Skip to main content
Resources

ATUALIZAÇÃO DE POLÍTICA | Volume 14, edição 1 - janeiro de 2014

Esta página também está disponível em:

PDF Version [394 KB]

http://www.icann.org/pt/resources/policy/update

ÍNDICE ANALÍTICO:

Na ICANN

  1. Questões atualmente abertas para comentários públicos

ASO

  1. ASO começa 2014 com tudo
  2. Notícias sobre NRO e RIR

ccNSO

  1. Resultados da Eleição para o Conselho da ccNSO
  2. Pesquisa da ccNSO sobre a Necessidade de um Repositório de Contatos
  3. .as (Samoa Americana) passa a ser o membro n° 147 da ccNSO

GNSO

  1. GAC e GNSO lançam Grupo de Consulta sobre Envolvimento Antecipado
  2. Equipe Redatora de Métricas e Relatórios da GNSO en via Pauta Preliminar ao Conselho da GNSO
  3. Convocação de participantes da Comunidade da ICANN para Nova Equipe Redatora em Grupos de Trabalho Entre Comunidades

At-Large

  1. ALAC quebra o recorde do ano anterior com 52 Declarações e Correspondências sobre Políticas em 2013
  2. Infográfico – Programa de 2014 para a Seleção do Diretor pelo ALAC/Comunidade At-Large
  3. A preparação para a Segunda Cúpula At-Large já começou
  4. A comunidade At-Large se expande para 168 estruturas At-Large

GAC

  1. GAC e GNSO lançam Grupo de Consulta sobre Envolvimento Antecipado

Leia em seu idioma preferido

A atualização de política da ICANN está disponível nos seis idiomas oficiais das Nações Unidas. A atualização de política é publicada no site da ICANN e está disponível por meio da assinatura on-line. Pare receber a atualização na sua caixa de entrada todos os meses, acesse a página de assinaturas da ICANN, informe seu endereço de e-mail e selecione "Atualização de política" para assinar. Esse serviço é gratuito.

Declaração de finalidade da atualização de política da ICANN

Envie perguntas, comentários e sugestões para: policy-staff@icann.org.

Organizações de apoio a políticas e comitês consultivos

Organização de Apoio a Endereços ASO
Organização de Apoio a Nomes de Domínio com Código de País ccNSO
Organização de Apoio a Nomes Genéricos GNSO
Comitê Consultivo Geral (At-Large) ALAC
Comitê Consultivo Governamental GAC
Comitê Consultivo para o Sistema de Servidor-Raiz RSSAC
Comitê Consultivo para Segurança e Estabilidade SSAC

Na ICANN

1. Questões atualmente abertas para comentários públicos

Versão Preliminar da Visão, Missão e Áreas de Foco da ICANN para um Plano Estratégico de Cinco Anos. Em linha com o compromisso da ICANN com o modelo de várias partes interessadas, uma versão preliminar em andamento é fornecida para discussão na comunidade e comentários públicos. O período de comentários termina no dia 31 de janeiro de 2014; o período de respostas não foi definido.

Atualização de Status do Grupo de Trabalho de Especialistas sobre os Serviços de Diretório de gTLD O Grupo de Trabalho de Especialistas sobre os Serviços de Diretório de gTLD (EWG) está trabalhando para idealizar uma abordagem clara para atender melhor as necessidades da comunidade da Internet global em termos de dados de registro de nomes de domínio com mais privacidade, precisão e responsabilidade. O período de comentários termina no dia 28 de fevereiro; o período de respostas não foi definido.

Critérios e Processos Preliminares para a Seleção do Programa Piloto Prêmio Ethos com Várias Partes Interessadas. A ICANN propõe o estabelecimento de um programa piloto de prêmio para reconhecer os participantes da comunidade da ICANN por seus esforços de colaboração com várias partes interessadas, bem como seus anos de serviço. O período de comentários termina no dia 27 de janeiro; o período de respostas termina no dia 17 de fevereiro.

Equipe da segunda análise de responsabilidade e transparência (ATRT 2) – Relatório e recomendações finais  No dia 31 de dezembro de 2013, a ATRT 2 enviou seu Relatório e Recomendações Finais à Diretoria da ICANN. De acordo com as determinações da Afirmação de Compromissos (AoC), a Diretoria deve tomar medidas dentro de seis meses a partir do recebimento das recomendações da ATRT2. São solicitados comentários públicos para embasar as ações da Diretoria a respeito das recomendações. O período de comentários termina no dia 21 de fevereiro; o período de respostas termina no dia 15 de março.

Para obter a lista completa de questões abertas para comentários públicos, bem como fóruns de comentários públicos fechados recentemente e arquivados, acesse a página de comentários públicos.

A equipe também mantém uma página para ajudar a prever possíveis oportunidades "próximas" de comentários públicos. Esta página – "Comentários públicos – Em breve" – fornece informações sobre possíveis oportunidades futuras de comentários públicos. A página é atualizada depois de cada reunião pública da ICANN para ajudar as pessoas e a comunidade a definir prioridades e planejar suas futuras cargas de trabalho. Espera-se uma nova atualização em breve.


ASO

2. A ASO começa 2014 com tudo

ASO Logo

Visão rápida

Na primeira reunião do ano, a ASO selecionou sua liderança e fez avanços em seu plano de trabalho, planejando inclusive uma reunião presencial para 2014.

Acontecimentos recentes

Louie Lee (ARIN) foi reeleito como presidente do Conselho de Endereços da ASO (ASO-AC). Naresh Ajwani (APNIC) e Alan Barrett (AfriNIC) trabalharão como vice-presidentes do ASO AC. Hartmut Glaser (LACNIC) foi indicado novamente, e Aftab Siddiqui (APNIC) também foi indicado para o ASO AC.

Próximas etapas

A próxima teleconferência mensal do ASO AC está programada para 5 de fevereiro, às 12h UTC.

Mais informações

Contato da equipe

Barbara Roseman, diretora de políticas e analista técnica

Carlos Reyes, Analista de políticas sênior


3. Notícias sobre NRO e RIR

Visão rápida

Esta nova seção destacará novidades sobre políticas na NRO e nos cinco Registros Regionais da Internet (quando disponível).

Acontecimentos recentes

APNIC | Continuando com o trabalho do APNIC 36 em Xi'an, China, o APNIC solicitou recentemente os últimos comentários editoriais sobre quatro documentos preliminares. Esses documentos foram atualizados em preparação para a implementação das propostas 105, 107 e 108, refletindo alterações da política aprovadas por consenso em agosto de 2013.

ARIN | O grupo de IPv4 livre do ARIN diminuiu para 1.5 /8s. Como a disponibilidade de recursos se aproxima ao equivalente a /8s, a Fase 4 do Plano de Contagem Regressiva de IPv4 do ARIN entrará em vigor, dando início a determinadas mudanças no processo de solicitação de recursos. Todas as solicitações de IPv4 serão processadas "por ordem de chegada", após a revisão dos analistas de IP do ARIN. O processo de pós-aprovação continua o mesmo. Para obter mais informações sobre os procedimentos de alocação de IPv4 do ARIN e seu Plano de Contagem Regressiva de IPv4, consulte este comunicado.

RIPE NCC | Desde setembro de 2012, o RIPE NCC está alocando espaço de endereços IPv4 dos últimos /8s. O grupo de IPv4 disponível do RIPE NCC agora está em 0.94 /8s. O espaço de IPv4 está sendo distribuído de acordo com a seção 5.6 do documento de Políticas de Alocação e Atribuição de Endereços IPv4. Para obter mais informações, consulte a página de Exaustão de IPv4 do RIPE NCC.

O Plano de Atividades e Orçamento para 2014 do RIPE NCC também foi aprovado para implementação. O documento define o trabalho a ser realizado na região do RIPE NCC este ano.

Histórico

Os cinco RIRs (AfriNIC, APNIC, ARIN, LACNIC e RIPE NCC) oferecem alocação e gerenciamento de recursos de Internet, serviços de registro, atividades de desenvolvimento de políticas regionais, e serviços técnicos de apoio à operação global da Internet. Os RIRs participam da comunidade da Internet global de forma independente, e também de forma conjunta na coordenação da NRO. De acordo com um MoU de 2004 com a ICANN, a NRO cumpre o papel, as responsabilidades e funções da ASO.

Mais informações

Contato da equipe

Barbara Roseman, diretora de políticas e analista técnica

Carlos Reyes, Analista de políticas sênior


ccNSO

4. Resultados da Eleição para o Conselho da ccNSO

ccNSO Logo

Acontecimentos recentes

As eleições para o Conselho da ccNSO para a região África e Europa terminou no dia 13 de dezembro de 2013. Souleymane Oumtanaga, .ci recebeu a maioria dos votos para a região africana; Nigel Roberts, .gg & .je recebeu a maioria dos votos para a região europeia.

Histórico

As eleições eram necessárias na África e na Europa porque em ambas havia mais de um candidato para os cargos.

Nas outras regiões, não eram necessárias eleições, porque havia somente um candidato por região.

Os outros Conselheiros da ccNSO cujo mandato começou em março de 2014 são: Hiro Hotta, .jp (Ásia-Pacífico); Victor Abboud, .ec (América Latina e Caribe); Dotty Sparks de Blanc, .vi (América do Norte)

Próximas etapas

O mandato do novo Conselho começará imediatamente depois do término da reunião do Conselho da ccNSO em Cingapura em março de 2014.

Mais informações

Contato da equipe

Gabriella Schittek, Especialista em políticas e gerente de apoio da ccNSO


5. Pesquisa da ccNSO sobre a Necessidade de um Repositório de Contatos

Acontecimentos recentes

Os resultados da pesquisa sobre a necessidade de um Repositório de Contatos para ccTLDs já estão disponíveis.

Histórico

A pesquisa foi realizada em nome do Grupo de Trabalho para a Implementação do Repositório de Contatos da ccNSO (CRI), que foi estabelecido para aconselhar a comunidade sobre como implementar um serviço que permita que os operadores de ccTLD entrem em contato uns com os outros para lidar com incidentes relacionados a DNS em grande escala.

O Grupo de Trabalho CRI está desenvolvendo os requisitos e um modelo de governança para esse Repositório de Contatos, e recentemente fez uma pesquisa com membros da comunidade sobre suas opiniões em relação ao valor e aos possíveis custos de tal serviço.

Próximas etapas

O Grupo de Trabalho para a Implementação do Repositório de Contatos (CRI) analisará o feedback recebido.

Mais informações

Contato da equipe

Gabriella Schittek, Especialista em políticas e gerente de apoio da ccNSO


6. .as (Samoa Americana) passa a ser o membro número 147 da ccNSO

Acontecimentos recentes

.as (Samoa Americana) é o primeiro ccTLD a tornar-se membro da ccNSO em 2014.

Próximas etapas

A ccNSO convida outros ccTLDs para participar!

Mais informações

Contato da equipe

Gabriella Schittek, Especialista em políticas e gerente de apoio da ccNSO


GNSO

7. GAC e GNSO lançam Grupo de Consulta sobre Envolvimento Antecipado

Visão rápida

O Comitê Consultivo para Assuntos Governamentais (GAC) e a Organização de Nomes Genéricos (GNSO) estabeleceram conjuntamente um grupo de consulta a fim de explorar maneiras para que o GAC se envolva desde o início no Processo de Desenvolvimento de Políticas (PDP) da GNSO e para melhorar a cooperação geral entre os dois órgãos (por exemplo, explorando a opção de um contato). O grupo de consulta realizou sua primeira reunião em dezembro e está trabalhando para finalizar sua pauta proposta.

Histórico

O lançamento desse Grupo de Consulta do GAC e da GNSO sobre o Envolvimento Antecipado é o resultado de discussões entre as duas entidades na reunião da ICANN em Buenos Aires, bem como em reuniões anteriores da ICANN, refletindo um desejo comum de explorar e aprimorar formas de envolvimento antecipado nas atividades de desenvolvimento de políticas da GNSO. Ambas as Equipes de Revisão de Responsabilidade e Transparência (ATRT) chamaram a atenção especificamente sobre essa questão.

A ICANN recebe opiniões dos governos por meio do GAC. O GAC desempenha um papel chave ao dar assessoramento à ICANN sobre assuntos de políticas públicas, especialmente onde pode haver a interação entre as atividades ou políticas da ICANN e as leis nacionais ou os tratados internacionais. O GAC realiza habitualmente três reuniões anuais, simultaneamente com as reuniões públicas da ICANN, e nesse âmbito discute questões com a diretoria da ICANN, suas Organizações de Apoio, Comitês Consultivos e outros grupos. O GAC também pode discutir questões entre reuniões com a diretoria em reuniões presenciais ou por teleconferência.

A GNSO é responsável por desenvolver políticas para Domínios de Primeiro Nível genéricos (por exemplo, .com, .org, .biz). A GNSO trabalha para manter a operação justa e ordenada dos gTLDs na Internet global, promovendo a inovação e a concorrência. A GNSO usa seu Processo de Desenvolvimento de Políticas (PDP) para desenvolver recomendações de políticas que, após a aprovação, são enviadas à Diretoria da ICANN para consideração.

Mais informações

Lista de e-mails do Grupo de Consulta sobre Envolvimento Antecipado do GAC e da GNSO

Contato da equipe

Olof Nordling, diretor sênior de relações do GAC, e Marika Konings, diretora sênior e líder de equipe da GNSO

Jeannie Ellers, Gerente, coordenação do GAC


8. Equipe Redatora de Métricas e Relatórios da GNSO en via Pauta Preliminar ao Conselho da GNSO

Visão rápida

O Conselho da GNSO aprovou a formação de um Grupo de Trabalho não PDP (WG) que analisará oportunidades relacionadas a recomendações para a geração de relatórios e métricas que possam dar mais apoio ao processo de desenvolvimento de políticas aprimorando a tomada de decisões baseada em fatos.

A Equipe Redatora desenvolveu uma Pauta preliminar com base nas Diretrizes do Grupo de Trabalho da GNSO, levando em conta o Relatório Final sobre Uniformidade da Geração de Relatórios da GNSO. O Relatório recomendou que o Grupo de Trabalho:

  • deve analisar como a comunidade pode colaborar com as partes contratadas e outros provedores de serviços para compartilhar dados sobre reclamações e abusos que possam ajudar a informar melhor os Registrantes e usuários da Internet para o envio de reclamações às partes relevantes.

  • poderia investigar processos mais formais para a solicitação de dados, métricas e outras necessidades para a geração de relatórios da GNSO que, por sua vez, possam ajudar seus processos de desenvolvimento de políticas.

Acontecimentos recentes

A Equipe Redatora do WG de Métricas e Geração de Relatórios não PDP concluiu sua versão preliminar da pauta [PDF, 413 KB] e a enviou ao Conselho da GNSO para sua consideração na reunião de 23 de janeiro de 2014.

Próximas etapas

O Conselho da GNSO deliberará e, subsequentemente, aprovará a pauta proposta pelo WG. Em seguida, será anunciada uma convocação de voluntários para o WG solicitando a participação de membros da comunidade. Espera-se que o novo WG seja iniciado em fevereiro de 2014.

Histórico

O Grupo de Trabalho das Políticas de Abuso de Registros (RAPWG) de 2010 identificou uma questão relacionada à Uniformidade da Geração de Relatórios, descrita como "necessidade de mais uniformidade nos mecanismos de início, rastreamento e análise de relatórios de violação de políticas". O RAPWG recomendou em seu Relatório Final que "a GNSO e a comunidade da ICANN em geral criem e apoiem processos uniformes de geração de relatórios [sobre problemas] e [acompanhamento de relatórios]".

O Conselho da GNSO recomendou a criação de um Relatório de Assunto [PDF, 1.5 MB] para pesquisar melhor as necessidades de métricas e geração de relatórios a fim de melhorar o processo de desenvolvimento de políticas. O relatório criado pela Equipe da ICANN definiu conquistas relacionadas a métricas e geração de relatórios pela função de Conformidade Contratual, além de revisar outras fontes de informações que possam ser relevantes.

Subsequentemente, o Conselho da GNSO adotou a recomendação de formar um Grupo de Trabalho não PDP com a tarefa de explorar oportunidades de desenvolvimento de processos de geração de relatórios e métricas e/ou metodologias padronizadas apropriadas que possam oferecer mais informações para o embasamento do desenvolvimento de políticas e da tomada de decisões.

Mais informações

Contato da equipe

Berry Cobb, ICANN


9. Convocação de participantes da Comunidade da ICANN para trabalhar na Nova Equipe Redatora em Grupos de Trabalho Entre Comunidades

Visão rápida

O Conselho da GNSO convida a todos os membros da comunidade da ICANN interessados, especialmente participantes de outros SO/ACs da ICANN, para participar de uma nova equipe redatora entre comunidades que desenvolverá uma estrutura operacional para orientar futuros trabalhos entre comunidades sobre assuntos de interesse mútuo.

Acontecimentos recentes

Em outubro de 2013, o Conselho da GNSO aprovou a moção de formar uma Equipe Redatora com membros de todas as Organizações de Apoio e Conselhos Consultivos da ICANN (SO/ACs), a fim de levar adiante os trabalhos preliminares feitos por um grupo da GNSO que desenvolveu princípios iniciais para a formação e a operação de grupos de trabalho entre comunidades (CWGs). A ccNSO fez comentários sobre os princípios preliminares da GNSO, e a nova Equipe Redatora entre comunidades – que deve ser presidida por um representante da GNSO e um da ccNSO – usará esses princípios e comentários para desenvolver um conjunto final de princípios e diretrizes operacionais para orientar a formação, operação e dissolução de futuros CWGs.

Próximas etapas

Os Presidentes de SOs/ACs foram contatados para solicitar a participação. A nova Equipe Redatora deve realizar sua primeira reunião no fim de janeiro. Entre em contato com a secretaria da GNSO pelo e-mail gnso-secs@icann.org para participar da Equipe Redatora e de sua lista de e-mails.

Histórico

Com a probabilidade de que haja cada vez mais questões de interesse mútuo de vários SOs/ACs da ICANN, a GNSO formou uma equipe redatora para dar início ao desenvolvimento de uma estrutura de princípios operacionais para grupos de trabalho entre comunidades (CWGs) em outubro de 2011. A equipe redatora da GNSO propôs um conjunto de princípios iniciais e pediu feedback de outros SOs/ACs da ICANN em 2012. A ccNSO fez comentários detalhados e sugeriu algumas questões adicionais em relação à criação conjunta da pauta e à dissolução desses CWGs, entre outras. A nova equipe redatora dará continuidade ao trabalho inicial da equipe redatora original da GNSO e incorporará os comentários da ccNSO para desenvolver um conjunto final de princípios operacionais para o CWG.

Mais informações

Contato da equipe

Mary Wong, Diretora de políticas sênior


At-Large

10. ALAC quebra o recorde do ano anterior com 52 Declarações e Correspondências sobre Políticas em 2013

Visão rápida

O Comitê Consultivo At-Large quebrou seu recorde de 51 declarações sobre políticas e notas de correspondência enviadas em 2012, chegando a 52 em 2013.

Além do aumento significativo do desenvolvimento de declarações sobre políticas, o ALAC também aumentou a incorporação de comentários das cinco Organizações Regionais At-Large e suas 167 Estruturas At-Large.

O ALAC continua desenvolvendo Declarações e Correspondências em 2014. O ALAC enviou cinco Declarações de Recomendações para Políticas e duas Correspondências entre o início de dezembro e o início de janeiro, resumidas a seguir.

Acontecimentos recentes

As cinco Declarações de Recomendações para Políticas e as duas Correspondências do ALAC enviadas entre o início de dezembro e o início de janeiro estão resumidas a seguir.

Declaração do ALAC sobre as Alterações propostas para o Estatuto em relação ao Grupo de Contato Técnico

  • O ALAC apoia as alterações propostas ao estatuto para aumentar a disponibilidade de recomendações técnicas para a Diretoria, bem como a eficácia do Grupo de Contato Técnico.  Está claro que o modus operandi atual não está funcionando e que ele não trouxe benefício algum à ICANN em termos de recomendações. No entanto, o ALAC está preocupado com que a ordem em que as alterações sejam apresentadas não esteja alinhada às recomendações originais das conclusões do WG de relações técnicas da diretoria.
  • O ALAC entende que a proposta não é dissolver completamente o TLG, mas remover a posição de TLG da diretoria da ICANN. O ALAC pede que a diretoria da ICANN garanta que a substituição da posição de TLG na Diretoria seja feita estruturalmente pelo acesso constante à competência técnica necessária, não só por consultas estruturadas, à distância.
  • O ALAC considera que a eliminação total da posição de uma conexão técnica com a diretoria da ICANN não deve ocorrer até que pelo menos um mecanismo de busca de recomendações regulares do Grupo de Contato Técnico (TLG) seja estabelecido. Esse recurso deve ser permanente e deve permitir que os grupos constituintes técnicos possam fornecer recomendações à diretoria de forma contínua, não apenas para responder perguntas.
  • O ALAC receia que as alterações propostas para o estatuto da ICANN excluam a possibilidade de que o TLG indique um delegado para o Comitê de Nomeação. Devido à preocupação de ter pessoas na diretoria com a expertise técnica suficiente, essa alteração NÃO deve receber apoio e o TLG deve continuar podendo selecionar um delegado para trabalhar no Comitê de Nomeação.

Declaração do ALAC sobre o Relatório Provisório do WG de FoI da ccNSO sobre "Revogação"

  • OALAC parabeniza o Grupo de Trabalho do Esquema de Interpretação da ccNSO (FOIWG) pelos resultados de seu trabalho para o esclarecimento dos parâmetros que regem a revogação da delegação de ccTLDs pelo Operador do IANA.
  • O ALAC acredita que a clareza sobre os parâmetros de revogação, além de um processo claro e transparente por parte do Operador do IANA são cruciais para garantir que todos os atos de revogação sejam realizados com responsabilidade, transparência, sensibilidade e cuidado, e que de nenhuma forma atrapalhem a resolução contínua de nomes para os usuários da Internet.
  • O ALAC concorda com a interpretação do RFC 1591 pelo Grupo de Trabalho, que determina que a revogação é um dos três mecanismos disponíveis para o Operador do IANA.
  • O ALAC sugere também os pontos a seguir para aprimorar o trabalho de interpretação:
    • Especificar mais o mecanismo de apelação para o gerente de ccTLD em caso de revogação na seção 4.3.7.3. A operacionalização da interpretação seria mais eficiente se houver maior clareza sobre o tipo e a jurisdição geográfica do "corpo independente" que se qualificaria para o processo de apelação.
    • Solicitar ao IANA que mantenha relatórios precisos e informativos sobre casos de redelegação e que registre recibos de autorização de transferência do gerente de ccTLD responsável, com o objetivo de distinguir melhor casos claros de revogação quando o desempenho do IANA for analisado.

Correspondência entre ALAC e LACRAO sobre a Conferência do Brasil e a 1net

  • Essa carta foi enviada por Olivier Crépin-Leblond, presidente do ALAC, a Fadi Chehadé, presidente e CEO da ICANN, comentando a Conferência do Brasil e a 1net.

Carta do ALAC sobre a Proteção de Identificadores de IGO e INGO em todas as Recomendações de gTLDs (PDP) para Consideração da Diretoria

  • Essa carta foi enviada como Comentário Público por Olivier Crépin-Leblond, presidente do ALAC, em relação à proteção de Identificadores de IGO e INGO em todas as Recomendações de gTLDs (PDP) para Consideração da Diretoria.

Declaração do ALAC em relação ao estudo sobre o mau uso do Whois

  • O ALAC analisou o Estudo sobre o Mau Uso do WHOIS encomendado pela ICANN e executado por pesquisadores da Carnegie Mellon University. O ALAC observa que o estudo apresentou conclusões que se alinham à experiência individual dos membros do At-Large. Além disso, as evidências da ampla ocorrência validou pesquisas similares realizadas por pesquisadores vinculados ao At-Large.
  • O ALAC sabe que alguns setores da comunidade da ICANN analisaram os resultados desse estudo, e manifestaram algumas dúvidas e preocupações sobre a metodologia, o tamanho do conjunto de dados, a abrangência geográfica do estudo e/ou a análise dos dados, com a intenção de minar as conclusões. Nada que tenhamos visto até agora abalou nossa confiança neste fato: o mau uso do WHOIS é real e amplo, assim como demonstram as evidências de 44% da amostra de registrantes em vários domínios.
  • O ALAC apoiará todas as medidas úteis para acabar com o mau uso, incluindo mas não se limitando a técnicas contra a coleta de dados do WHOIS.

Declaração do ALAC sobre o Relatório do Grupo de Trabalho Entre Comunidades sobre Segurança e Estabilidade do DNS

  • O ALAC adota o Relatório enviado pelos copresidentes do DSSA WG, assim como o Relatório Final do DSSA WG, de acordo com a seção 2.4 desta pauta;
  • O Presidente do ALAC deve informar aos copresidentes da ccNSO, GNSO, NRO e SSAC no DSSA WG sobre a adoção do Relatório pelo ALAC;
  • O Presidente do ALAC também deve informar os presidentes das outras SOs e ACs participantes (GNSO, ccNSO, NRO e SSAC);
  • O ALAC concorda, mas observa com grande pesar, a recomendação de não proceder com a fase 2 conforme a carta do copresidente; e
  • O ALAC agradece e parabeniza a todos, especialmente os copresidentes do WG: Olivier Crépin-LeBlond (ALAC), Joerg Schweiger (.DE, ccNSO), Mikey O'Connor (GNSO), James Galvin (SSAC) e Mark Kosters (NRO) e todos os voluntários e funcionários que ajudaram com esse trabalho.

Declaração do ALAC sobre a Solicitação de Feedback Escrito da Comunidade – Recomendações do Grupo de Trabalho Sobre Regiões Geográficas

  • O ALAC apoia a recomendação de que a ICANN adote uma abordagem mais rigorosa, redefinindo uma estrutura de classificação clara e consistente que atribua países e territórios a regiões. No entanto, seria útil se o modo e os critérios para tal redefinição fossem sugeridos.
  • O ALAC apoia decididamente que a ICANN reconheça a soberania e o direito de autodeterminação dos Estados, permitindo que eles escolham sua região de alocação e solicitem, se desejarem, passar para outra região geográfica.
  • Quando falamos de geografia, estamos falando de regiões. O ALAC não acha que as regiões geográficas possam ser determinadas, em nenhuma condição, com base em considerações diferentes das regionais. A diversidade cultural e linguística é importante, mas não pode afetar a estrutura das regiões geográficas. Se quisermos falar de regiões mais cultura mais idioma, teremos que falar de diversidade, não de regiões geográficas.
  • O ALAC apoia a recomendação de emendar o estatuto para modificar a solicitação atual de revisão das Regiões Geográficas em um período de três a cinco anos.

Mais informações

Página de correspondência At-Large

Página de desenvolvimento de políticas do At-Large

Contato da equipe

Matt Ashtiani, especialista em políticas


11. Infográfico – Programa de 2014 para a Seleção do Diretor pelo ALAC/Comunidade At-Large

Infográfico - Programa de 2014 para a Seleção do Diretor pelo ALAC/Comunidade At-Large

12. A preparação para a Segunda Cúpula At-Large já começou

Visão rápida

Mais de 160 Estruturas At-Large (ALSes) de todo o mundo se reunirão em Londres na ICANN 50 para a segunda Cúpula At-Large (ATLAS II). Na ATLAS II, os representantes da comunidade At-Large poderão debater os principais assuntos de interesse relacionados à ICANN, sobre políticas e processos, e dar a opinião da comunidade At-Large, presente fisicamente na reunião, sobre as questões. A ICANN também poderá mostrar o papel essencial da comunidade At-Large em seu modelo ascendente, com várias partes interessadas e voltado para o consenso.

Acontecimentos recentes

O Comitê Organizador da ATLAS II aprovou o tema da ATLAS II: "Internet Global: a perspectiva do usuário." As sessões plenárias e especiais explorarão assuntos relevantes identificados por representantes de toda a ALSes em relação ao desenvolvimento de políticas na ICANN e questões mais amplas de governança na Internet.

Próximas etapas

O Grupo de Trabalho de Relações Públicas está finalizando as prioridades temáticas para a ATLAS II, e o grupo de trabalho de Eventos está trabalhando no cronograma final. A ALSes também confirmará seus representantes em breve.

Histórico

A primeira Cúpula At-Large, muito bem-sucedida, foi realizada em março de 2009 na ICANN 34, na Cidade do México. A Declaração que foi produzida durante a primeira Cúpula At-Large serviu como base para o desenvolvimento significativo da comunidade At-Large.

A ATLAS II fortalecerá a estrutura ascendente da comunidade At-Large, ampliando a capacidade e o reconhecimento das mais de 160 ALSes. Além disso, a ATLAS II desenvolverá mais a capacidade de participação da comunidade At-Large na ICANN.

Mais informações

Contato da equipe

Heidi Ullrich, diretora sênior do At-Large
Carlos Reyes, analista de políticas sênior


13. A comunidade At-Large se expande para 168 estruturas At-Large

O Comitê Consultivo At-Large (ALAC) está em vias de certificar cinco organizações como Estruturas At-Large (ALSes): ISOC Quênia, Capital Area Globetrotters, ISOC Bangladesh Dhaka, ISOC Paquistão Islamabad e ISOC Japão. Essas cinco novas ALSes expandem a diversidade regional da comunidade At-Large, que representa milhares de usuários finais de Internet. Com a adição dessas cinco novas organizações, o número de ALSes credenciadas agora chega a 168.

Acontecimentos recentes

O ALAC está votando na certificação de ISOC Quênia, Capital Area Globetrotters, ISOC Bangladesh Dhaka, ISOC Paquistão Islamabad e ISOC Japão como Estruturas At-Large (ALSes). O processo de certificação incluiu a averiguação de antecedentes realizada pela equipe da ICANN as recomendações regionais fornecidas pela Organização Regional At-Large da África (AFRALO), pela Organização Regional At-Large da América do Norte (NARALO) e pela Organização Regional At-Large da Ásia, Austrália e Ilhas do Pacífico (APRALO).

Informações adicionais sobre as Estruturas At-Large novas e pendentes:

O ISOC Quênia localiza-se em Nairóbi– Quênia. A missão do ISOC Quênia inclui, entre outras, promover o desenvolvimento aberto, a evolução e o uso da Internet para o benefício de todas as pessoas

do mundo. Essa organização será uma ALS na AFRALO.

Capital Area Globetrotters localiza-se em Washington DC, Estados Unidos. A missão da Capital Area Globetrotters é promover o desenvolvimento profissional e capacitar a comunidade para promover a participação e a liderança em áreas importantes para a evolução da Internet. Essa organização será uma ALS da NARALO.

O ISOC Bangladesh Dhaka localiza-se em Dhaka, Bangladesh. A missão do ISOC Bangladesh Dhaka inclui, entre outras, promover o uso da Internet em todos os aspectos da vida e apoiar parte da Internet global, padronizar a Internet em todos os aspectos de seu uso, infraestrutura, reconhecimento e operação, bem como facilitar o trabalho do órgão governante com recomendações e aditamentos para políticas em nível nacional de acordo com as necessidades globais em todo o mundo.Essa organização será uma ALS na APRALO.

O ISOC Paquistão Islamabad localiza-se em Islamabad, Paquistão. A missão do ISOC Paquistão se concentra na proteção do uso aberto e inovador da Internet, envolvendo e educando a próxima geração de usuários da Internet e ajudando-os a moldar sua evolução, oferecendo um fórum com várias partes interessadas para a troca de visões e experiências sobre a Internet. Essa organização será uma ALS na APRALO.

O ISOC Japão localiza-se em Tóquio, Japão. A missão do ISOC Japão inclui o aumento do número de pessoas que entendam e apoiem a Missão da Sociedade da Internet por meio da apresentação de suas atividades para a comunidade japonesa, servindo como ponto focal para o compartilhamento de conhecimentos e o estabelecimento de contatos profissionais para os membros da Sociedade da Internet que moram no Japão; além da educação e motivação dos líderes da próxima geração que desempenham funções ativas na comunidade da Internet dentro e fora do Japão. Essa organização será uma ALS na APRALO

Histórico

Um dos pontos fortes da comunidade At-Large é que ela incorpora as visões de um conjunto de organizações globalmente diversificadas de usuários finais de Internet, ou ALSes, organizadas dentro de cinco RALOs. As visões dessas organizações básicas são coletadas por meio de um processo ascendente interno de desenvolvimento de políticas voltado ao consenso, e são representadas pelos documentos oficiais do ALAC.

Mais informações

Contato da equipe

Nathalie Peregrine: apoio a equipes de políticas para o At-Large


GAC

14. GAC e GNSO lançam Grupo de Consulta sobre Envolvimento Antecipado

Visão rápida

O Comitê Consultivo para Assuntos Governamentais (GAC) e a Organização de Nomes Genéricos (GNSO) estabeleceram conjuntamente um grupo de consulta a fim de explorar maneiras para que o GAC se envolva desde o início no Processo de Desenvolvimento de Políticas (PDP) da GNSO e para melhorar a cooperação geral entre os dois órgãos (por exemplo, explorando a opção de um contato). O grupo de consulta realizou sua primeira reunião em dezembro e está trabalhando para finalizar sua pauta proposta.

Histórico

O lançamento desse Grupo de Consulta do GAC e da GNSO sobre o Envolvimento Antecipado é o resultado de discussões entre as duas entidades na reunião da ICANN em Buenos Aires, bem como em reuniões anteriores da ICANN, refletindo um desejo comum de explorar e aprimorar formas de envolvimento antecipado nas atividades de desenvolvimento de políticas da GNSO. Ambas as Equipes de Revisão de Responsabilidade e Transparência (ATRT) chamaram a atenção especificamente sobre essa questão.

A ICANN recebe opiniões dos governos por meio do GAC. O GAC desempenha um papel chave ao dar assessoramento à ICANN sobre assuntos de políticas públicas, especialmente onde pode haver a interação entre as atividades ou políticas da ICANN e as leis nacionais ou os tratados internacionais. O GAC realiza habitualmente três reuniões anuais, simultaneamente com as reuniões públicas da ICANN, e nesse âmbito discute questões com a diretoria da ICANN, suas Organizações de Apoio, Comitês Consultivos e outros grupos. O GAC também pode discutir questões entre reuniões com a diretoria em reuniões presenciais ou por teleconferência.

A GNSO é responsável por desenvolver políticas para Domínios de Primeiro Nível genéricos (por exemplo, .com, .org, .biz). A GNSO trabalha para manter a operação justa e ordenada dos gTLDs na Internet global, promovendo a inovação e a concorrência. A GNSO usa seu Processo de Desenvolvimento de Políticas (PDP) para desenvolver recomendações de políticas que, após a aprovação, são enviadas à Diretoria da ICANN para consideração.

Mais informações

Lista de e-mails do Grupo de Consulta sobre Envolvimento Antecipado do GAC e da GNSO

Contato da equipe

Olof Nordling, diretor sênior de relações do GAC, e Marika Konings, diretora sênior e líder de equipe da GNSO

Jeannie Ellers, Gerente, coordenação do GAC

update-jan14-pt.pdf  [383 KB]

Domain Name System
Internationalized Domain Name ,IDN,"IDNs are domain names that include characters used in the local representation of languages that are not written with the twenty-six letters of the basic Latin alphabet ""a-z"". An IDN can contain Latin letters with diacritical marks, as required by many European languages, or may consist of characters from non-Latin scripts such as Arabic or Chinese. Many languages also use other types of digits than the European ""0-9"". The basic Latin alphabet together with the European-Arabic digits are, for the purpose of domain names, termed ""ASCII characters"" (ASCII = American Standard Code for Information Interchange). These are also included in the broader range of ""Unicode characters"" that provides the basis for IDNs. The ""hostname rule"" requires that all domain names of the type under consideration here are stored in the DNS using only the ASCII characters listed above, with the one further addition of the hyphen ""-"". The Unicode form of an IDN therefore requires special encoding before it is entered into the DNS. The following terminology is used when distinguishing between these forms: A domain name consists of a series of ""labels"" (separated by ""dots""). The ASCII form of an IDN label is termed an ""A-label"". All operations defined in the DNS protocol use A-labels exclusively. The Unicode form, which a user expects to be displayed, is termed a ""U-label"". The difference may be illustrated with the Hindi word for ""test"" — परीका — appearing here as a U-label would (in the Devanagari script). A special form of ""ASCII compatible encoding"" (abbreviated ACE) is applied to this to produce the corresponding A-label: xn--11b5bs1di. A domain name that only includes ASCII letters, digits, and hyphens is termed an ""LDH label"". Although the definitions of A-labels and LDH-labels overlap, a name consisting exclusively of LDH labels, such as""icann.org"" is not an IDN."