e a integridade dos dados. Serão usados mecanismos que fornecerão a capacidade de identificar e distinguir entre as informações sigilosas e as não sigilosas do NomCom. Isso permitirá que as informações sigilosas do NomCom sejam destruídas ou descartadas após a conclusão das deliberações do NomCom a cada ano, sem o risco de perder arquivos necessários para fins de arquivamento.

      Os membros do NomCom concordam em realizar todas as etapas cabíveis para descartar qualquer informação sigilosa do NomCom em sua posse, custódia ou controle após a conclusão das deliberações do NomCom a cada ano.

    5. Terminologia

      O termo "candidato" será reservado para os indivíduos que concordarem em ser considerados pelo NomCom e dos quais foram recebidas todas as informações exigidas na Declaração de Interesse.

      O termo "indicado selecionado" será reservado para referir-se a um candidato selecionado pelo NomCom para uma posição para a qual ele será encarregado de preencher.

    6. Comunicações internas e relações

      1. Comunicações e encontros

        O NomCom realizará suas tarefas em inglês.

        O NomCom executará seu trabalho principalmente por meio de teleconferências e e-mails. Quando forem propostas decisões imediatas, materiais preliminares para o trabalho do NomCom serão distribuídos normalmente com pelo menos cinco dias de antecedência dos encontros.

        O presidente promoverá comunicações confidenciais de maneira a fazer sentido para os membros do NomCom.

      2. Serviço voluntário

        Os membros do NomCom atuam como voluntários, sem nenhuma compensação. Essa contribuição é respeitada e valorizada. O reembolso de despesas razoáveis e necessárias estará disponível para viagens a encontros frente a frente e para eventos de divulgação, conforme aprovado pelo presidente do NomCom, de acordo com os termos aplicáveis da política de reembolso para viagens da ICANN. Sem a prévia aprovação pelo presidente da despesa, o reembolso não será autorizado. Serão disponibilizadas provisões para aliviar o custo das teleconferências do NomCom.

      3. Membros votantes e não votantes

        À exceção da votação da equipe de liderança (presidente, presidente eleito e presidente adjunto) ou da votação dos membros nos candidatos, os membros não votantes do NomCom participarão em todas as atividades do NomCom de maneira igualitária com os membros votantes.

        Todos os membros do NomCom poderão participar em todas as discussões e deliberações (a menos que seja constatada a presença de um conflito de interesse).

      4. Acesso às informações

        O presidente manterá um repositório central não público de candidatos sendo considerados, incluindo o histórico disponível, informações profissionais e todas as informações coletadas. Todos os membros do NomCom terão acesso às informações no repositório central. O repositório central é confidencial aos membros do NomCom e à equipe do NomCom, e a todos os consultores externos mantidos pelo NomCom para ajudar com qualquer fase de seu trabalho, conforme apropriado com relação aos termos de seu envolvimento.

        Após a conclusão do processo do NomCom, o presidente buscará o consentimento dos candidatos não selecionados para a retenção de sua inscrição para a próxima consideração do NomCom. O presidente também reterá a inscrição dos candidatos que desejarem ser considerados para vagas temporárias que possam surgir. Nenhuma informação de outros candidatos será retida.

        Com relação às comunicações internas, as regras descritas na seção C do Código de Conduta se aplicam.

    7. Comunicações externas e relações

      1. Transparência

        Para equilibrar os requisitos de transparência e confidencialidade, o NomCom seguirá o princípio de um processo transparente e que os dados (ou seja, as informações relacionadas aos candidatos) sejam mantidas confidenciais. O NomCom publicará seus Procedimentos Operacionais, Código de Conduta e outros documentos relevantes em sua página da Web no site da ICANN. O presidente, mediante consulta com os outros membros do NomCom, estabelecerá e publicará marcos importantes, prazos e atualizações, incluindo a convocação pública de sugestões para candidatos, de modo a manter o público devidamente informado e para permitir que o NomCom realize seu trabalho em tempo hábil.

        O NomCom realizará uma sessão de encontro público em cada um dos três encontros da ICANN.

        O presidente atuará como o porta-voz oficial do NomCom.

      2. Consultas para recrutamento

        O NomCom realizará consultas com os diversos elementos da comunidade da ICANN de maneira proativa em seu trabalho de recrutamento. Os contatos incluirão a IETF (Internet Engineering Task Force, Força-tarefa de Engenharia da Internet), o SSAC (Security and Stability Advisory Committee, Comitê Consultivo de Segurança e Estabilidade), o RSSAC (Root Server System Advisory Committee, Comitê Consultivo do Sistema de Servidores Raiz), os Registros Regionais da Internet, o Conselho de Endereços, os registros e registradores de gTLD (generic top level domain, domínio genérico de primeiro nível) e de ccTLD (country code top level domain, domínio de primeiro nível com código de país), o grupo de contato técnico, o Conselho (grupos constituintes e de partes interessadas) da GNSO (Generic Names Supporting Organization, Organização de Apoio a Nomes Genéricos), o Conselho e grupos constituintes da ccNSO (country code Names Supporting Organization, Organização de Apoio a Nomes de Domínio com Código de País) e o ALAC (At-Large Advisory Committee, Comitê Consultivo At-Large). Consultas direcionadas serão realizadas com os órgãos preenchidos parcialmente pelo NomCom, a fim de manter o comitê informado e atualizado sobre os conjuntos de habilidades desejadas.

        O sucesso do NomCom dependerá em grande parte da boa vontade e da capacidade de envolvimento dos membros do NomCom no recrutamento positivo de excelentes candidatos. O NomCom usará todos os meios prontamente disponíveis para publicar e informar sobre a convocação para a inscrição de candidatos.

        Com o objetivo de incentivar os membros do NomCom a fazerem o melhor possível para identificar e recrutar candidatos excelentes, cada membro do NomCom será solicitado a compartilhar e apresentar planos de ação para a identificação de candidatos para os órgãos a serem preenchidos em parte pelo NomCom.

      3. Opinião pública

        O NomCom fará uma convocação pública para a inscrição de candidatos de, por exemplo, toda a comunidade global da Internet para encontrar o talento e a experiência necessários para as posições a serem preenchidas, para informar a comunidade sobre o progresso e as decisões do NomCom e para promover a confiança e o respeito da comunidade para as posições selecionadas pelo NomCom.

        O NomCom buscará sugestões ativamente sobre os possíveis candidatos a fim de aumentar e aprimorar a lista de possibilidades. Uma sugestão, no entanto, não é um requisito a ser considerado pelo NomCom, uma vez que é essencial haver uma autoindicação subsequente.

        O presidente fornecerá uma notificação com, no mínimo, 60 dias de antecedência para as partes interessadas enviarem sua inscrição.

        Uma vez que o NomCom realizará seu trabalho em inglês, todo o material enviado ao NomCom deverá estar em inglês.

        Todas as inscrições serão confirmadas em tempo hábil, usando as informações de contato fornecidas pelo remetente.

        O NomCom fornecerá um mecanismo para a comunicação em uma via (e-mail ou baseado na Web) por meio do qual o público poderá facilmente fornecer opiniões para ajudar no trabalho do NomCom.

      4. Confidencialidade e privacidade

        Todos os membros do NomCom e a equipe do NomCom protegerão todas as comunicações internas do NomCom referentes aos candidatos e as tratarão como estritamente privadas, confidenciais e apenas para o uso de membros imediatos do comitê e a equipe do NomCom.

        As comunicações do NomCom são limitadas aos membros do NomCom e à equipe do NomCom, e não podem incluir o assistente nem outro associado a um membro do NomCom.

        Os membros do NomCom não divulgarão nenhuma discussão, deliberação, comunicação, registro e notas sobre os candidatos fora do Comitê. Além disso, os membros do NomCom e a equipe do NomCom não divulgarão as identidades dos candidatos sendo considerados pelo NomCom fora do Comitê, a menos que o NomCom como um todo decida fazer isso e tenho o consentimento explícito do(s) candidato(s) em questão. O NomCom poderá concordar em fazer exceções justificadas a essa regra para fins específicos, como para a avaliação de candidatos por uma empresa de consultoria externa e para o auxílio viagem a candidatos para entrevistas presenciais. A confidencialidade das identidades dos candidatos será assegurada nesses casos.

        É necessário observar que, uma vez que o NomCom precisará fazer a verificação de referências e consultar as fontes de terceiros selecionadas de maneira confidencial antes de fazer suas seleções finais, aqueles que desejarem ser considerados como candidatos devem confirmar seu entendimento sobre as disposições de confidencialidade ao enviarem sua inscrição.

        Quando o NomCom concluir sua seleção de indicados para as posições que deverão ser preenchidas, incluindo uma verificação de antecedentes das credenciais do indicado, o NomCom publicará as identidades dos indicados selecionados.

        Os processos que serão implementados e obedecidos pelo NomCom e quaisquer informações estatísticas que não identifiquem os candidatos individualmente (por exemplo, informações sobre o tamanho e a natureza da lista dos candidatos) poderão ser publicados.

    8. Critérios para a seleção de diretores da ICANN, membros do Conselho da GNSO, membros do ALAC e membros do Conselho da ccNSO

      O NomCom aplicará os critérios para a seleção e os termos de elegibilidade, conforme definido na Estatuto da ICANN aplicável, a fim de identificar um lista consistente de candidatos qualificados que atendam aos mais altos padrões de integridade e capacidade.

      Para fazer a seleção a partir dessa lista de candidatos qualificados, o NomCom levará em consideração informações relevantes e adicionais relacionadas às funções a serem preenchidas à medida em que é dado andamento ao processo, particularmente com relação aos conjuntos de habilidades desejadas, conforme identificados em diálogos com os órgãos relevantes da ICANN.

      Com isso, o NomCom busca garantir que a ICANN integre pessoas que coloquem o interesse público da comunidade global da Internet acima de qualquer interesse especial particular, mas que, ainda assim, se comprometam em aprender sobre o ambiente em que a ICANN trabalha. O NomCom também busca candidatos que representarão as diversidades funcionais, geográficas e culturais da Internet, em todos os níveis de desenvolvimento de política e tomada de decisões.

      A seguir, serão fornecidas informações gerais sobre as funções das posições a serem preenchidas. Para obter uma descrição mais detalhada referente ao ano mais recente, consulte o documento "Leadership Positions" (Posições de Liderança). Em consulta com a comunidade da ICANN, esses critérios de seleção serão atualizados todos os anos para refletir as necessidades das Organizações de Apoio e dos Conselhos Consultivos da ICANN.

      1. Funções para as posições a serem preenchidas

        O NomCom selecionará seus indicados com uma consideração cuidadosa das funções que eles preencherão:

        Os diretores da ICANN, enquanto um grupo, são responsáveis por exercer o poder da ICANN, de controlar sua propriedade e realizar ou direcionar seu trabalho e tarefas, exceto se disposto o contrário no Estatuto Social ou no Estatuto da ICANN. Os diretores atuam como indivíduos cujo dever é agir de acordo com o que acreditam ser de melhor interesse para a ICANN, e não como representantes da entidade que os selecionou, seus empregadores ou outras organizações ou grupos constituintes. [Estatuto Artigo II, Seção 1 e Artigo VI, Seção 7]

        O Conselho da GNSO é responsável pelo gerenciamento do processo de desenvolvimento de políticas da GNSO. [Estatuto Artigo X, Seção 3.4]

        A função do ALAC é considerar e aconselhar sobre atividades da ICANN no que se refere a interesses de usuários individuais da Internet. [Estatuto Artigo XI, Seção 2.4]

        O Conselho da ccNSO é responsável pelo gerenciamento do processo de desenvolvimento de políticas da ccNSO. [Estatuto Artigo IX, Seção 3.8]

        Para todas essas posições, o NomCom aplicará os critérios de seleção no Estatuto para os diretores da ICANN (veja abaixo). O NomCom poderá usar considerações adicionais para as posições do Conselho da GNSO, do ALAC e do Conselho da ccNSO a fim de apoiar as funções específicas dessas entidades (veja abaixo).

        A seguir, serão fornecidas informações gerais sobre os critérios para as posições a serem preenchidas. Para obter descrições detalhadas referentes ao ano mais recente, consulte o documento "Leadership Positions" (Posições de Liderança).

      2. Critérios para a seleção de diretores da ICANN

        "Os diretores da ICANN devem ser:

        1. Pessoas com integridade, objetividade e inteligência, com reputação para bom julgamento e mente aberta, e com competência comprovada para tomada de decisões em grupo;
        2. Pessoas com compreensão da missão da ICANN e do impacto em potencial das decisões da ICANN na comunidade global da Internet, comprometidas com o sucesso da ICANN;
        3. Pessoas que possam produzir a mais ampla diversidade cultural e geográfica na Diretoria, de acordo com os outros critérios definidos nesta seção;
        4. Pessoas que, no geral, possuam familiaridade com a operação de registros e registradores de gTLD; com registros de ccTLD; com registros de endereço IP; com padrões e protocolos técnicos da Internet; com procedimentos de desenvolvimento de políticas, tradições legais e interesse público; e com a ampla gama de usuários comerciais, individuais, acadêmicos e não comerciais da Internet; e
        5. Pessoas que sejam capazes de trabalhar e se comunicar em inglês falado e escrito." [Estatuto Artigo VI, Seção 3.5]
      3. Considerações adicionais para as posições da GNSO, do ALAC e da ccNSO

        Os critérios para a seleção dos membros do Conselho da GNSO, do Conselho da ccNSO e do Comitê Consultivo At-Large são definidos de maneira menos específica no Estatuto, mas o NomCom observa o "Histórico Legislativo" por trás da decisão para selecionar algumas pessoas destinadas a esses comitês. [ICANN: A Blueprint for Reform (Um Esquema para Reforma), Seção 3 (20 de junho de 2002) e Final Implementation Report and Recommendations (Recomendações e Relatório Final de Implementação), Seção 3(C) (2 de outubro de 2002)]

        O NomCom busca mulheres e homens que demonstraram ter a maturidade, a experiência, o conhecimento e as habilidades para lidar com as tarefas e fazer julgamentos relacionados ao cumprimento das funções para membros da Diretoria, do Conselho da GNSO, do Conselho da ccNSO e do ALAC.

        1. Considerações adicionais para as posições do Conselho da GNSO

          Para as posições do Conselho da GNSO, um aspecto vantajoso seria ter experiência específica com o escopo do trabalho da GNSO com o Sistema de Nomes de Domínio.

        2. Considerações adicionais para as posições do ALAC

          Para as posições do ALAC, um aspecto vantajoso seria ter experiência e habilidades relacionadas à coleta, à compreensão e à comunicação dos interesses de usuários. Outras perspectivas que não estão atualmente presentes nos membros ALAC seriam interessantes. As seleções do NomCom para o ALAC têm como objetivo diversificar os conjuntos de habilidades e experiência do ALAC, incluindo em áreas como a tomada de decisões em grupo. Com o tempo, essas seleções do NomCom apresentam a oportunidade de conectar-se aos interesses dos usuários de todas as categorias.

        3. Considerações adicionais para as posições do Conselho da ccNSO

          Para as posições do Conselho da ccNSO, embora não sejam refletidas considerações específicas no Estatuto, um aspecto vantajoso seria ter experiência ou conhecimento sobre ccTLDs e assuntos importantes para a Internet global. Além disso, a familiaridade com o ambiente global no qual a ICANN opera e as perspectivas que não estão presentes na comunidade de ccTLD seriam aspectos vantajosos.

    9. Fatores de elegibilidade para diretores da ICANN, membros do Conselho da GNSO, membros do ALAC e membros do Conselho da ccNSO

      1. Fatores de elegibilidade para diretores da ICANN

        1. O NomCom deve assegurar-se de que a Diretoria da ICANN seja composta de membros que representem diversidade geográfica, cultural, de capacitação, de experiência e de perspectivas, aplicando os critérios definidos anteriormente neste documento. [Estatuto Artigo VI, Seção 2.2]
        2. Em nenhum momento o NomCom selecionará um diretor para preencher uma vaga ou mandato expirado cuja seleção faria com que o número total de diretores (não incluindo o presidente) com cidadania de países em qualquer região geográfica excedesse cinco; e o NomCom deverá garantir por meio de suas seleções que a Diretoria sempre inclua pelo menos um diretor que seja cidadão de um país em cada região geográfica da ICANN. [Estatuto Artigo VI, Seção 2.2]
        3. Nenhuma autoridade de uma entidade governamental nacional ou multinacional estabelecida por tratado ou outro acordo entre governos nacionais pode atuar como um diretor. Como usado neste documento, o termo "oficial" significa uma pessoa (i) que mantém um cargo governamental eleitoral ou (ii) que é funcionária da entidade governamental ou multinacional e cuja principal função é desenvolver ou influenciar políticas públicas ou governamentais. [Estatuto Artigo VI, Seção 4.1]
        4. Nenhuma pessoa que exerça uma função (incluindo a de representante) em algum Conselho de Organização de Apoio deverá atuar simultaneamente como um diretor ou representante para a Diretoria. [Os detalhes sobre essa restrição são explicados em [Estatuto Artigo VI, Seção 4.2]
      2. Fatores de elegibilidade para membros do Conselho da GNSO

        Não mais do que um executivo, diretor ou funcionário de qualquer empresa ou organização (incluindo suas subsidiárias e afiliadas) deve trabalhar no Conselho da GNSO em um determinado momento. [Estatuto Artigo X, Seção 3.5]

      3. Fatores de elegibilidade para membros do ALAC

        Os cinco membros do ALAC selecionados pelo NomCom devem incluir um cidadão de um país em cada uma dos cinco regiões geográficas (Europa; Ásia/Austrália/Ilhas do Pacífico; América Latina/Ilhas do Caribe; África; e América do Norte) estabelecidos de acordo com [Estatuto Artigo VI, Seção 5]. A seleção anual é regida por [Estatuto Artigo XI, Seção 2.4(b)].

      4. Fatores de elegibilidade para membros do Conselho da ccNSO

        Não há considerações adicionais para elegibilidade no Estatuto para os membros do Conselho da ccNSO selecionados pelo NomCom.

    10. Revisão e avaliação de candidatos

      Embora o processo do NomCom seja diferente de uma eleição, o objetivo é o mesmo: um processo completo que resultará na seleção de indivíduos qualificados para cumprir as funções específicas das posições contempladas.

      O NomCom publicará em sua página da Web um cronograma com as atividades e marcos identificados. O NomCom se reserva o direito de ajustar o cronograma dentro dos limites estabelecidos pelos requisitos do Estatuto. Os ajustes do cronograma do NomCom serão publicados na página da Web do NomCom.

      Informações adicionais sobre o processo do Comitê de Nomeação serão incluídas na Convocação Formal de Candidatos e em atualizações subsequentes, que serão publicadas na página da Web do NomCom.

      O NomCom começará a revisão das informações de candidatos incluídas nas inscrições assim que receber todas as informações necessárias.

      O NomCom avaliará os candidatos de maneira justa e consistente, considerando a inscrição, as referências e, conforme necessário, entrevistas, consultas e fontes informativas de terceiros. O comitê seguirá seu Código de Conduta na realização dessa avaliação. Os membros e a equipe do NomCom sempre tratarão todos os candidatos de maneira respeitosa e atenciosa.

      O NomCom fornecerá aos candidatos atualizações, conforme apropriado, sobre o progresso do processo de seleção.

      Consulte também a Seção 8 acima, que descreve os critérios e as considerações adicionais que serão levados em conta nas seleções do NomCom. A Seção 9 descreve os fatores de elegibilidade.

      É importante observar que o aval de organizações ou grupos ou listas de assinaturas não são apropriados e não influenciarão as seleções do NomCom. O NomCom não aceitará comentários não solicitados de nenhum terceiro sobre um candidato.

      O NomCom precisará realizar uma verificação de antecedentes, conforme apropriado, referente aos candidatos que deseja considerar na rodada de revisão final. Para isso, o NomCom (mediante o consentimento desses candidatos, conforme observado na pergunta nº 4 do Formulário de Solicitação de Inscrição) verificará as credenciais e consultará outras pessoas não indicadas pelo candidato de maneira confidencial.

      Pelo menos dois meses antes do início de cada Encontro Anual da ICANN, o NomCom deverá fornecer ao Secretário da ICANN uma notificação por escrito de sua seleção de diretores para assentos com mandatos que se iniciam após a conclusão do encontro anual, [Estatuto Artigo VI, Seção 8.3].

Domain Name System
Internationalized Domain Name ,IDN,"IDNs are domain names that include characters used in the local representation of languages that are not written with the twenty-six letters of the basic Latin alphabet ""a-z"". An IDN can contain Latin letters with diacritical marks, as required by many European languages, or may consist of characters from non-Latin scripts such as Arabic or Chinese. Many languages also use other types of digits than the European ""0-9"". The basic Latin alphabet together with the European-Arabic digits are, for the purpose of domain names, termed ""ASCII characters"" (ASCII = American Standard Code for Information Interchange). These are also included in the broader range of ""Unicode characters"" that provides the basis for IDNs. The ""hostname rule"" requires that all domain names of the type under consideration here are stored in the DNS using only the ASCII characters listed above, with the one further addition of the hyphen ""-"". The Unicode form of an IDN therefore requires special encoding before it is entered into the DNS. The following terminology is used when distinguishing between these forms: A domain name consists of a series of ""labels"" (separated by ""dots""). The ASCII form of an IDN label is termed an ""A-label"". All operations defined in the DNS protocol use A-labels exclusively. The Unicode form, which a user expects to be displayed, is termed a ""U-label"". The difference may be illustrated with the Hindi word for ""test"" — परीका — appearing here as a U-label would (in the Devanagari script). A special form of ""ASCII compatible encoding"" (abbreviated ACE) is applied to this to produce the corresponding A-label: xn--11b5bs1di. A domain name that only includes ASCII letters, digits, and hyphens is termed an ""LDH label"". Although the definitions of A-labels and LDH-labels overlap, a name consisting exclusively of LDH labels, such as""icann.org"" is not an IDN."