Skip to main content
Resources

ATUALIZAÇÃO DE POLÍTICA | Volume 14, edição 5 – maio de 2014

Esta página também está disponível em:

PDF Version [190 KB]

http://www.icann.org/en/resources/policy/update

ÍNDICE ANALÍTICO:

Na ICANN

  1. A NOVA Atualização de Política
  2. Primeiro Prêmio Ethos com Várias Partes Interessadas Planejado para o ICANN 50
  3. Assuntos Atualmente Abertos para Comentário Público

ASO

  1. Notícias sobre NRO e RIR

ccNSO

  1. Conselho Envia Comentários sobre o Processo de Transição da Administração de IANA

GNSO

  1. Início dos Preparativos para Revisão da GNSO
  2. Iniciativa Lançada para Desenvolver Melhores Princípios Operacionais de Grupos de Trabalho entre as Comunidades
  3. Conselho da GNSO Não Faz Objeção à Especificação 13

At-Large

  1. ALAC Envia 10 Declarações de Conselhos sobre Políticas
  2. Planejamento do ATLAS II Entra no seu Último Mês
  3. A Série de Seminários na Web sobre Desenvolvimento de Capacidades ATLAS II Continua
  4. At-Large se Expande para 173 Estruturas At-Large

GAC

  1. Reunião Governamental de Alto Nível Será Realizada no ICANN 50

RSSAC

  1. RSSAC Busca Membros para Comissão

Leia em seu idioma preferido

A atualização de política da ICANN está disponível nos seis idiomas oficiais das Nações Unidas. A atualização de política é publicada no site da ICANN e está disponível por meio da assinatura on-line. Pare receber a atualização na sua caixa de entrada todos os meses, acesse a página de assinaturas da ICANN, informe seu endereço de e-mail e selecione "Atualização de política" para assinar. Esse serviço é gratuito.

Declaração de finalidade da atualização de política da ICANN

Envie perguntas, comentários e sugestões para: policyinfo@icann.org.

Organizações de apoio a políticas e comitês consultivos

Organização de Apoio a Endereços ASO
Organização de Apoio a Nomes de Domínio com Código de País ccNSO
Organização de Apoio a Nomes Genéricos GNSO
Comitê Consultivo Geral (At-Large) ALAC
Comitê Consultivo Governamental GAC
Comitê Consultivo para o Sistema de Servidor-Raiz RSSAC
Comitê Consultivo para Segurança e Estabilidade SSAC

Na ICANN

1. A NOVA Atualização de Política

Visão rápida

O recente lançamento do novo site ICANN.org e as melhorias contínuas da estratégia de participação digital da ICANN levaram a uma análise mais detalhada sobre como aproveitar melhor aAtualização de Política como recurso para oferecer notícias e conteúdo mais eficazes sobre o desenvolvimento de políticas.

Acontecimentos recentes

A Equipe de Apoio ao Desenvolvimento de Políticas, em parceria com a Equipe de Comunicação, está trabalhando para desenvolver e em breve lançar uma nova experiência de Atualização de Política para os nossos estimados leitores e membros da comunidade.

A nova Atualização de Política continuará fornecendo o mesmo conteúdo de qualidade sobre as atividades da ICANN relacionadas ao desenvolvimento de políticas, mas esperamos apresentar um formato mais dinâmico e interativo. O novo design incentivará nossos leitores a compartilhar conteúdo e fornecer métricas à Equipe de Apoio ao Desenvolvimento de Políticas para ela compreender com mais eficiência como melhor atender à comunidade de desenvolvimento de políticas da ICANN.

Próximas etapas

Depois que a nova Atualização de Políticafor lançada, feedback e sugestões serão bem-vindos pelo e-mail policyinfo@icann.org. A Atualização de Política continuará evoluindo em resposta a nossos assinantes.

Mais informações

Declaração de Propósito da Atualização de Política

Contato da equipe

Kelsey Suemnicht, Coordenadora de Comunicação Global


2. Primeiro Prêmio Ethos com Várias Partes Interessadas Planejado para o ICANN 50

Acontecimentos recentes

Em abril, a ICANN deu início ao período de indicações para o primeiro Prêmio Ethos com Várias Partes Interessadas. Esse programa de premiação tem o objetivo de reconhecer membros da comunidade que trabalharam em posições de liderança em vários grupos de trabalho ou comitês da ICANN, demonstrando colaboração com diferentes organizações de apoio e/ou comitês consultivos. A ICANN espera reconhecer os participantes da comunidade que (1) trabalharam com dedicação em soluções baseadas em consenso, (2) confirmaram a importância do modelo com várias partes interessadas da ICANN para a governança da Internet e (3) contribuíram de maneira significativa para os interesses fundamentais da organização da ICANN e de sua comunidade.

Os candidatos ao prêmio deverão comprovar pelo menos cinco anos de participação na comunidade da ICANN. Tanto indivíduos quanto organizações podem ser candidatos ao prêmio. Um painel de membros da comunidade está sendo formado para ajudar a revisar todas as indicações e determinar os melhores candidatos para os primeiros prêmios. Os recebedores desse prêmio serão avaliados pelo painel de seleção da comunidade tendo em mente quatro critérios principais:

  1. Trabalho voluntário comprovado com várias partes interessadas por meio de grupos de trabalho ou comitês;
  2. Espírito de colaboração demonstrado por meio do envolvimento com outros membros da comunidade, com o objetivo de alcançar um consenso;
  3. Facilitador comprovado do diálogo e do debate aberto de maneira justa, cordial e amistosa e
  4. Outros fatores de dedicação comprovados demonstrados durante o tempo dispendido apoiando o modelo de várias partes interessadas da ICANN e sua eficiência geral.

Histórico

O modelo distinto com várias partes interessadas da ICANN reúne membros da comunidade com históricos e interesses diferentes para trabalharem em prol de um objetivo comum: garantir a segurança e a estabilidade dos sistemas de identificadores exclusivos da Internet. Devido à presença de tantas opiniões e interesses diferentes na estrutura de elaboração de políticas da ICANN, gentileza e colaboração são comportamentos essenciais altamente valorizados. O Prêmio Ethos com Várias Partes Interessadas tem como objetivo reconhecer esses participantes da ICANN que investiram profundamente em soluções baseadas em consenso e na importância do modelo com várias partes interessadas da ICANN.

Próximas etapas

Os membros da comunidade são essenciais para o sucesso da ICANN, e a ICANN tem o compromisso de reconhecê-los por seu trabalho por meio do Prêmio Ethos com Várias Partes Interessadas. Os selecionados para receber o prêmio serão reconhecidos no ICANN 50 em Londres.

Mais informações

Contato da equipe

Benedetta Rossi, Coordenadora de Apoio Para o Envolvimento da Comunidade


3. Assuntos Atualmente Abertos para Comentário Público

No momento, há nove períodos de comentário público abertos sobre questões de interesse para a comunidade da ICANN. As seis oportunidades de comentários públicos a seguir estão disponíveis desde a edição de abril da Atualização de Política.

Proposta para o uso de Diretorias Consultivas de Políticas obrigatórias para cadeias de caracteres de novos gTLDs do setor regulamentado e sensíveis à confiança do consumidor. A finalidade desse período de comentários públicos é obter feedback e coletar comentários da comunidade mais ampla sobre o futuro desenvolvimento do modelo de PABs (Policy Advisory Boards, Diretorias Consultivas de Políticas) e a quais cadeias de caracteres de TLDs ele seria melhor aplicado. O período de comentários foi encerrado no dia 16 de abril; o período de respostas termina no dia 21 de maio.

TLDs com Variantes de IDN – Implementação do Procedimento de LGR – Repertório Máximo Inicial Versão 1 já está aberto para comentários públicos. Pedimos que os membros da comunidade, especificamente os que trabalham com Nomes de Domínios Internacionalizados, inclusive ccTLDs de IDN e solicitantes de novos gTLDs, bem como especialistas que estejam trabalhando no desenvolvimento de Regras de Geração de Etiquetas façam comentários. O período de comentários foi encerrado no dia 30 de abril; o período de respostas termina no dia 21 de maio.

Relatório Provisório do Grupo de Trabalho de Especialistas em Dados de Registro Internacionalizados. Esse Fórum Público solicita comentários sobre o Relatório Provisório do Grupo de Trabalho de Especialistas em IRD (Internationalized Registration Data, Dados de Registro Internacionalizados). O Relatório propõe requisitos de internacionalização para quatorze categorias de elementos de dados atualmente produzidas pelos diversos serviços de diretório de dados de registro de gTLD. O período de comentários foi encerrado no dia 5 de maio; o período de respostas termina no dia 27 de maio.

Melhorando a Responsabilidade da ICANN. Essa discussão analisará como a ICANN permanece responsável diante da ausência de sua relação contratual histórica com o governo dos EUA e a dificuldade notada, no que diz respeito à responsabilidade da ICANN em toda a organização, vinculada a essa função. Embora esteja relacionado às discussões em andamento sobre a Transição da Administração de IANA, esse é um processo distinto. O resultado desse processo deverá ser concluído dentro do mesmo cronograma do trabalho de transição da administração. O período de comentários termina no dia 27 de maio; o período de respostas termina no dia 18 de junho.

Orçamento e Plano Operacional Preliminar para o AF de 2015. Junte-se a nós para elaborar o orçamento e plano operacional anual da ICANN para o AF de 2015, que descreve as atividades planejadas de 1 de julho de 2014 a 30 de junho de 2015 com base nos objetivos estratégicos da ICANN, as prioridades do ano fiscal e as opiniões da comunidade. O período de comentários termina no dia 29 de maio; o período de respostas termina no dia 30 de junho.

Versão Preliminar do Plano Estratégico de Cinco Anos da ICANN (AF16 – AF20). Desenvolvido com base nas opiniões fornecidas pela comunidade ao longo de uma extensa conversa de estratégia pública, o Plano Estratégico Preliminar propões uma nova Visão, reitera a atual Missão da ICANN e descreve cinco áreas de foco com as Metas e Objetivos Estratégicos. A ICANN está buscando feedback geral, bem como opiniões sobre os resultados mensuráveis propostos para os Objetivos das Áreas de Foco. Seus comentários ajudarão a fornecer informações para a versão final do Plano Estratégico de Cinco Anos da ICANN. O período de comentários termina no dia 31 de maio; o período de respostas não foi especificado.

Para obter uma lista completa das questões abertas para comentários públicos, bem como fóruns de comentários públicos encerrados e arquivados recentemente, acesse a página da Web para Comentário Público.

A equipe também mantém uma página para ajudar a prever possíveis oportunidades "futuras" para comentários públicos. Essa página (página "Public Comments - Upcoming" [Comentários Públicos - Futuros]) fornece informações sobre possíveis oportunidades futuras para comentários públicos. A página é atualizada após cada Encontro Público da ICANN para ajudar as pessoas e a comunidade a definir prioridades e planejar suas futuras cargas de trabalho.


ASO

4. Notícias sobre NRO e RIR

ASO Logo

Visão rápida

Esta seção destaca os acontecimentos recentes na Organização de Recursos Numéricos e nos cinco Registros Regionais da Internet.

Acontecimentos recentes

AFRINIC | O Comitê de Nomeação anunciou a lista de candidatos para as futuras eleições de membros da Diretoria. O público está convidado para enviar comentários sobre os candidatos até às 20:00 UTC de 26 de maio de 2014. Para obter mais informações, acesse a página do comunicado.

APNIC | O APNIC implementou recentemente uma alteração na sua política de Números do AS (Autonomous System, Sistema Autônomo) a fim de permitir a transferência de números do AS dentro da região e entre regiões com políticas inter-regionais compatíveis de transferência de Número do AS. Para obter mais informações sobre a política revisada, acesse a página do comunicado.

ARIN | O relatório do encontro do ARIN 33, realizado em abril, já está disponível. O relatório inclui apresentações, notas de resumo e transcrições. Os arquivos das transmissões pela Web serão disponibilizados em breve. O ARIN 34 será realizado nos dias 9 e 10 de outubro de 2014, em Baltimore, Maryland, EUA.

LACNIC | Raúl Echeberria, CEO do LACNIC, anunciou sua saída do cargo em vigor a partir de 30 de junho de 2014. Por quase 12 anos, Echeberria transformou o LACNIC e liderou seu crescimento significativo. Uma sessão formal de despedida foi realizada no dia 8 de maio de 2014, durando o LACNIC 21 em Cancun, México. Mais informações estão disponíveis na página do comunicado.

NRO | A NRO enviou uma resposta para a consulta da ICANN sobre a transição da administração pela NTIA das funções de IANA. O documento está disponível na página do comunicado.

RIPE NCC | A Atualização para Membros do RIPE NCC (Centro de Coordenação de Redes IP Europeias) foi publicada com um destaque particular para os assuntos e as atividades relacionadas ao RIPE 68 na Varsóvia, Polônia, incluindo a Assembleia Geral e as eleições. Para ver a atualização, acesse a página do comunicado.

Histórico

Os cinco RIRs (AfriNIC, APNIC, ARIN, LACNIC e RIPE NCC) oferecem alocação e gerenciamento de recursos de Internet, serviços de registro, atividades de desenvolvimento de políticas regionais, e serviços técnicos de apoio à operação global da Internet. Os RIRs participam da comunidade da Internet global de forma independente, e também de forma conjunta na coordenação da NRO. De acordo com um MoU (Memorando de Entendimento) de 2004 com a ICANN, a NRO cumpre o papel, as responsabilidades e as funções da ASO (Organização de Apoio de Endereços).

Mais informações

Contato da equipe

Barbara Roseman, Diretora de Políticas e Analista Técnica

Carlos Reyes, Analista de Políticas Sênior


ccNSO

5. Conselho Envia Comentários sobre o Processo de Transição da Administração de IANA

ccNSO Logo

Visão rápida

No ICANN 49, o Conselho da ccNSO indicou Byron Holland, Becky Burr e Keith Davidson como membros do Comitê de Coordenação do Processo da ccNSO referente ao Processo de Transição das Funções de IANA.

Acontecimentos recentes

Após o comunicado da NTIA sobre sua intenção de transferir as funções fundamentais de nomes de domínio da Internet, o Conselho da ccNSO enviou uma Declaração Provisória do Conselho da ccNSO sobre as propostas para o Processo de Transição de Administração da IANA. A Declaração Provisória se concentrou primeiro no escopo proposto para o processo. Em segundo lugar, ela aludiu à necessidade de incluir dois representantes selecionados pelos operadores de ccTLDs e dois selecionados pelos operadores de gTLDs como "partes afetadas" para o comitê gestor sugerido. As observações finais se referiam aos princípios, aos mecanismos e aos processos para a proposta de transição.

Próximas etapas

O Comitê de Coordenação do Processo da ccNSO vai monitorar de perto o processo de transição de IANA proposto, bem como etapas e propostas posteriores. Ele também informará, convidará e envolverá o Conselho da ccNSO e a comunidade geral de ccTLDs.

Histórico

Após o comunicado da NTIA sobre sua intenção de transferir as funções fundamentais de nomes de domínio da Internet, o Conselho da ccNSO criou um "Comitê de Coordenação referente ao Processo de Transição de IANA" no seu encontro em Cingapura. O propósito desse comitê é coordenar o trabalho da ccNSO para participar do Processo de Transição das Funções de IANA e coordenar a ccNSO com outros esforços direcionados para incluir a ampla comunidade de ccTLDs no processo.

O comitê pode convidar outros membros da comunidade de ccTLD para participar de seu trabalho se considerar necessário e apropriado.

Mais informações

Contato da equipe

Bart Boswinkel, Diretor Sênior, Apoio ao Desenvolvimento de Políticas da ccNSO


GNSO

6. Início dos Preparativos para Revisão da GNSO

Visão rápida

O objetivo da recente Revisão da GNSO é examinar a eficiência organizacional da GNSO, inclusive os componentes da sua estrutura (Conselho da GNSO, Grupos de Trabalho da GNSO, Grupos de Partes Interessadas da GNSO e Grupos Constituintes). A revisão, programada para iniciar no dia 1 de julho de 2014, ou aproximadamente nessa data, terá um escopo direcionado com base nos critérios objetivos e quantificáveis fornecidos para um examinador independente.

Acontecimentos recentes

No dia 22 de abril de 2014, a ICANN comunicou que está buscando um especialista autônomo para realizar uma revisão independente da Organização de Apoio a Nomes Genéricos. O especialista autônomo poderá usar os seguintes métodos para coletar informações:

  • Análise de documentações, registros e relatórios disponíveis.
  • Resultados de uma Avaliação 360, um mecanismo on-line para coletar e resumir feedback de membros da estrutura da GNSO, membros interessados da comunidade da ICANN e participantes de outras estruturas, membros da Diretoria e equipe.
  • Integração de Avaliações da Segunda Equipe de Revisão de Responsabilidade e Transparência – consulte o Anexo A, Relatório e Recomendações [PDF, 3.46 MB], da Segunda Equipe de Revisão de Responsabilidade e Transparência.
  • Entrevistas limitadas, se necessário.

O envolvimento da comunidade da GNSO, bem como as contribuições e a participação da ampla comunidade da ICANN são componentes importantes para esse processo de revisão. O Comitê de Melhorias Estruturais (SIC) da Diretoria, que está supervisionando o processo de revisão, solicitou que um Grupo de Trabalho de Revisão da GNSO seja formado para atuar como uma ligação entre a GNSO, o examinador autônomo e o SIC. O grupo de trabalho provavelmente fornecerá contribuições sobre os critérios de revisão e a Avaliação 360, coordenará entrevistas e dará esclarecimentos de maneira objetiva, além de avaliar as respostas dadas para as descobertas e recomendações preliminares do revisor. Depois de o revisor emitir um relatório final e a Diretoria tomar medidas com base nele, conforme apropriado, o Grupo de Trabalho de Revisão da GNSO deverá, em seguida, planejar e coordenar um plano sólido de implementação e patrocinar a implementação de atividades de aprimoramento.

Próximas etapas

O Conselho da GNSO está trabalhando na formação do Grupo de Trabalho de Revisão da GNSO que deverá representar a diversidade da comunidade da GNSO, refletindo a composição do Conselho da GNSO (até 3 representantes do Grupo de Partes Interessadas de Registros, até 3 representantes do Grupo de Partes Interessadas de Registradores, até 2 representantes indicados do Comitê de Nomeação, até 2 representantes do Grupo Constituinte de Negócios, até 2 representantes do Grupo Constituinte de Propriedade Intelectual, até 2 representantes do Grupo Constituinte de Provedores de Serviços de Internet e Provedores de Conectividade, até 6 representantes do Grupo de Partes Interessadas Não Comerciais, além da possibilidade de outras SOs/ACs indicarem 1 observador para esse trabalho). As atividades do Grupo de Trabalho de Revisão da GNSO serão realizadas de maneira aberta e totalmente transparente.

O cronograma e os marcos para a revisão da GNSO são os seguintes:

Atividades e marcos Data de conclusão prevista
GNSO identificará o Grupo de Trabalho de Revisão da GNSO 14 de maio
Ajudar no ajuste dos critérios da avaliação 30 de maio
Contribuir para o desenvolvimento da Avaliação 360 e coordenar o componente de autorrevisão. 15 de junho
Revisão o início da participação e sua continuidade, conforme necessário 1 de julho – 31 de outubro
Resumir os resultados da Avaliação 360 30 de julho
Relatório Preliminar 1 30 de setembro
Esclarecimento e retribuição da GNSO 11 e 12 de outubro (ICANN 51)
Relatório Preliminar 2 31 de outubro
Período de Comentário Público 1 de novembro – 5 de janeiro de 2015
Relatório Final 15 de janeiro
Plano de implementação em coordenação com a GNSO 16 de janeiro – 20 de fevereiro
Implementar recomendações Até o fim de maio de 2014

Histórico

Como parte do compromisso contínuo da ICANN com sua evolução e aprimoramento, o Artigo IV – Seção 4 do Estatuto da ICANN contém disposições para uma "revisão periódica do desempenho e da operação de cada Organização de Apoio, cada Conselho de Organização de Apoio, cada Comitê Consultivo (além do Comitê Consultivo para Assuntos Governamentais) e do Comitê de Nomeação". Essas revisões periódicas apresentam para as estruturas da ICANN oportunidades de aprimoramento contínuo por meio da aplicação consistente de princípios de revisão de conformidade a fim de medir objetivamente o desempenho relacionado a critérios específicos e quantificáveis desenvolvidos pela ICANN com base na natureza exclusiva de suas estruturas. A implementação resultante de aprimoramentos e os meios sistemáticos para medir o desempenho e validar a eficiência de implementação são de extrema importância para a legitimidade contínua da ICANN.

Mais informações

Contato da equipe

Marika Konings, Diretora de Políticas Sênior e Líder de Equipe da GNSO


7. Iniciativa Lançada para Desenvolver Melhores Princípios Operacionais de Grupos de Trabalho entre as Comunidades

Visão rápida

Um Grupo de Trabalho Entre Comunidades (CWG) desenvolverá uma Estrutura finalizada de Princípios Operacionais para governar a formação, as operações, a tomada de decisões e a dissolução de futuros CWGs. Observando o aumento de assuntos de interesse comum entre as diversas Organizações de Apoio (SOs) e Comitês Consultivos (ACs), foi emitida uma Convocação de Voluntários em todas as SOs e ACs da ICANN.

Acontecimentos recentes

Em 26 de março de 2014, os Conselhos da ccNSO e da GNSO aprovaram o regulamento para um novo CWG continuar o trabalho inicial realizado pela GNSO e pela ccNSO relacionado à criação de uma Estrutura de Princípios Operacionais para futuros Grupos de Trabalho Entre Comunidades. Membros da comunidade do ALAC, da ccNSO e da GNSO elaboraram o regulamento.

Próximas etapas

O novo CWG deverá começar a se reunir em maio, com o objetivo de produzir uma estrutura final para ser considerada pela nossa comunidade o quanto antes possível. Os membros da comunidade interessados em participar do CWG devem entrar em contato com a Secretaria da GNSO, que está coordenando a convocação de voluntários, pelo e-mail gnso-secs@icann.org. A participação no CWG é limitada a um certo número de membros e observadores para cada SO e AC. Por isso, é recomendado que os membros da comunidade interessados também informem seus respectivos presidentes sobre o seu interesse em participar.

Histórico

Em 2012, o Conselho da GNSO aprovou um conjunto inicial de princípio propostos para CWGs e solicitou feedback sobre eles junto a outras SOs e ACs da ICANN. Em 2013, o Conselho da ccNSO forneceu um feedback detalhado e sugestões sobre alguns ajustes e adições aos princípios propostos inicialmente. Em outubro de 2013, os Conselhos da ccNSO e da GNSO se reuniram e formaram em conjunto uma Equipe Redatora (DT) a fim de criar um Regulamento para um novo CWG que daria continuidade ao trabalho inicial da GNSO, conforme indicado pelo feedback da ccNSO. A DT elaborou um regulamento cujo objetivo era refletir a diversidade de assuntos e procedimentos entre as diversas SOs e ACs. Os Conselhos da ccNSO e da GNSO aprovaram o regulamento nos seus respectivos encontros em março de 2014.

Mais informações

Contato da equipe

Mary Wong, Diretora de Políticas Sênior

Bart Boswinkel, Diretor Sênior, Apoio ao Desenvolvimento de Políticas da ccNSO


8. Conselho da GNSO Não Faz Objeção à Especificação 13 – Additional Registry Agreement Clause Allows Brand Registries to Designate up to Three Exclusive Registrars

Visão rápida

No seu encontro de 8 de maio de 2014, o Conselho da GNSO aprovou uma resolução observando que, considerando as circunstâncias específicas envolvidas na implementação proposta de uma nova Especificação 13 no Contrato de Registros de novos gTLDs, o Conselho não faz objeção à implementação da Especificação 13 como um todo, inclusive uma cláusula adicional que permitirá a Registros de Marcas de novos gTLDs designar até três Registradores exclusivos.

Acontecimentos recentes

Uma cláusula na nova Especificação 13 do Contrato de Registros de novos gTLDs, se for implementada pela ICANN, permitirá a Registros "ponto"Marca designar até três Registradores exclusivos (consulte a seção Histórico abaixo). O Comitê do Programa de Novos gTLDs (NGPC) da Diretoria da ICANN solicitou que o Conselho da GNSO considerasse se essa cláusula seria inconsistente com a Recomendação 19 do Processo de Desenvolvimento de Políticas (PDP) para a Introdução de Novos gTLDs.

Depois de deliberar sobre o assunto, o Conselho da GNSO aprovou uma resolução referente à Especificação 13. Em sua resolução, o Conselho da GNSO afirmou que, embora acreditasse que a implementação dessa cláusula em particular seria inconsistente com a Recomendação 19, ele não faria objeção tendo em vista as circunstâncias específicas que envolvem a implementação proposta da Especificação 13. O Conselho observou que a ausência de objeção por parte da GNSO durante o fórum para comentários públicos dedicado ao assunto.

O Conselho da GNSO se reservou especificamente o direito de iniciar um Processo de Desenvolvimento de Políticas sobre esse tópico no futuro. O PDP pode resultar em uma Política de Consenso que afetará Registros existentes e novos, se o Conselho acreditar que há um engano ou exagero das condições específicas da Especificação 13. O Conselho também observou que sua ação de conceder uma exceção para esse assunto específico não deve ser interpretada como uma abertura de precedente para o futuro. Após a emissão bem-sucedida da resolução, o presidente do Conselho da GNSO enviou uma carta [PDF, 366 KB] ao presidente do NGPC notificando o NGPC sobre a resolução da GNSO.

Próximas etapas

O NGPC da Diretoria da ICANN realizará agora mais deliberações levando em consideração a resolução da GNSO referente à implementação da Especificação 13.

Histórico

Em 26 de março de 2014, o NGPC adotou uma resolução para aprovar a Especificação 13 proposta do Contrato de Registros de novos gTLDs que concede avais limitados para Operadores de Registros que se qualificam como "TLDs .Marca". Quase um terço de todas as solicitações de novos gTLDs podem se qualificar. A mesma resolução também aprovou a incorporação de uma cláusula adicional na Especificação 13, sendo que sua implementação só entraria em vigor 45 dias após a publicação da resolução.

A cláusula adicional permite a um Operador de Registro de um TLD "ponto"Marca designar até três Registradores credenciados pela ICANN a qualquer momento a fim de atuarem como Registrador(es) exclusivo(s) do TLD. A implementação dessa cláusula foi postergada para fornecer ao Conselho da GNSO a oportunidade de avisar a ICANN sobre a possibilidade de a cláusula adicional ser inconsistente com a carta e a intenção da Recomendação 19 da GNSO na Introdução de Novos Domínios Genéricos de Primeiro Nível. O presidente do NGPC enviou uma carta [PDF, 861 KB] ao presidente do Conselho da GNSO no dia 3 de abril de 2014 solicitando informações do Conselho da GNSO sobre o assunto.

Antes da resolução do NGPC, um fórum para comentários públicos sobre a Especificação 13 foi iniciado em 6 de dezembro de 2013. O período de comentário público foi encerrado em 31 de janeiro de 2014 sem objeções da GNSO à cláusula adicional, à exceção de um número de Registradores individuais, que posteriormente retiraram sua objeção.

O Conselho da GNSO começou a deliberar sobre a solicitação do NGPC referente à Especificação 13 no início de abril de 2014. O assunto foi discutido exaustivamente em dois Encontros do Conselho da GNSO, em 10 de abril de 2014 e em 8 de maio de 2014, e incluiu a discussão do assunto na lista de e-mails do Conselho da GNSO.

Contato da equipe

Berry Cobb, Consultor da GNSO


At-Large

9. ALAC Envia 10 Declarações de Conselhos sobre Políticas

Visão rápida

O ALAC duplicou sua alta taxa de preparação de declarações em resposta aos períodos para comentários públicos da ICANN. Entre meados de abril e o início de maio, o ALAC enviou um total de dez declarações de conselhos sobre políticas, sendo que cinco delas aguardam ratificação do ALAC.

Acontecimentos recentes

As dez declarações de conselhos sobre políticas enviadas pelo ALAC são resumidas abaixo.

Declaração do ALAC sobre a Estratégia da ICANN para Futuras Reuniões

  • O ALAC apoia as recomendações do relatório do Grupo de Trabalho de Estratégia de Reunião.
  • A diferenciação das três reuniões anuais melhoraria a rotação geográfica, diminuiria o número de sessões concomitantes, facilitaria as interações entre comunidades, aumentaria o trabalho concentrado em políticas e a participação das comunidades de Internet locais, e aumentaria as interações temáticas, regionais ou baseadas em idioma.
  • O ALAC também valoriza muito que o fornecimento de vistos se torne um dos principais critérios para a seleção do local das reuniões.
  • O ALAC sugere que 1) a disponibilidade local de uma Internet aberta seja adicionada aos critérios de seleção; 2) locais sem instalações para as comunidades de pessoas com deficiências não devem ser considerados; e 3) a cobertura em vídeo das reuniões deve usar câmeras e efeitos de câmera (giro e zoom) em vez de uma webcam fixa.
  • O ALAC concorda com a recomendação de não restringir a rotação das reuniões a cidades-sede da ICANN.

Declaração do ALAC sobre o Relatório Inicial do PDP da Política de Transferência entre Registradores (IRTP) Parte D

  • O ALAC apoia firmemente essas recomendações.
  • O ALAC apoia principalmente a Recomendação 5, que estenderia a limitação do lançamento de uma Política de Resolução de Disputas de Transferência (TDRP) dos 6 meses atuais para 15 meses a partir da transferência inicial.
  • Na recomendação 9, o termo "facilidade de uso" deve ser aumentado de forma abrangente para deixar claro que o site deve ser entendido por um registrante que não tenha que lidar com esses problemas regularmente.
  • Na recomendação 10, é essencial que, além dos registradores, os revendedores sejam incluídos explicitamente.

Declaração do ALAC sobre o Processo de Desenvolvimento de Políticas (PDP) para Assuntos Relacionados ao Credenciamento de Serviços de Privacidade e Proxy

  • O ALAC apoia decididamente corrigir a Especificação de Privacidade e Proxy, de modo que: 1) seja aplicável a todos os fornecedores de Privacidade e Proxy; 2) as informações pessoais do usuário beneficiado sejam verificadas de acordo com os requisitos de verificação dispostos no RAA 2013; e 3) os limites para o acesso às informações pessoais do usuário beneficiado sejam claros e equilibrados.
  • Caso um usuário beneficiado seja revelado durante o processo de uma UDRP e esse procedimento de UDRP resultar a favor do registrante, a identidade e as informações de contato do usuário beneficiado NÃO devem ser reveladas em nenhum documento público resultante da UDRP.

Declaração do ALAC sobre o Plano de Implementação Preliminar para o Sistema de Precisão e Geração de Relatórios de WHOIS

  • O ALAC apoia decididamente a iniciativa da ICANN de assumir a responsabilidade por medir e finalmente garantir a precisão do WHOIS.
  • Em paralelo ao desenvolvimento das ferramentas e da metodologia para a medição, um plano deverá ser elaborado para determinar como as métricas de precisão produzidas deverão ser usadas.
  • É importante que a ICANN não apenas monitore a precisão do WHOIS e trate dos problemas resolvidos, mas que a comunidade também seja mantida informada sobre os resultados por meio de detalhes suficientes.

Declaração do ALAC sobre TLDs com Variantes de IDN – Implementação do Procedimento de LGR – Repertório Máximo Inicial Versão 1

  • O ALAC entende que a ausência de resposta por parte das comunidades do cirílico, grego, georgiano, hebraico, laosiano, latim e tailandês, até o encontro ICANN 49, em Cingapura, é algo preocupante.
  • O ALAC recomenda à Equipe do Programa de TLDs com Variantes de IDN da ICANN: 1) Trabalhar junto com a Equipe de Participação Global de Partes Interessadas da ICANN para promover o conhecimento; 2) fornecer um resumo informativo ao GAC, à comunidade de ccTLDs e às Organizações Regionais At-Large (RALOs) a fim de buscar seu apoio; 3) trabalhar com a Equipe de Comunicações da ICANN para simplificar documentos importantes relacionados ao Projeto da Zona Raiz; 4) fornecer exemplos concretos sobre a formação de Painéis de Geração; 5) atuar como facilitador ou promover a facilitação adequada a fim de apoiar a colaboração de comunidades de idiomas; 6) garantir que as comunidades de idiomas que compartilham uma escrita sejam todas representadas em um Painel de Geração de escritas; e 7) aproveitar o Fórum de Governança da Internet para promover o conhecimento.
  • O ALAC parabeniza o Painel de Integração pela elaboração do Repertório Máximo Inicial (MSR) em um formato que simplifica o entendimento e a utilização pelas comunidades de idiomas.
  • O ALAC não aconselha a execução do congelamento de segmentos de escritas do MSR sem antes receber opiniões suficientes das comunidades de idiomas, sejam elas por meio de um Painel de Geração de escritas ou pela comunidade de escritas.
  • O ALAC solicita que o Painel de Integração forneça confirmação para a comunidade de que as versões subsequentes do MSR poderão incluir um conjunto ampliado de possíveis pontos de codificação com base na revisão e nas opiniões recebidas das comunidades de idiomas.
  • O ALAC acredita que é necessário publicar um cronograma com a data de lançamento das versões para o MSR e o LGR. Ele poderá ser usado pelas comunidades de idiomas para planejar seus envios, bem como saber quando esperar atualizações de versões.
  • O ALAC pede ao Painel de Integração para garantir que seu trabalho não seja discriminatório com as comunidades de idiomas com um grupo pequeno de falantes.

Declaração do ALAC sobre os Painéis de Estratégia da ICANN: Função da ICANN no Ecossistema de Governança da Internet (ratificação pendente – encerramento da votação em 15 de maio de 2014)

  • O ALAC apoia decididamente o relatório do Painel sobre a Função da ICANN no Ecossistema de Governança da Internet, particularmente sua conclusão de que "o modelo com várias partes interessadas é, de longe, preferível e deve ser elaborado e reforçado".
  • O diagrama sobre Governança, agrupado na camada Lógica e na camada Infraestrutura, é um modo bastante útil para conceitualizar os problemas relacionados à governança da Internet.
  • As discussões do Painel incluídas nos títulos a seguir também apresentam indicadores muito úteis sobre instruções referentes à nova função da ICANN em: Globalizar, não internacionalizar, Consolidação e simplificação do gerenciamento da zona raiz e Uma rede de Afirmações de Compromissos.
  • Globalizar o processo de responsabilidade por meio de uma rede de relações e sugerir painéis de responsabilidade são, de fato, opções viáveis para avançarmos, mas somente se um painel puder fornecer recursos. O ALAC tem preocupações quanto à viabilidade desse trabalho na prática, mas está pronto para ajudar.

Declaração do ALAC sobre os Painéis de Estratégia da ICANN: Estrutura de Responsabilidade Pública (ratificação pendente – encerramento da votação em 15 de maio de 2014)

  • O ALAC apoia decididamente o relatório do Painel sobre a Estrutura de Responsabilidade Pública.
  • Esse Painel é uma lembrança importante de como a ICANN iniciou a globalizar suas atividades, mas a ajuda e o apoio verdadeiros para a participação na ICANN representam um elemento essencial na globalização da ICANN e da Governança da Internet.
  • A questão é o investimento adicional para aqueles não conseguem financiar por conta própria sua participação na ICANN. É possível haver outros modelos para financiar a participação que não dependam do modelo de "partes contratadas" e que possam garantir a todos igual participação na mesa de discussões.

Declaração do ALAC sobre os Painéis de Estratégia da ICANN: Inovação de Múltiplas Partes Interessadas (ratificação pendente – encerramento da votação em 15 de maio de 2014)

  • O ALAC apoia o relatório do Painel de Inovação de Múltiplas Partes Interessadas com algumas ressalvas.
  • Esse Painel representa uma lembrança importante da necessidade de ir além do "público de sempre" com sugestões de novas técnicas e tecnologias que podem ser usadas para apoiar a participação global.
  • No entanto, temos receio de que algumas das sugestões, como crowdsourcing, para obter opiniões amplamente possam ser entendidas como alternativas aos métodos existentes para alcançar o consenso sobre os assuntos. Novas técnicas não devem ser entendidas como substitutas para os inestimáveis processos de políticas de colaboração e diálogo. Crowdsourcing para políticas gera riscos interrompendo o verdadeiro desenvolvimento de políticas de maneira ascendente.
  • O ALAC sugere o desenvolvimento e o uso de ferramentas para ajudar na participação de pessoas cujas vozes devem ser ouvidas, mas que não se comunicam, ou que não se comunicam facilmente em inglês.
  • Por fim, a inovação de múltiplas partes interessadas deve ter como objetivo promover a ampla participação a níveis básicos, em oposição a incentivar contra-argumentos a níveis superiores.

Declaração do ALAC sobre os Painéis de Estratégia da ICANN: Inovação da Tecnologia de Identificadores (ratificação pendente – encerramento da votação em 15 de maio de 2014)

  • O ALAC apoia decididamente o relatório do Painel sobre a Inovação da Tecnologia de Identificadores. De fato, o relatório fornece inestimáveis impressões e recomendações para o desenvolvimento futuro da tecnologia de identificadores.
  • O ALAC está surpreso que as recomendações do Painel não incluem nenhum reconhecimento nem recomendações referentes às ameaças ao DNS.
  • Uma recomendação importante não incluída no relatório foi a de que deve haver um programa de gerenciamento de riscos coordenado no que diz respeito ao próprio DNS.

Declaração do ALAC sobre a Proposta Preliminar para os Princípios e os Mecanismos e o Processo para Desenvolver uma Proposta para a Transição da Administração das Funções de IANA da NTIA (ratificação pendente – encerramento da votação em 15 de maio de 2014)

  • O ALAC já comentou sobre esse comentário público na sua Declaração referida como AL-ALAC-ST-0314-06-00-EN, concentrando-se nos princípios geral de qualquer processo.
  • O ALAC concorda com a proposta de criar um Grupo de Gestão com a condição de que a criação desse Grupo de Gestão não coloque em risco nem impeça a criação de um Grupo de Trabalho Entre Comunidades da ICANN, liderado pela comunidade, sobre o mesmo tópico.
  • O ALAC recomenda haver uma boa coordenação e uma divisão clara de tarefas a fim de maximizar o tempo dos voluntários e produzir uma solução que promova o interesse público.

Mais informações

Página da Web do Desenvolvimento de Políticas do At-Large

Contato da equipe

Xinyue (Ariel) Liang, Coordenadora de Políticas do At-Large


10. Planejamento do ATLAS II Entra no seu Último Mês

Visão rápida

O planejamento para a Segunda Cúpula do At-Large (ATLAS II) continua avançando, e a comunidade do At-Large participa mais das questões atuais dos usuários finais e se prepara para a reunião em Londres em junho. Quase 160 representantes participarão da ATLAS II com o tema "Internet Global: A Perspectiva do Usuário".

Acontecimentos recentes

O Grupo de Eventos da ATLAS II continua fazendo progresso nos preparativos para a cúpula de junho com a finalização da agenda. O Grupo de Trabalho de Relações Públicas está revisando possíveis palestrantes especiais para a "Feira de Oportunidades" da ATLAS II depois de aprovar materiais promocionais para a Cúpula. Até o momento, os representantes já participaram de cinco seminários na Web para o desenvolvimento de capacidades explorando as ferramentas de comunicação e tecnologia para divulgação, migração de IPv4 para IPv6, processos para o desenvolvimento de políticas da ICANN e o futuro da governança da Internet (em um seminário na Web dividido em duas sessões). A primeira edição do Boletim Informativo da ATLAS II foi distribuída para todos os participantes da Cúpula. Por fim, a Equipe de Deslocamento de Grupos Constituintes da ICANN continua organizando as viagens dos participantes e a Equipe de Comunicações está fazendo progresso nas entrevistas de ALSs.

Próximas etapas

Nas próximas semanas, a segunda edição do boletim informativo da ATLAS II, a wiki da ATLAS II e a página Web serão lançadas para oferecer ferramentas de divulgação mais abrangentes para os participantes e os observadores. A série de seminários na Web para o desenvolvimento de capacidades continuará com futuras sessões sobre segurança e estabilidade, políticas e regras de procedimentos.

Histórico

A primeira Cúpula At-Large foi realizada em março de 2009 na ICANN 34, na Cidade do México. A Diretoria da ICANN aprovou a ATLAS II em agosto de 2013, a fim de fortalecer a estrutura ascendente da comunidade At-Large, ampliando a capacidade e o reconhecimento das mais de 170 ALSs. Além disso, a ATLAS II desenvolverá mais a participação da comunidade At-Large na ICANN.

Mais informações

Contato da equipe

Heidi Ullrich, Diretora Sênior do At-Large
Carlos Reyes, Analista de Políticas Sênior


11. A Série de Seminários na Web sobre Desenvolvimento de Capacidades ATLAS II Continua

Visão rápida

Representantes da comunidade At-Large estão participando em um total de 8 seminários na Web para o desenvolvimento de capacidades em preparação para a Segunda Cúpula At-Large (ATLAS II) a fim de promover ainda mais a capacidade de participação da comunidade At-Large na ICANN ampliando o conhecimento e o entendimento sobre os principais assuntos apresentados para o At-Large, a ICANN e as funções e as responsabilidades da ICANN.

Acontecimentos recentes

O tema geral da ATLAS II é "Internet Global: A Perspectiva do Usuário". Sendo assim, as atividades preparatórias da comunidade At-Large, incluindo os seminários na Web, têm como objetivo final organizar e capacitar os usuários finais da Internet para que possam participar ativamente dos processos de desenvolvimento de políticas da ICANN.

Os seminários na Web para o desenvolvimento de capacidades da ATLAS II foram projetados para abordar uma variedade abrangente de tópicos que fornecem uma análise aprofundada dos assuntos mais importantes e atuais relacionados à governança da Internet. Até o momento, foram realizados cinco seminários na Web para dar aos participantes tempo suficiente para preencher as lacunas de conhecimento que possam existir entre o pessoal do At-Large e as organizações RALO e membros em geral.

O objetivo dos seminários na Web para o desenvolvimento de capacidades da ATLAS II é fornecer uma oportunidade para todas as Estruturas At-Large (ALSs) se integrarem totalmente à comunidade At-Large, revisar seu conhecimento, atualizá-lo e se familiarizar ainda mais com os recentes acontecimentos relacionados aos assuntos de governança da Internet.

Os seminários na Web se concentram em cinco assuntos, que proporcionarão uma boa base para todos os participantes virem preparados para discutir questões importantes que serão abordadas durante a ATLAS II:

Consulte o cronograma completo dos seminários na Web para o desenvolvimento de capacidades da ATLAS II para obter informações detalhadas.

Os apresentadores dos seminários incluem membros qualificados e experientes de diversas comunidades da ICANN, bem como membros sênior da equipe da ICANN. O formato dos seminários na Web consiste em apresentações seguidas por uma sessão de perguntas e respostas. Os participantes também podem usar a página Wiki de perguntas e respostas para acompanhar os assuntos posteriormente com os apresentadores, que se comprometeram em responder as perguntas em até uma semana depois de recebê-las. Ao final do seminário na Web, a equipe do At Large envia uma Planilha de Avaliação a fim de coletar feedback de todos os participantes. Tudo o que foi mencionado acima tem como objetivo fornecer à equipe a capacidade de aperfeiçoar e repetir essa atividade no futuro e, assim, promover a sustentabilidade das atividades de desenvolvimento de capacidades.

Próximas etapas

A série de seminários na Web para o desenvolvimento de capacidades continuará com futuras sessões sobre segurança e estabilidade, políticas e regras de procedimentos.

Participe dos próximos seminários na Web:

Histórico

A primeira Cúpula At-Large foi realizada em março de 2009 na ICANN 34, na Cidade do México. A Diretoria da ICANN aprovou a ATLAS II em agosto de 2013, a fim de fortalecer a estrutura ascendente da comunidade At-Large, ampliando a capacidade e o reconhecimento das mais de 170 ALSs. Além disso, a ATLAS II desenvolverá mais a participação da comunidade At-Large na ICANN.

Mais informações

Contato da equipe

Silvia Vivanco, Gerente de Assuntos Regionais At-Large


12. At-Large se Expande para 173 Estruturas At-Large

Visão rápida

O ALAC (Comitê Consultivo At-Large) certificou recentemente cinco novas organizações como Estruturas At-Large (ALSs): ISOC Disability and Special Needs (ISOC para Deficientes e Pessoas com Necessidades Especiais), Fundetic Bolívia, Native Public Media, VIBUG (Visually Impaired and Blind Users Group, Grupo de Usuários Cegos e com Deficiências Visuais) e Open Media. Mais duas organizações estão em votação: ISOC Iémen e ISOC Portugal. Três outras organizações também estão passando pela averiguação de antecedentes.

Acontecimentos recentes

O ALAC votou para a certificação da ISOC Disability and Special Needs (ISOC para Deficientes e Pessoas com Necessidades Especiais), Fundetic Bolívia, Native Public Media, VIBUG (Visually Impaired and Blind Users Group, Grupo de Usuários Cegos e com Deficiências Visuais) e Open Media como Estruturas At-Large (ALSs). O processo de certificação incluiu a averiguação de antecedentes realizada pela equipe da ICANN e as recomendações regionais fornecidas pelas Organizações Regionais At-Large (RALO). Essas novas ALSs expandem a diversidade regional da comunidade At-Large, que representa milhares de usuários finais de Internet. Com a adição dessas novas organizações, o número de ALSs credenciadas já chega a um total de 173.

Informações adicionais sobre as novas Estruturas At-Large:

  • A ISOC para Deficientes e Pessoas com Necessidades Especiais localiza-se em Alexandria, no estado da Virginia, nos EUA. A missão da ISOC para Deficientes e Pessoas com Necessidades Especiais inclui, entre outras, tornar a Internet acessível para todos. Essa organização será uma ALS com a NARALO.
  • A Fundetic Bolívia localiza-se em La Paz, Bolívia. A missão dessa organização é promover e coordenar as relações entre o governo e a sociedade boliviana por meio do gerenciamento de instrumentos de ICT em todas as áreas e setores. Essa organização será uma ALS na LACRALO.
  • Native Public Media localiza-se em Flagstaff, Arizona, nos EUA. Essa ALS trabalha para promover comunidades fortes, participativas e independentes dos povos nativos dos Estados Unidos por meio do acesso, do controle e da posse de mídias. Essa organização será uma ALS com a NARALO.
  • O Grupo de Usuários Cegos e com Deficiências Visuais (VIBUG) está sediado em Wellesley, Massachusetts, nos EUA. Os principais objetivos da organização são a troca de informações e conselhos entre os usuários de tecnologia com deficiências visuais, afim de expandir o conhecimento sobre computadores na comunidade de deficientes visuais e fornecer um recurso para os membros da comunidade, desenvolvedores e estudantes que estiverem interessados em desenvolver produtos convencionais ou adaptados para cegos. Essa organização fará parte da NARALO.
  • A Open Media situa-se em Vancouver, no Canadá. Sua principal missão é apoiar processos transparentes e participativos para a elaboração de políticas da Internet com base em cinco princípios básicos dispostos na Declaração de Liberdade da Internet: Não censurar a Internet: 1) promover o acesso universal a redes rápidas e financeiramente acessíveis, 2) manter a Internet como uma rede aberta em que todos sejam livres para conectar, comunicar, escrever, ler, assistir, falar, ouvir, aprender, criar e inovar, 3) proteger a liberdade para inovar e criar sem permissão, 4) não bloquear novas tecnologias e não penalizar inovadores pelas ações de seus usuários e 5) proteger a privacidade e defender a capacidade de todos para controlar como seus dados e dispositivos são usados. Ela será uma ALS com a NARALO.

Histórico

Um dos pontos fortes da comunidade At-Large é que ela incorpora os pontos de vista de um conjunto de organizações globalmente diversificadas de usuários finais da Internet, ou ALSs, organizadas em cinco RALOs. Os pontos de vista dessas organizações básicas são coletados por meio de um processo interno, hierárquico e motivado pelo consenso e são representados nos documentos oficiais do ALAC.

Mais informações

Contato da equipe

Nathalie Peregrine, Apoio a Equipes de Políticas para o At-Large


GAC

13. Reunião Governamental de Alto Nível Será Realizada no ICANN 50

Visão rápida

Além dos encontros tradicionais do GAC no ICANN 50, uma Reunião Governamental de Alto Nível está agendada para a manhã de segunda-feira, 23 de junho, após a Cerimônia de Boas-vindas do ICANN 50. Essa reunião será aberta ao público.

Acontecimentos recentes

A Reunião Governamental de Alto Nível será organizada pelo Reino Unido e presidida pelo Ministro do Reino Unido, Ed Vaizey, tendo como copresidente o presidente do GAC. Ministros importantes do mundo todo foram convidados, inclusive de países que não fazem parte da atual afiliação do GAC. Essa é a segunda vez que uma reunião desse tipo é realizada. A primeira foi organizada pelo Canadá em conjunto com o ICANN 45, motivada por uma recomendação da ATRT (Equipe de Revisão de Responsabilidade e Transparência) que sugeria a realização desse tipo de reunião a cada dois anos.

Próximas etapas

Uma grande participação é esperada, incluindo vários ministros. A agenda ainda não foi finalizada, mas incluirá resumos da liderança da ICANN, discussões sobre a função do GAC e sobre os atuais tópicos de alto nível, como a transição da administração da IANA pelos EUA.

Histórico

A ICANN recebe opiniões dos governos por meio do GAC. A principal função do GAC é fornecer conselhos à ICANN sobre assuntos de políticas públicas, especialmente em situações em que possa haver uma interação entre as atividades ou as políticas da ICANN e as leis nacionais ou contratos internacionais. O GAC normalmente se reúne três vezes por ano nas Reuniões Públicas da ICANN para discutir questões com a Diretoria da ICANN, Organizações de Apoio, Comitês Consultivos e outros grupos. O GAC também pode organizar discussões com a Diretoria em outros momentos, em reuniões presenciais ou por teleconferência.

Mais informações

Contato da equipe

Olof Nordling, Diretor Sênior, Relações do GAC

Julia Charvolen, Coordenadora, Serviços do GAC


RSSAC

14. RSSAC Busca Membros para Comissão

Visão rápida

O processo em andamento para a reestruturação do RSSAC (Root Server System Advisory Committee, Comitê Consultivo do Sistema de Servidores Raiz) continua com o Comitê de Afiliação buscando membros para a Comissão.

Acontecimentos recentes

Em novembro de 2013, o Comitê Executivo do RSSAC formou um Comitê de Afiliação para supervisionar o processo de admissão de novos membros para o RSSAC e para estabelecer a Comissão do RSSAC. A Comissão de especialistas em sistemas de servidores raiz e DNS será responsável pelo trabalho essencial do RSSAC. Aqueles que estiverem interessados em participar devem enviar uma declaração de interesse para rssac-membership@icann.org. Mais informações sobre os requisitos para a declaração de interesse e a Comissão, inclusive sua finalidade, princípios e procedimentos, podem ser consultadas aqui.

Próximas etapas

O Comitê de Afiliação do RSSAC revisará as inscrições e fará recomendações para o Comitê Executivo do RSSAC regularmente. A Comissão será reunida formalmente pela primeira vez no ICANN 50 e novamente no IETF 90.

Mais informações

Contato da equipe

Barbara Roseman, Diretora de Políticas e Analista Técnica

Carlos Reyes, Analista de Políticas Sênior

policy-update-may14-pt.pdf  [190 KB]

Domain Name System
Internationalized Domain Name ,IDN,"IDNs are domain names that include characters used in the local representation of languages that are not written with the twenty-six letters of the basic Latin alphabet ""a-z"". An IDN can contain Latin letters with diacritical marks, as required by many European languages, or may consist of characters from non-Latin scripts such as Arabic or Chinese. Many languages also use other types of digits than the European ""0-9"". The basic Latin alphabet together with the European-Arabic digits are, for the purpose of domain names, termed ""ASCII characters"" (ASCII = American Standard Code for Information Interchange). These are also included in the broader range of ""Unicode characters"" that provides the basis for IDNs. The ""hostname rule"" requires that all domain names of the type under consideration here are stored in the DNS using only the ASCII characters listed above, with the one further addition of the hyphen ""-"". The Unicode form of an IDN therefore requires special encoding before it is entered into the DNS. The following terminology is used when distinguishing between these forms: A domain name consists of a series of ""labels"" (separated by ""dots""). The ASCII form of an IDN label is termed an ""A-label"". All operations defined in the DNS protocol use A-labels exclusively. The Unicode form, which a user expects to be displayed, is termed a ""U-label"". The difference may be illustrated with the Hindi word for ""test"" — परीका — appearing here as a U-label would (in the Devanagari script). A special form of ""ASCII compatible encoding"" (abbreviated ACE) is applied to this to produce the corresponding A-label: xn--11b5bs1di. A domain name that only includes ASCII letters, digits, and hyphens is termed an ""LDH label"". Although the definitions of A-labels and LDH-labels overlap, a name consisting exclusively of LDH labels, such as""icann.org"" is not an IDN."