Skip to main content
Resources

ATUALIZAÇÃO DE POLÍTICA | Volume 14, edição 2 -– fevereiro de 2014

Esta página também está disponível em:

PDF Version [656 KB]

http://www.icann.org/pt/resources/policy/update

CONTENTS:

Na ICANN

  1. Questões atualmente abertas para comentários públicos

ASO

  1. Notícias da ASO
  2. Notícias sobre NRO e RIR

ccNSO

  1. Financiamento de viagens da ccNSO
  2. TLDs de IDN
  3. Comentários ao Relatório Provisório do Grupo de Trabalho da Estrutura de Interpretação encerrados

GNSO

  1. Dados e medidas da GNSO para a Pauta do Desenvolvimento de Políticas aprovada pelo Conselho da GNSO – Convocação de voluntários para o WG
  2. Convite para a Sessão de Boas-vindas aos Novos Membros do Grupo de Trabalho da GNSO
  3. Diretoria da ICANN adota recomendações de Políticas para Whois Thick
  4. Convite para participar da GNSP-SSR – Uma lista de e-mails de Segurança, Estabilidade e Resiliência (SSR) apoiada pela GNSO
  5. A Diretoria confirma o recebimento das Recomendações da GNSO sobre Proteções para os Identificadores de IGOs e INGOs em todos os gTLDS – Orienta o NGPC a desenvolver uma abordagem para lidar com as Recomendações do GAC

At-Large

  1. Lista de Candidatos à Diretoria do At-Large selecionados pelo BCEC – Próximas etapas
  2. Os preparativos para a ATLAS II continuam
  3. ALAC envia duas Recomendações de Políticas até agora em 2014
  4. A comunidade At-Large se expande para 170 estruturas At-Large

GAC

  1. Seguimento do Comunicado do GAC em Buenos Aires

Leia em seu idioma preferido

A atualização de política da ICANN está disponível nos seis idiomas oficiais das Nações Unidas. A atualização de política é publicada no site da ICANN e está disponível por meio da assinatura on-line. Pare receber a atualização na sua caixa de entrada todos os meses, acesse a página de assinaturas da ICANN, informe seu endereço de e-mail e selecione "Atualização de política" para assinar. Esse serviço é gratuito.

Declaração de finalidade da atualização de política da ICANN

Envie perguntas, comentários e sugestões para: policy-staff@icann.org.

Organizações de Apoio a Políticas e Comitês Consultivos

Organização de Apoio a Endereços ASO
Organização de Apoio a Nomes de Domínio com Código de País ccNSO
Organização de Apoio a Nomes Genéricos GNSO
Comitê Consultivo Geral (At-Large) ALAC
Comitê Consultivo Governamental GAC
Comitê Consultivo para o Sistema de Servidor-Raiz RSSAC
Comitê Consultivo para Segurança e Estabilidade SSAC

Na ICANN

1. Questões atualmente abertas para comentários públicos

Vários períodos de comentários públicos estão abertos atualmente sobre questões de interesse para a comunidade da ICANN. Participe agora para compartilhar suas opiniões sobre assuntos como:

Atualização de Status do Grupo de Trabalho de Especialistas sobre os Serviços de Diretório de gTLD O Grupo de Trabalho de Especialistas sobre os Serviços de Diretório de gTLD (EWG) está trabalhando para idealizar uma abordagem clara para atender melhor as necessidades da comunidade da Internet global em termos de dados de registro de nomes de domínio com mais privacidade, precisão e responsabilidade. O período de comentários termina no dia 28 de fevereiro; o período de respostas não foi definido.

Equipe da segunda análise de responsabilidade e transparência (ATRT 2) – Relatório Final e Recomendações O Relatório Final e as Recomendações da ATRT2 foram desenvolvidos e enviados para comentários públicos em outubro de 2013. O período de comentários termina no dia 21 de fevereiro; o período de respostas termina no dia 15 de março.

Modificações propostas aos Procedimentos Operacionais da GNSO para abordar o reenvio de moções e a autoavaliação do Grupo de Trabalho. Como parte de sua pauta, a SCI deve considerar solicitações relacionadas a questões que envolvam os processos e procedimentos do Conselho da GNSO e as Diretrizes do Grupo de Trabalho identificadas pelo Conselho da GNSO ou por um grupo designado por ele como merecedoras de discussão. O período de comentários termina no dia 3 de março; o período de respostas termina no dia 1° de abril.

Para obter a lista completa de questões abertas para comentários públicos, bem como fóruns de comentários públicos fechados recentemente e arquivados, acesse a página de comentários públicos.

A equipe também mantém uma página para ajudar a prever possíveis oportunidades "próximas" de comentários públicos. Esta página – "Comentários públicos – Em breve" – fornece informações sobre possíveis oportunidades futuras de comentários públicos. A página foi projetada para ser atualizada depois de cada reunião pública da ICANN para ajudar as pessoas e a comunidade a definir prioridades e planejar suas futuras cargas de trabalho.


ASO

2. Notícia sobre a ASO

ASO Logo

Visão rápida

Em reuniões recentes da ASO (Organização de Apoio a Endereços), foram feitos planos para que vários membros do ASO AC (Conselho de Endereços da ASO) participem da Reunião Pública da ICANN em Cingapura e para que planejem sua reunião presencial dentro da reunião da ICANN em Londres.

Próximas etapas

A próxima teleconferência mensal do ASO AC está programada para 5 de março, às 12h UTC.

Mais informações


3. Notícias sobre NRO e RIR

Visão rápida

Esta nova seção da Atualização de Política destacará novidades sobre políticas na NRO e nos cinco Registros Regionais da Internet (quando disponíveis).

Histórico

Os cinco RIRs (AfriNIC, APNIC, ARIN, LACNIC e RIPE NCC) oferecem alocação e gerenciamento de recursos de Internet, serviços de registro, atividades de desenvolvimento de políticas regionais, e serviços técnicos de apoio à operação global da Internet. Os RIRs participam da comunidade da Internet global de forma independente, e também de forma conjunta na coordenação da NRO. De acordo com um MoU de 2004 com a ICANN, a NRO cumpre o papel, as responsabilidades e funções da ASO.

Acontecimentos recentes

NRO | A NRO destacou que em setembro de 2013, a IANA liberou seu último bloco completo (1024) de números AS de 2 bytes, destinando 512 números a APNIC e 512 números a RIPE NCC. Do total de 65.536 números AS do conjunto de 2 bytes, restam apenas 496. Para obter mais informações sobre as implicações desta alteração, acesse: http://www.nro.net/news/2-byte-asn-nearing-depletion

AFRINIC | O AFRINIC anunciou que o AFRINIC 20 será realizado de 4 a 6 de junho em Djibouti, República de Djibouti, durante a AIS (Cúpula de Internet da África) 2014. Os detalhes serão informados em seu site – www.afrinic.net/.

APNIC | Os eventos locais da reunião do APNIC, concomitante com a APRICOT, tiveram que ser alterados. Originalmente agendada para Bangkok, agora a reunião acontecerá em Petaling Jaya, Malásia, de 18 a 28 de fevereiro. Foram apresentadas várias novas propostas de recursos numéricos. Para obter mais informações, consulte – http://2014.apricot.net/.

ARIN | O ARIN realizará sua Consulta sobre Políticas Públicas na reunião da NANOG 06, e abriu sua Pesquisa de Satisfação dos Clientes: https://www.arin.net/announcements/2014/20140210.html. Foram abertas as inscrições para o ARIN 33, que acontecerá em Chicago, EUA, de 13 a 16 de abril. http://www.cvent.com/events/arin-33-public-policy-and-members-meeting/event-summary-dfe506556a5e4095a79c382c047a2f6e.aspx

LACNIC | O LACNIC anunciou que o "9° Evento de Segurança de Rede da América Latina e Caribe" será realizado em Cancun, México, dentro da estrutura da 18ª reunião anual do LACNIC (LACNIC XXI). Além disso, foi aberto o processo de inscrição para solicitar apoio financeira para participar do LACNIC XXI: http://www.lacnic.net/en/web/eventos/lacnic21-becas

RIPE NCC | O RIPE NCC atualizou seu Gráfico de Alocação de IPv4. Essas informações estão disponíveis em – http://www.ripe.net/internet-coordination/ipv4-exhaustion/ipv4-available-pool-graph.

Mais informações

Contato da equipe

Barbara Roseman, diretora de políticas e analista técnica

Carlos Reyes, Analista de políticas sênior


ccNSO

4. Financiamento de viagens da ccNSO

ccNSO Logo

Visão rápida

Foi aberto o período de solicitação de financiamento de viagem da ccNSO para a Reunião Pública da ICANN em Londres.

Acontecimentos recentes

O Comitê de Financiamento de Viagens da ccNSO está aceitando solicitações de financiamento de viagens da ccNSO para a Reunião Pública da ICANN em Londres, de 22 a 26 de junho de 2014.

Próximas etapas

O período de solicitações termina no dia 7 de março, às 12h UTC. Então, todas as solicitações serão analisadas e avaliadas pelo Comitê de Financiamento de Viagens da ccNSO.

Histórico

O financiamento de viagens da ccNSO é disponibilizado para aqueles que contribuam ativamente com o trabalho da ccNSO, especialmente com seus projetos e reuniões.

O financiamento de viagens cobre uma passagem em classe econômica para o destino da viagem, o custo do hotel para o período da reunião e um auxílio diário.

Mais informações

Contato da equipe

Gabriella Schittek, Especialista em políticas e gerente de apoio da ccNSO


5. TLDs de IDN

At a Glance

Visão rápida

A ccNSO e a GNSO enviaram um Relatório Final sobre a Aceitação Universal de TLDs de IDN à Diretoria da ICANN.

Acontecimentos recentes

Em uma carta conjunta, os presidentes dos Conselhos da ccNSO e da GNSo enviaram o Relatório Final sobre a Aceitação Universal de TLDs de IDN à Diretoria da ICANN. O Relatório Final foi adotado por ambos os Conselhos no final de 2013 (em novembro de 2013 pelo Conselho da ccNSO e em dezembro de 2013 pelo Conselho da GNSO). No relatório, são propostas ações para aumentar a Aceitação Universal dos TLDs de IDN. 

Histórico

O JIG (Grupo de Trabalho conjunto ccNSO – GNSO sobre IDN) enviou seu Relatório Final sobre Aceitação Universal aos Conselhos da ccNSO e da GNSO para adoção no início de novembro de 2013.

A questão da Aceitação Universal de TLDs (Domínios de primeiro nível) não é nova. A introdução de novos gTLDs, especialmente aqueles que têm mais de três caracteres, expos essa questão da Aceitação Universal durante a rodada de expansão experimental de 2000. Ela também veio à tona durante a rodada de extensão de gTLDs de 2004. A introdução de ccTLDs de IDN durante a Tramitação Rápida de ccTLDs de IDN em 2010 levantou a questão mais uma vez, e a transformou em uma questão de interesse comum entre ccTLDs e gTLDs.

O JIG foi criado para discutir questões de interesse comum entre a ccNSO e a GNSO sobre IDNs, especialmente TLDs de IDN. O JIG identificou três questões de interesse comum até agora:

  1. TLDs de IDN de caractere único
  2. Variantes de TLDs de IDN
  3. Aceitação Universal de TLDs de IDN

O JIG é um ótimo exemplo de trabalho bem-sucedido entre comunidades.

Mais informações

Contato da equipe

Bart Boswinkel, Conselheiro de políticas sênior da ccNSO.


6. Comentários ao Relatório Provisório do Grupo de Trabalho da Estrutura de Interpretação encerrados

Visão rápida

Os comentários públicos sobre o Relatório Provisório sobre a "Revogação" de ccTLDs foram encerrados.

Acontecimentos recentes

O amplo período de comentários públicos (de 28 de outubro de 2013 até 31 de janeiro de 2014) ao Relatório Provisório do Grupo de Trabalho da ccNSO sobre a Estrutura de Interpretação (Fol WG) sobre "revogação" foi encerrado. O Resumo e a análise dos comentários foram publicados.

O relatório provisório contém as interpretações da política e das diretrizes atuais relacionadas à "revogação", definida como a redelegação realizada sem o consentimento do gerente de ccTLD. A "revogação" se refere ao processo pelo qual o Operador da IANA retira a responsabilidade pelo gerenciamento de um ccTLD de um gerente.

Próximas etapas

Depois de considerar cuidadosamente as opiniões e comentários recebidos, o WG não vê necessidade de modificar suas recomendações preliminares sobre as interpretações. No entanto, os membros do WG continuarão discutindo as interpretações, incluindo uma discussão planejada com o Comitê Consultivo para Assuntos Governamentais.

O Grupo de Trabalho espera publicar formalmente seu Relatório Final antes da próxima Reunião Pública da ICANN em Londres (junho de 2014).

Histórico

O Fol WG foi criado pelo conselho da ccNSO seguindo as recomendações do Grupo de Trabalho de Delegação e Nova delegação (DRD WG):

Recomendação 2: Delegação e nova delegação de ccTLDs

O DRD WG recomenda que, como primeira etapa, o conselho da ccNSO desenvolva um "Esquema de interpretação" para a delegação e nova delegação de ccTLDs. Esse esquema deve oferecer uma orientação clara para o IANA e a diretoria da ICANN sobre a interpretação das políticas, diretrizes e procedimentos atuais relacionados à delegação e à nova delegação de ccTLDs.

Os resultados do uso de tal Esquema de interpretação devem ser monitorados e avaliados formalmente pelo conselho da ccNSO depois de um período predeterminado. Se os resultados dessa avaliação indicarem que o Esquema de interpretação não conseguiu proporcionar resultados lógicos e previsíveis na tomada de decisões da ICANN, o conselho da ccNSO deverá iniciar os PDPs sobre a delegação e nova delegação de ccTLDs.

O relatório final do DRD WG identificou as seguintes questões relacionadas a "Novas delegações não consentidas":

Não há procedimento para a nova delegação de um ccTLD sem o consentimento do operador encarregado. Nem o RFC1591 nem o ICP1 mencionam a nova delegação de um ccTLD sem o consentimento do operador encarregado. Em vez disso, ambos os documentos falam sobre a revogação justificada de uma delegação pelo IANA, seguida pela nova delegação a um novo operador. Isso é um pouco confuso, pois nesse tipo de situação, a revogação nunca fez com que um ccTLD fosse removido da raiz antes de ser delegado a um novo operador para depois tentar garantir a resolução contínua dos domínios registrados no ccTLD adequado. Isso ilustra ainda mais alguns dos problemas relacionados à nova delegação de ccTLDs sem o consentimento do operador encarregado.

O objetivo do Fol WG é desenvolver e propor um "Esquema de interpretação" para a delegação e a nova delegação de ccTLDs. Esse esquema deve fornecer uma orientação clara para o gerente de funções do IANA e a diretoria da ICANN para a interpretação das políticas atuais. Antes do envio à Diretoria da ICANN, a ccNSO e o GAC precisam adotar a Estrutura.

Mais informações

Contato da equipe

Bart Boswinkel, Conselheiro de políticas sênior da ccNSO


GNSO

7. Dados e medidas da GNSO para a Pauta do Desenvolvimento de Políticas aprovada pelo Conselho da GNSO – Convocação de voluntários para o WG

Visão rápida

Em sua reunião de 23 de janeiro de 2014, o Conselho da GNSO aprovou a pauta de um Grupo de Trabalho não PDP para Dados e Medidas do Desenvolvimento de Políticas (DMPM WG) que analisará oportunidades relacionadas a recomendações para a geração de relatórios e métricas que possam dar mais apoio ao processo de desenvolvimento de políticas aprimorando a tomada de decisões baseada em fatos quando aplicável.

Em preparação para o novo WG, foi anunciada uma convocação de voluntários para ele.

O que essa equipe fará

O DMPM WG pesquisará e deliberará sobre as questões identificadas no Relatório de Assunto Final sobre Uniformidade da Geração de Relatórios [PDF, 1.5 MB], conforme definidas na Pauta aprovada pelo Conselho da GNSO. Algumas atividades serão:

  • estabelecer uma base das práticas e recursos atuais para a geração de relatórios sobre problemas
  • avaliar antigos trabalhos de PDP e não PDP, e como as métricas poderiam ter aprimorado o processo do WG
  • analisar modelos atuais de produtos de trabalho da GNSO, como pautas, relatórios de assunto e relatórios finais em busca de possíveis melhorias, a fim de embasar o processo de PDP e não PDP
  • analisar fontes de dados externas que possam beneficiar o processo de política, como estatísticas sobre abuso ou dados relacionados ao setor de DNS, e definir uma estrutura possível para sua avaliação.
  • preparar recomendações preliminares e obter a opinião da comunidade

A expectativa do DMPM WG é produzir um Relatório de Recomendações Final, abordando todos os comentários da comunidade, enviá-lo ao Conselho da GNSO para consideração e tomar as medidas necessárias, se houver.

Como essa equipe trabalhará

Os WGs da ICANN usam um processo aberto e transparente. As reuniões desse DMPM WG serão gravadas, e as gravações serão disponibilizadas para o público. A lista de e-mails do DMPM WG será arquivada publicamente, e espera-se que os membros do DMPM WG enviem Declarações de Interesse (SOI). O grupo trabalhará em equipe, usando um espaço de trabalho público para os materiais preliminares. Todos os produtos finais e marcos serão documentados na página do projeto do WG. Espera-se que o DMPM WG siga as Diretrizes de Grupos de Trabalho da GNSO [PDF, 350 KB]

Como participar

O Conselho da GNSO convida as partes interessadas a fornecer os nomes dos possíveis participantes, que poderão ser adicionados à lista de e-mails do DMPM WG. O DMPM WG estará aberto a todas as partes interessadas. Os membros da comunidade que queiram ser convidados para participar do grupo devem entrar em contato com a Secretaria da GNSO (gnso.secretariat@icann.org).

Histórico

O RAP WG (Grupo de Trabalho sobre Políticas de Abuso de Registro) de 2010 identificou a questão essencial: a Uniformidade da Geração de Relatórios, que descreveu como necessidade de mais uniformidade nos mecanismos para iniciar, rastrear e analisar relatórios de violação de políticas. O RAPWG recomendou em seu Relatório Final que "a GNSO e a comunidade da ICANN em geral criem e apoiem processos uniformes de geração de relatórios sobre problemas e acompanhamento de relatórios".

O Conselho da GNSO recomendou a criação de um Relatório de Assunto [PDF, 1.5 MB] para pesquisar melhor as necessidades de métricas e geração de relatórios a fim de melhorar o processo de desenvolvimento de políticas. O relatório criado pela Equipe da ICANN definiu conquistas relacionadas a métricas e geração de relatórios pela função de Conformidade Contratual, além de revisar outras fontes de informações que possam ser relevantes. Subsequentemente, o Conselho da GNSO adotou a recomendação de formar esse Grupo de Trabalho não PDP com a tarefa de explorar oportunidades de desenvolvimento de processos de geração de relatórios e métricas e/ou metodologias padronizadas apropriadas que possam oferecer mais informações para o embasamento do desenvolvimento de políticas e da tomada de decisões. A resolução da GNSO declara:

Resoluções:

O Conselho da GNSO não iniciará um Processo de Desenvolvimento de Políticas nessa etapa, mas analisará, após a conclusão do plano de três anos de Conformidade Contratual da ICANN esperada para 31 de dezembro de 2013, se são necessárias mais ações.

O Conselho da GNSO aprova também a criação de uma equipe redatora para desenvolver uma pauta para um Grupo de Trabalho não PDP, a fim de considerar métodos adicionais para a coleta das métricas necessárias e a geração de relatórios de Partes Contratadas, e outros recursos internos para apoiar a investigação.

Mais informações

Contato da equipe

Berry Cobb, ICANN


8. Convite para a Sessão de Boas-vindas aos Novos Membros do Grupo de Trabalho da GNSO

Visão rápida

Depois de uma exitosa Sessão piloto de Boas-vindas aos Novos Membros do Grupo de Trabalho da GNSO em dezembro do ano passado, decidimos continuar com essas sessões, a fim de permitir que os novos participantes se reúnam e tirem as dúvidas que tenham sobre os Grupos de Trabalho da GNSO, seus procedimentos e/ou processos. A próxima reunião está agendada para quinta-feira, 6 de março, às 20h, UTC.

Próximas etapas

Para permitir a participação máxima nessas convocações, o cronograma proposto é o seguinte:

Quinta-feira, 6 de março, 20h UTC
Quinta-feira, 3 de abril, 12h UTC
Quinta-feira, 1° de maio, 20h UTC
Quinta-feira, 5 de junho, 12h UTC
Quinta-feira, 3 de julho, 20h UTC
Quinta-feira, 7 de agosto, 12h UTC
Quinta-feira, 4 de setembro, 20h UTC
Quinta-feira, 2 de outubro, 12h UTC
Quinta-feira, 6 de novembro, 20h UTC
Quinta-feira, 4 de dezembro, 12h UTC

Para converter para seu fuso horário local, consulte http://www.timeanddate.com/worldclock/converter.html.

Se estiver interessado em participar da próxima reunião, no dia 6 de março, ou de qualquer reunião futura, informe à Secretaria da GNSO (gnso-secs@icann.org) e eles enviarão os detalhes da chamada. Se tiver perguntas específicas ou sugestões de visões gerais ou introduções que possam ser úteis (por exemplo, diretrizes do Processo de Desenvolvimento de Políticas da GNSO ou do Grupo de Trabalho da GNSO), avise-nos antecipadamente e prepararemos os materiais adequados. Compartilhe esse convite com outras pessoas que possam estar interessadas.

Histórico

Sabemos que há muitas informações para digerir quando uma pessoa entra em um Grupo de Trabalho da GNSO, e gostaríamos de oferecer esta oportunidade para fazer uma reunião, conversar e responder a todas as perguntas.

Contato da equipe

Marika Konings, Diretora de políticas sênior


9. Diretoria da ICANN adota recomendações de Políticas para Whois Thick

Visão rápida

Em sua reunião no dia 7 de fevereiro, a Diretoria da ICANN adotou as recomendações da GNSO de exigir WHOIS thick de todos os Registros de gTLD.

Acontecimentos recentes

Após a adoção unânime pelo Conselho da GNSO da Recomendação de Política do PDP para Whois Thick de exigir "a provisão de serviços de WHOIS Thick com a rotulagem e a exibição consistentes de acordo com o modelo definido na especificação três da RAA 2013" para todos os registros de gTLD, foi aberto um fórum de comentários públicos para solicitar opiniões sobre a recomendação antes da consideração pela Diretoria da ICANN (consulte http://www.icann.org/en/news/public-comment). Foram recebidos quatro comentários apoiando as recomendações e sua adoção pela Diretoria da ICANN.

Subsequentemente, a Diretoria da ICANN considerou e adotou as recomendações do Conselho da GNSO em sua reunião do dia 7 de fevereiro de 2014.

Próximas etapas

A Diretoria da ICANN instruiu o Presidente e CEO a desenvolver e executar um plano de implementação para a Política de Whois Thick, consistente com a orientação fornecida pelo Conselho da GNSO. O Presidente e CEO também foi instruído a trabalhar com uma Equipe de Revisão da Implementação, que o Conselho da GNSO concordou em formar após a adoção das recomendações pela Diretoria da ICANN, para desenvolver os detalhes da implementação da política e continuar a comunicação com a comunidade sobre tal trabalho.

Em relação à implementação, o Conselho da GNSO também recomendou o seguinte:

  • Como parte do processo de implementação, deve ser feita uma análise jurídica das leis aplicáveis à transição dos dados de um modelo "thin" para um modelo "thick" que já não tenham sido consideradas no memorando do Grupo de Trabalho de Especialistas.
  • A devida consideração deve ser dada a possíveis problemas de privacidade que possam surgir das discussões sobre a transição de WHOIS "thin" para "thick", inclusive, por exemplo, orientação sobre como o requisito contratual de longa validade que os registradores usam para notificar e obter permissão de cada registrante para uso de seus dados de identificação pessoal deve ser aplicado aos registros envolvidos na transição.
  • Se algum problema de privacidade que não tenha sido previsto pelo WG surgir dessas discussões sobre a transição e precisar de considerações adicionais para a política, a Equipe de Análise da Implementação deve informar ao conselho da GNSO para que as medidas apropriadas sejam tomadas.

Histórico

Os registradores e registrantes cumprem suas obrigações de WHOIS usando dois modelos de serviço diferentes. Muitas vezes, esses modelos são caracterizados como registros de WHOIS "thin" e "thick", pois gerenciam conjuntos de dados relevantes de maneira diferente. Um conjunto de dados é associado ao nome de domínio, e outro é associado ao registrante do nome de domínio. Um registro thin só armazena e gerencia as informações associadas ao nome de domínio. Com os registros "thin", os registradores gerenciam o segundo conjunto de dados associados ao registrante do domínio e o fornecem por meio dos próprios serviços de WHOIS. .COM e .NET são exemplos de registros "thin". Os registros thick mantêm e fornecem os dois conjuntos de dados (nome de domínio e registrante) por meio do WHOIS. .INFO e .BIZ são exemplos de registros thick.

Em seu relatório final no dia 30 de maio de 2011, o Grupo de Trabalho IRTP B recomendou que a GNSO criasse um Relatório de Assunto sobre a exigência de WHOIS "thick" para todos os gTLDs responsáveis. Esse relatório foi solicitado pelo conselho da GNSO em sua reunião de 22 de setembro de 2011. Subsequentemente, o PDP foi iniciado no dia 4 de março de 2012 e a sessão inaugural do Grupo de Trabalho aconteceu em novembro de 2012.

A tarefa do Grupo de Trabalho era fornecer ao conselho da GNSO uma recomendação de política em relação ao uso do WHOIS "thick" por todos os registros de gTLD. Em suas deliberações, o grupo analisou as questões pertinentes estabelecidas em sua pauta, inclusive: consistência de respostas, estabilidade, acesso a dados de WHOIS, impacto sobre a privacidade e proteção de dados, implicações sobre os custos, sincronização/migração, autoridade, concorrência nos serviços de registro, aplicações existentes de WHOIS, depósito de dados, e requisitos da Porta 43 de WHOIS para o registrante (consulte a seção 5 do relatório inicial). O WG enviou seu Relatório Final ao Conselho da GNSO no dia 21 de outubro de 2013.

Mais informações

Contato da equipe

Marika Konings, Diretora de políticas sênior


10. Convite para participar da GNSP-SSR – Uma lista de e-mails de Segurança, Estabilidade e Resiliência (SSR) apoiada pela GNSO

Visão rápida

Os membros dessa lista de e-mails analisarão informalmente os relatórios do SSAC para determinar se contêm recomendações que possam precisar de maior consideração na GNSO.

Acontecimentos recentes

O principal resultado do trabalho dos membros da lista de e-mails serão sugestões informais periódicas sobre assuntos relacionados a SSR que devem ser considerados pelo Conselho da GNSO. O formato dessa consideração pode variar. Entre as possibilidades, estão:

  • Um Relatório de Assunto
  • Um alerta para um grupo de trabalho ou equipe de revisão de implementação em execução
  • Notificações para grupos constituintes e partes interessadas

Entre as expectativas dos membros da lista, estão:

  • Todo o trabalho deve ser feito por meio da lista de e-mails – não há teleconferências planejadas.
  • A lista é aberta para todos os membros da comunidade da ICANN – todos os ACs e SOs, equipe, Diretoria, etc.
  • Todos os participantes da lista de e-mails devem enviar ou atualizar sua Declaração de Interesse da GNSO para que sejam inscritos na lista.
  • A ICANN manterá arquivos de e-mails abertos e públicos – portanto, os membros da lista não discutirão informações privadas ou confidenciais.
  • O conselheiro da GNSO Mikey O'Connor se ofereceu para organizar uma lista inicial de assuntos e discussões.

Para entrar na lista de e-mails, envie um RSVP para gnso.secretariat@gnso.icann.org

Histórico

Às vezes, as recomendações feitas pelo SSAC são relevantes para o desenvolvimento de políticas da GNSO. Ainda assim, o mecanismo para que a GNSO as descubra ou tome medidas para segui-las não é bem desenvolvido, pois a GNSO atualmente não tem um fórum voltado para SSR para esse tipo de conversa.

O processo atual é que o SSAC dê conselhos para a Diretoria, com o objetivo de que a Diretoria passe as questões relevantes para a GNSO. Isso não parece estar acontecendo em todos os casos. Temos dois exemplos:

a
  • O SSAC produziu um relatório extenso (SAC007 [PDF, 400 KB]) em 2005, abordando a questão do sequestro de nomes de domínio. Em 2011, seis anos depois, membros do grupo de trabalho IRTP-B da GNSO encontraram a observação a seguir nesse relatório, e perceberam que era uma boa ideia:

    • "Coletar informações de contato de emergência dos registrantes, registradores e revendedores para que as partes adequadas possam ajudar a responder com uma restauração de urgência em caso de incidente com um nome de domínio. Definir processos de escalonamento (procedimentos de emergência) que todas as partes concordem que possam ser aplicados caso os contatos de emergência não estejam disponíveis."

Demorou seis anos para que essa ideia baseada no bom senso chegasse a ser uma Política de Consenso, e provavelmente mais um ano ou dois até a implementação.

  • O SSAC escreveu um relatório (SAC045 [PDF, 507 KB]) em 2010, chamado "Consultas inválidas a domínios de primeiro nível no nível raiz do DNS", que dava um aviso sobre o problema das "colisões de nomes". Mais uma vez, uma oportunidade de pesquisar proativamente a questão nesse momento foi perdida.

Criar essa nova oportunidade de discussão na comunidade beneficiará a comunidade da ICANN de diversas maneiras

A lista de e-mails criará oportunidades para que os membros da comunidade comecem a considerar as recomendações do SSAC de forma mais oportuna, reduzindo substancialmente a possibilidade de:

  • Impactos negativos sobre o SSR do DNS – como resultado da falta de consideração ou implementação das recomendações do SSAC, ou de não criar relações de confiança em uma comunidade de interesse de SSR
  • Maiores custos de implementação – como resultado do atraso na consideração das propostas do SSAC que podem gerar políticas de consenso da GNSO
  • Menor qualidade de implementação – como resultado de não aproveitar ao máximo o rigor da análise de várias partes interessadas e dos processos de PDP

Além de abordar as questões mencionadas acima, a nova lista de e-mails ajudará a GNSO a:

  • Ampliar o conjunto de membros da comunidade interessados em SSR – identificando e envolvendo membros da comunidade que têm interesse e habilidades em SSR do DNS
  • Criar relações de confiança mais efetivas – oferecendo aos membros da comunidade uma oportunidade de trabalhar juntos de forma mais comedida.

Contato da equipe

Glen de Saint Géry, Secretaria da GNSO


11. A Diretoria confirma o recebimento das Recomendações da GNSO sobre Proteções para os Identificadores de IGOs e INGOs em todos os gTLDS – Orienta o NGPC a desenvolver uma abordagem para lidar com as Recomendações do GAC

Visão rápida

Em sua reunião de 7 de fevereiro de 2014, a Diretoria da ICANN confirmou o recebimento das recomendações da GNSO sobre políticas de proteção de primeiro e segundo nível para identificadores de Organizações Governamentais Internacionais e de Organizações Não Governamentais Internacionais, e orientou o Comitê do Programa de novos gTLD a considerar as recomendações de políticas da GNSO durante o desenvolvimento ativo de uma abordagem para responder aos conselhos do GAC (Comitê Consultivo para Assuntos Governamentais) sobre proteções de IGOs – incluindo uma proposta para abordar os conselhos do GAC e as recomendações de políticas da GNSO para consideração da Diretoria em uma reunião subsequente.

Acontecimentos recentes

Em novembro de 2013, o Conselho da GNSO aprovou de forma unânime todas as recomendações de consenso desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho de PDP sobre Proteção de Identificadores de IGO-INGO em todos os gTLDS, abordando proteções no primeiro e no segundo nível para os nomes e acrônimos limitados de IGOs e INGOs em gTLDs novos e existentes, de acordo com uma lista específica limitada de identificadores e critérios. Após a adoção pelo Conselho da GNSO, um fórum de comentários públicos foi aberto antes da consideração das recomendações pela Diretoria (consulte http://www.icann.org/en/news/public-comment/igo-ingo-recommendations-27nov13-en.htm). Em janeiro de 2014, o Conselho da GNSO enviou seu relatório abordando as recomendações de consenso à Diretoria da ICANN para consideração.

No dia 7 de fevereiro, a Diretoria confirmou o recebimento das recomendações da GNSO sobre políticas e orientou o Comitê do Programa de novos gTLD a considerar essas recomendações durante o desenvolvimento ativo de uma abordagem para responder aos conselhos do GAC (Comitê Consultivo para Assuntos Governamentais) sobre proteções de IGOs, incluindo uma proposta para abordar os conselhos do GAC e as recomendações para consideração da Diretoria em uma reunião subsequente.

Próximas etapas

O NGPC foi orientado pela Diretoria da ICANN a desenvolver uma proposta abrangente para abordar os conselhos do GAC sobre proteções de IGO e as recomendações da GNSO para consideração da Diretoria em uma reunião subsequente.

Histórico

Em outubro de 2012, o Conselho da GNSO aprovou a formação de um WG de PDP para avaliar se os identificadores de IGO e INGOs (inclusive os pertencentes ao Movimento da Cruz Vermelha e ao Comitê Olímpico Internacional) devem ser protegidos no primeiro e no segundo nível em todos os gTLDs. O Relatório Final do WG foi considerado pelo Conselho da GNSO em sua reunião em Buenos Aires em novembro de 2013. Lá, o Conselho aprovou de forma unânime todas as recomendações de consenso feitas pelo WG de PDP.

As recomendações de consenso abordaram as organizações em busca de proteção em quatro categorias – Cruz Vermelha, IOC, IGOs e INGOs (fora a Cruz Vermelha e a IOC). Todos os identificadores recomendados para proteção foram especificados em uma lista de nomes e acrônimos limitados associados a essas organizações. As proteções iam da reserva de determinados nomes organizacionais limitados no primeiro e segundo nível em novos gTLDs, até a proteção voluntária de outros nomes organizacionais e acrônimos limitados especificados, por meio da entrada em massa no Centro de Informações de Marcas e do uso do processo de notificação de reivindicações de 90 dias.

Além disso, o Conselho da GNSO solicitou a preparação de um Relatório de Assunto, como etapa precedente a um possível PDP, a fim de considerar se as proteções de remediação de URDP e URS poderiam ser estendidas para IGOs e INGOs. Espera-se que esse Relatório de Assunto seja publicado para comentários públicos no fim de fevereiro de 2014.

Proteções temporárias para determinados identificadores da Cruz Vermelha, IOC e IGO no Programa de novos gTLDs foram concedidas anteriormente pelo Comitê do Programa de novos gTLDs da Diretoria, aguardando o desenvolvimento de recomendações de políticas do GAC e da GNSO.

Mais informações

Contato da equipe

Mary Wong, Diretora de políticas sênior


At-Large

12. Lista de Candidatos à Diretoria do At-Large selecionados pelo BCEC – Próximas etapas

No dia 28 de janeiro, o Comitê de Avaliação de Candidatos à Diretoria do At-Large (BCEC) anunciou os nomes da lista de candidatos ao assento n° 15 da Diretoria da ICANN. Os cinco candidatos a seguir passaram pela avaliação inicial do BCEC.

Lista de Candidatos designados (em ordem alfabética por sobrenome) País de Cidadania País de Residência Informações Públicas do EOI
Rinalia Abdul Rahim Malásia Malásia/Hong Kong Candidata à Diretoria do At-Large 2014 – Rinalia Abdul Rahim – Informações Públicas no EOI
Sébastien Bachollet França França Candidato à Diretoria do At-Large 2014 – Sebastien Bachollet – Informações Públicas no EOI
Alan Greenberg Canadá Canadá Candidato à Diretoria do At-Large 2014 – Alan Greenberg – Informações Públicas no EOI
Evan Leibovitch Canadá Canadá Candidato à Diretoria do At-Large 2014 – Evan Leibovitch – Informações Públicas no EOI
Jean-Jacques Subrenat França França Candidato à Diretoria do At-Large 2014 – Jean-Jacques Subrenat – Informações Públicas no EOI

Próximas etapas

Pediu-se que as RALOs (Organizações Regionais At-Large) considerem se algum dos candidatos que enviaram Manifestações de Interesse mas não foram selecionados pelo BCEC deve ser adicionado à lista final de candidatos. Para ser adicionado à lista final, um candidato deve ser apoiado pelas três RALOs. O prazo para o apoio de outras RALOs para candidatos adicionais é sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014.

Lista de Candidatos Remanescentes (em ordem alfabética por sobrenome) País de Cidadania País de Residência Informações Públicas do EOI
David Allnutt EUA EUA Candidato à Diretoria do At-Large 2014 – David Allnut – Informações Públicas no EOI
Bobbie Lloyd EUA EUA Candidato à Diretoria do At-Large 2014 – Bobbie Lloyd – Informações Públicas no EOI

A lista final de candidatos será anunciada domingo, 23 de fevereiro de 2014. Os membros do ALAC e os diretores da RALO começarão a votar em março de 2014. O candidato escolhido será anunciado no dia 15 de abril de 2014.

Mais informações

Consulte a Área de Trabalho dos membros do At-Large 2014

Contato da equipe

Heidi Ullrich, Diretora Sênior do At-Large


13. Os preparativos para a ATLAS II continuam

Visão rápida

O planejamento para a ATLAS II (Segunda Cúpula do At-Large) continua avançando, e a comunidade do At-Large participa mais das questões atuais dos usuários finais e se prepara para a reunião em Londres em junho, durante a 50a reunião da ICANN. O tema da ATLAS II é: "Internet Global: a perspectiva do usuário."

Acontecimentos recentes

Estabeleceu-se um grupo de trabalho especial entre RALOs para coordenar e organizar uma comemoração expandida do At-Large para a ATLAS II. Esse grupo teve sua primeira convocação no mês passado para iniciar seu trabalho.

O Grupo de Trabalho de Eventos determinou os assuntos para as sessões especiais: 1) modelo com várias partes interessadas versos multilateral: a função da ICANN na iniciativa e no debate pós-Brasil; 2) o futuro da estrutura e da governança da ICANN; 3) Compromisso da ICANN com o Interesse Público; 4) transparência e responsabilidade na ICANN; e 5) participação do At-Large na ICANN.

O Grupo de Trabalho de Relações Públicas finalizou suas mensagens para a Cúpula, e está explorando possíveis ferramentas e recursos para disseminar informações que levem à ATLAS II. Com essa finalidade, estabeleceu-se um subgrupo de trabalho de comunicações para supervisionar a criação de uma página Web da ATLAS II, bem como a produção de um boletim informativo regular.

Finalmente, o Grupo de Trabalho de Patrocínio está avançando com a garantia de fundos para várias atividades sociais.

Próximas etapas

Neste mês, o Comitê Organizador da ATLAS II começará a trabalhar em equipe com a equipe da ICANN nos detalhes logísticos da Cúpula. Além disso, o ALSes começará a participar ativamente do trabalho preparatório para a ATLAS II, inclusive o desenvolvimento de uma página web e de um boletim informativo.

Histórico

A primeira Cúpula At-Large foi realizada em março de 2009 na ICANN 34, na Cidade do México. A Diretoria da ICANN aprovou a ATLAS II em agosto de 2013, a fim de fortalecer a estrutura ascendente da comunidade At-Large, ampliando a capacidade e o reconhecimento das mais de 170 ALSes. Além disso, a ATLAS II desenvolverá mais a participação da comunidade At-Large na ICANN.

Mais informações

Grupo de Trabalho da ATLAS II

Contato da equipe

Heidi Ullrich, diretora sênior do At-Large
Carlos Reyes, analista de políticas sênior


14. ALAC envia duas Recomendações de Políticas até agora em 2014

Visão rápida

O ALAC continua a todo vapor na preparação de declarações em resposta aos períodos de comentários públicos da ICANN, bem como de comentários e comunicações. Entre o começo de janeiro e o começo de fevereiro, o ALAC enviou duas recomendações de políticas. Atualmente, o ALAC está desenvolvendo várias declarações de recomendações de políticas adicionais.

Acontecimentos recentes

As duas Declarações de Recomendações para Políticas do ALAC enviadas entre o início de janeiro e o início de fevereiro estão resumidas a seguir.

Declaração do ALAC sobre a Proposta de Especificação 13 para o Contrato de Registro da ICANN para refletir contratualmente determinados aspectos limitados de gTLDs "totalmente" novos

  • O ALAC não tem informações sobre os detalhes da Especificação 13, mas deseja registrar sua objeção à criação de uma nova categoria de gTLD neste momento, quando já foram tomadas decisões de não ter categorias de TLDs para comunidades, regiões e outras classes similares de gTLD.

Declaração do ALAC sobre a Versão Preliminar da Visão, Missão e Áreas de Foco da ICANN para um Plano Estratégico de Cinco Anos

  • O Comitê Consultivo At-Large considera a "Versão Preliminar da Visão, Missão e Áreas de Foco da ICANN para um Plano Estratégico de Cinco Anos" apresentada um documento abrangente, abordando todos os aspectos de um futuro plano estratégico.
  • O ALAC apoia a visão da ICANN, conforme estipulado. No entanto, como a preocupação mais importante hoje em dia é sobre a segurança da Internet e a confiança nela, o ALAC preferiria incluir esses aspectos de confiança e segurança no parágrafo que explica a Visão da ICANN desta maneira: "…para apoiar uma Internet única, aberta e interoperável globalmente, com um DNS seguro e confiável". Isso também deve ser feito em todos os parágrafos de áreas de concentração, sempre que a Internet única e aberta for mencionada.
  • O ALAC considera necessário adicionar mais um ponto de destaque à seção da área de concentração "Desenvolver uma estrutura de responsabilidade pública mundial": "Envolver e desenvolver a comunidade de usuários finais globalmente, a fim de conseguir a participação total nos processos de desenvolvimento de políticas e tomada de decisões."
  • O ALAC considera que os outros elementos das áreas de focos foram bem expressados e explicados. Ele valoriza esse trabalho preliminar como preparação para um plano estratégico de cinco anos coordenado e orientado para o futuro, e apoia decididamente esse processo.

Mais informações

Página de desenvolvimento de políticas do At-Large

Contato da equipe

Matt Ashtiani, especialista em políticas


15. A comunidade At-Large se expande para 170 estruturas At-Large

O Comitê Consultivo At-Large (ALAC) está em vias de certificar três organizações como Estruturas At-Large (ALSes): ISOC Quênia, Age Numerique e Fundetic Bolívia. Essas três novas ALSes expandem a diversidade regional da comunidade At-Large, que representa milhares de usuários finais de Internet. Com a adição dessas três novas organizações, o número de ALSes credenciadas agora chega a 170.

Acontecimentos recentes

O ALAC votará pelo credenciamento do ISOC Quênia, do Age Numerique e da Fundetic Bolívia como Estruturas At-Large (ALSes). O processo de credenciamento incluiu a averiguação de antecedentes realizada pela equipe da ICANN as recomendações regionais fornecidas pela Organização Regional At-Large da África (AFRALO) e pela Organização Regional At-Large da América Latina e Caribe (LACRALO).

Informações adicionais sobre as novas estruturas At-Large:

O ISOC Quênia localiza-se em Nairóbi,Quênia. A missão do ISOC Quênia inclui, entre outras, promover o desenvolvimento aberto, a evolução e o uso da Internet para o benefício de todas as pessoas em todo o mundo. Essa organização será uma ALS na AFRALO.

A Age Numerique localiza-se em Abidjan, Costa do Marfim. Age Numerique é um lugar em que as pessoas podem trocar opiniões, pensamentos especializados, ideias e projetos que ajudem os cidadãos e as pessoas com poder de decisão a avançar em prol do interesse de todos dentro de projetos educacionais, científicos, culturais e sociais. Essa organização será uma ALS na AFRALO.

A Fundetic Bolívia localiza-se em La Paz, Bolívia.A missão da Fundetic Bolívia é promover e coordenar as relações entre o governo e a sociedade boliviana por meio do gerenciamento de instrumentos de ICT em todas as áreas e setores. Essa organização será uma ALS na LACRALO.

Histórico

Um dos pontos fortes da comunidade At-Large é que ela incorpora as visões de um conjunto de organizações globalmente diversificadas de usuários finais de Internet, ou ALSes, organizadas dentro de cinco RALOs. As visões dessas organizações básicas são coletadas por meio de um processo interno de desenvolvimento de políticas aberto e voltado ao consenso, e são representadas pelos documentos oficiais do ALAC.

Mais informações

Contato da equipe

Nathalie Peregrine, apoio a equipes de políticas para o At-Large


GAC

16. Seguimento do Comunicado do GAC em Buenos Aires

Visão rápida

O Comunicado do GAC emitido em Buenos Aires continha solicitações de esclarecimento relacionadas aos novos gTLDs, além de questões para maior consideração do GAC. Agora, o GAC está se concentrando nesses aspectos, em cooperação com o NGPC (Comitê do Programa de Novos gTLDs) da Diretoria da ICANN.

Acontecimentos recentes

As solicitações de esclarecimento do GAC incluem: como sequências de caracteres de gTLDs fechados são identificadas pela ICANN como genéricas, se a Diretoria da ICANN considera que as especificações de PIC existentes implementam totalmente as recomendações do GAC, e implicações de políticas públicas da realização de leilões para resolver a contenção de sequências de caracteres. Espera-se que o NGPC forneça tais esclarecimentos antes da reunião de Cingapura. O GAC, por sua vez, prometeu recorrer ao NGPC em relação à proteção dos nomes nacionais da Cruz Vermelha/Crescente Vermelha, um assunto que está em consideração.

Próximas etapas

Os membros do GAC prepararão suas opiniões e conversarão sobre suas visões para deliberar mais e emitir possíveis recomendações na Reunião Pública da ICANN em Cingapura.

Histórico

A ICANN recebe opiniões dos governos por meio do GAC. A principal função do GAC é fornecer recomendações à ICANN sobre assuntos de políticas públicas, especialmente quando pode haver uma interação entre as atividades ou políticas da ICANN e as leis nacionais ou acordos internacionais. O GAC normalmente se reúne três vezes por ano nas Reuniões Públicas da ICANN para discutir questões com a Diretoria da ICANN, Organizações de Apoio, Comitês Consultivos e outros grupos. O GAC também pode discutir com a Diretoria em outros momentos, em reuniões presenciais ou por teleconferência.

Mais informações

Contato da equipe

Olof Nordling, Diretor sênior, relações do GAC

Jeannie Ellers, Gerente, coordenação do GAC

update-feb14-pt.pdf  [640 KB]

Domain Name System
Internationalized Domain Name ,IDN,"IDNs are domain names that include characters used in the local representation of languages that are not written with the twenty-six letters of the basic Latin alphabet ""a-z"". An IDN can contain Latin letters with diacritical marks, as required by many European languages, or may consist of characters from non-Latin scripts such as Arabic or Chinese. Many languages also use other types of digits than the European ""0-9"". The basic Latin alphabet together with the European-Arabic digits are, for the purpose of domain names, termed ""ASCII characters"" (ASCII = American Standard Code for Information Interchange). These are also included in the broader range of ""Unicode characters"" that provides the basis for IDNs. The ""hostname rule"" requires that all domain names of the type under consideration here are stored in the DNS using only the ASCII characters listed above, with the one further addition of the hyphen ""-"". The Unicode form of an IDN therefore requires special encoding before it is entered into the DNS. The following terminology is used when distinguishing between these forms: A domain name consists of a series of ""labels"" (separated by ""dots""). The ASCII form of an IDN label is termed an ""A-label"". All operations defined in the DNS protocol use A-labels exclusively. The Unicode form, which a user expects to be displayed, is termed a ""U-label"". The difference may be illustrated with the Hindi word for ""test"" — परीका — appearing here as a U-label would (in the Devanagari script). A special form of ""ASCII compatible encoding"" (abbreviated ACE) is applied to this to produce the corresponding A-label: xn--11b5bs1di. A domain name that only includes ASCII letters, digits, and hyphens is termed an ""LDH label"". Although the definitions of A-labels and LDH-labels overlap, a name consisting exclusively of LDH labels, such as""icann.org"" is not an IDN."