Skip to main content
Resources

ATUALIZAÇÃO DE POLÍTICA | Volume 13, Edição 11 – Edição de dezembro de 2013

Esta página também está disponível em:

PDF Version [415 KB]

http://www.icann.org/en/resources/policy/update

ÍNDICE ANALÍTICO:

Toda a ICANN

  1. Mais de 20 Líderes de Comunidade da ICANN São os Primeiros Formados pela Academia da ICANN de 2013
  2. Assuntos Atualmente Abertos para Comentário Público

ASO

  1. Eleições do Conselho de Endereços
  2. Atividades da ASO em Buenos Aires

ccNSO

  1. Resultados da Avaliação de Encontros dos Membros da ccNSO em Buenos Aires
  2. Quatro Novos Membros se Juntam à ccNSO
  3. O Conselho da ccNSO Reelege Chris Disspain para a Diretoria da ICANN por mais um Período de Três Anos
  4. Recomendações para a Votação na ccNSO pelo Grupo de Estudo de Quórum da ccNSO
  5. Conselho da ccNSO Adota Nova Diretriz para Contribuição Financeira
  6. ccNSO Adota Relatório Final do Grupo de Trabalho do DSSA
  7. ccNSO Adota Relatório Final do JIG sobre Aceitação Universal

GNSO

  1. Conselho da GNSO Adota as Recomendações de Políticas para a Proteção de Identificadores de IGOs INGOs em Todos os gTLDs – Fórum de Comentário Público Aberto Antes da Consideração pela Diretoria
  2. Projeto de Estudos de WHOIS da GNSO Está Próximo da Conclusão

At-Large

  1. Conquistas do At-Large em Buenos Aires
  2. ALAC Envia Quatro Declarações de Conselho sobre Política e Uma Comunicação por Correspondência no Início de Novembro e Início de Dezembro
  3. A Comunidade At-Large é Ampliada para 163 Estruturas At-Large

GAC

  1. GAC Conclui o Encontro em Buenos

RSSAC

  1. RSSAC Executivo
  2. Buenos Aires e Além

SSAC

  1. SSAC Publica Conselho Referente à Mitigação do Risco de Colisões de Nomes
  2. SSAC Publicou Conselho sobre Renovação de Chaves DNSSEC na Zona Raiz

Leia em seu idioma preferido

A atualização de política da ICANN está disponível nos seis idiomas oficiais das Nações Unidas. A atualização de política é publicada no site da ICANN e está disponível por meio da assinatura on-line. Pare receber a atualização na sua caixa de entrada todos os meses, acesse a página de assinaturas da ICANN, informe seu endereço de e-mail e selecione "Atualização de política" para assinar. Esse serviço é gratuito.

Declaração de finalidade da atualização de política da ICANN

Envie perguntas, comentários e sugestões para: policy-staff@icann.org.

Organizações de apoio a políticas e comitês consultivos

Organização de Apoio a Endereços ASO
Organização de Apoio a Nomes de Domínio com Código de País ccNSO
Organização de Apoio a Nomes Genéricos GNSO
Comitê Consultivo Geral (At-Large) ALAC
Comitê Consultivo Governamental GAC
Comitê Consultivo para o Sistema de Servidor-Raiz RSSAC
Comitê Consultivo para Segurança e Estabilidade SSAC

Toda a ICANN

1. Mais de 20 Líderes de Comunidade da ICANN São os Primeiros Formados pela Academia da ICANN de 2013

Resumo

Mais de 20 líderes, atuais e futuros, dos Comitês Consultivos e das Organizações de Apoio (AC/SOs) da ICANN foram os primeiros formados na Academia da ICANN de 2013. A cerimônia de formatura foi realizada na semana anterior ao 48º Encontro Público da ICANN, em Buenos Aires. O programa consistiu em quatro módulos de treinamento, tanto online quanto presencial, que combinaram a teoria e a prática no treinamento de habilidades de facilitação e orientação de AC/SOs. Uma pesquisa de feedback por participantes resultou em mais de 90% dos participantes declarando que o programa do curso era "muito bom" ou "bom". O impacto da Academia da ICANN de 2013 persiste com participantes em todos os AC/SOs que continuam a se comunicar sobre tópicos relacionados às suas atividades na ICANN.

Desenvolvimentos Recentes

A Academia da ICANN de 2013 consistiu em um curso de quatro partes compostos por:

  1. Plataforma de Aprendizagem Online – Antes de chegarem, os participantes do programa acessaram um módulo de treinamento desenvolvido especialmente para a Academia por meio da Plataforma de Aprendizagem Online da ICANN.
  2. Treinamento de Habilidades de Facilitação (13 a 14 de novembro) – Quando os participantes não estavam na sala da plenária aprendendo e experimentando novas estruturas e modelos de encontros, eles participavam ativamente em grupos divididos praticando habilidades de facilitação de encontros.
  3. Treinamento de Orientação (15 a 16 de novembro) – Este curso foi totalmente organizado pela comunidade da ICANN no Grupo de Trabalho da Academia da ICANN Expandida. Ele ofereceu aos futuros e aos atuais líderes uma oportunidade para conhecer mais sobre todos os AC/SOs, bem como sobre muitos assuntos atuais da ICANN.
  4. Sessão de Feedback (20 de novembro) – Todos os participantes do Programa de Liderança tiveram a oportunidade de fornecer feedback sobre o programa.

Histórico

O conceito de uma Academia da ICANN foi iniciado pelo Comunidade At-Large e depois expandido para incluir representantes de todos os Comitês Consultivos e Organizações de Apoio da ICANN.

Esse programa "piloto" de liderança em quatro partes permitiu à ICANN testar a amplitude, o formato e a eficiência dos cursos de treinamento desenvolvido para ajudar os líderes de AC/SOs a gerenciar de maneira mais eficiente as contribuições para o trabalho de desenvolvimento de políticas da ICANN em suas comunidades.

Mais Informações

Contato da Equipe

Sandra Hoferichter, Contato da Comunidade

David Kolb, Contato do Curso de Habilidades de Facilitação

Heidi Ullrich, Diretora Sênior, At-Large


2. Assuntos Atualmente Abertos para Comentário Público

No momento, há vários períodos de comentário público abertos sobre assuntos de interesse da comunidade da ICANN. Manifeste-se agora para compartilhar suas opiniões sobre tópicos como:

Recomendações sobre a Proteção de Identificadores de IGOs e INGOs em Todos os gTLDs (PDP) para Consideração da Diretoria. A opinião da comunidade é bem-vinda antes da consideração pela Diretoria da ICANN. O período de comentários será encerrado em 18 de dezembro; o período de resposta será encerrado em 8 de janeiro de 2014.

Relatório Provisório do WG de FoI da ccNSO sobre "Revogação" A ICANN busca comentários públicos sobre suas interpretações iniciais da atual política e diretrizes relacionadas à "Revogação", o processo pelo qual o Operador da IANA rescinde a responsabilidade de gerenciamento de um ccTLD de um gerente. O período de comentários será encerrado em 20 de dezembro; o período de resposta será encerrado em 31 de janeiro de 2014.

Estudo sobre o Mau Uso de WHOIS. Ajude-nos a examinar a ocorrência de mau uso das informações de contato para nomes de domínio de gTLDs no WHOIS público. O período de comentários será encerrado em 27 de dezembro; o período de resposta será encerrado em 18 de janeiro de 2014.

Versão Preliminar da Visão, Missão e Áreas de Foco da ICANN para um Plano Estratégico de Cinco Anos. A ICANN está buscando feedback geral, bem como opiniões específicas sobre resultados mensuráveis para os Objetivos das Áreas de Foco da organização. O feedback da comunidade ajudará a informar considerações estratégicas adicionais que ainda não estão incluídas, mas que são candidatas a serem elementos do orçamento e do plano operacional e/ou estratégico final da ICANN. O período de comentários será encerrado em 31 de janeiro de 2014; nenhum período de resposta foi publicado.

Atualização de Status do Grupo de Trabalho de Especialistas sobre os Serviços de Diretório de gTLDs. Como podemos atender melhor às necessidades da comunidade da Internet global a fim de obter dados de registro de nome de domínio com mais privacidade, precisão e responsabilidade? Queremos saber o que pensam. O período de comentários será encerrado em 28 de fevereiro de 2014; nenhum período de resposta foi publicado.

Para obter uma lista completa dos assuntos abertos para comentário público, bem como fóruns de comentário público encerrados e arquivados recentemente, acesse a página da Web para Comentário Público.

A equipe também atualiza uma página da Web para ajudar a prever possíveis oportunidades "futuras" para comentário público. Essa página (página "Public Comments – Upcoming" [Comentários Públicos – Futuros]) fornece informações sobre possíveis oportunidades futuras para comentário público. A página é atualizada após cada Encontro Público da ICANN para ajudar as pessoas e a comunidade a definir prioridades e planejar suas futuras cargas de trabalho.


ASO

ASO Logo

3. Eleições do Conselho de Endereços

O Conselho de Endereços da ASO está em meio ao seu período eleitoral anual. Filiz Yilmaz foi eleito para substituir Hans-Petter Holen na região RIPE. Jorge Villa se juntará à ASO em nome do LACNIC, substituindo Alejandro Guzman. Tomohiro Fujisaki e Jason Schiller foram reeleitos para as regiões APNIC e ARIN, respectivamente. O AFRINIC concluiu suas eleições e Fiona Asanga foi reeleita para a região AFRINIC.


4. Atividades da ASO em Buenos Aires

Embora o Conselho de Endereços da ASO não tenha se encontrado formalmente em Buenos Aires, a ASO participou na sessão de segunda-feira organizada por SO/ACs e realizou encontros com outros grupos constituintes durante a semana. Além disso, vários membros da ASO se encontraram a fim de discutir maneiras para melhorar as comunicações com os vários grupos de partes interessadas da ICANN e garantir que a comunidade da ICANN esteja ciente do trabalho sendo realizado nas várias comunidades de recursos numéricos.


Adiel Akplogan, CEO do AFRINIC e membro da NRO, assumiu a responsabilidade de liderar o Grupo de Trabalho Entre Grupos Constituintes a fim de ajudar nos preparativos da ICANN para a conferência multissetorial global sobre o futuro da governança da Internet que será realizada no Brasil, em abril de 2014. Mais informações estão disponíveis no site /1net.org e em outras seções do boletim informativo da ICANN.

Contato da Equipe

Barbara Roseman, Diretora de Políticas e Analista Técnica

Carlos Reyes, Analista de Políticas Sênior


ccNSO

5. Resultados da Avaliação de Encontros dos Membros da ccNSO em Buenos Aires

ccNSO Logo

Desenvolvimentos Recentes

Os resultados da Pesquisa de Encontros dos Membros da ccNSO já estão disponíveis para o público.

Histórico

O Grupo de Trabalho do Programa da ccNSO está fazendo uma pesquisa com a Comunidade de ccTLDs após cada encontro de membros da ccNSO para determinar os tópicos que foram bem recebidos e os que podem ser melhorados. O formato da pesquisa sofreu uma alteração drástica para o encontro de Buenos Aires. Foram feitas menos perguntas, mas com um foco maior nos encontros futuros. Diferentemente das pesquisas anteriores, dessa vez, todas as perguntas eram discursivas, permitindo ao participante expressar livremente suas opiniões.

Próximas Etapas

O Grupo de Trabalho do Programa examinará as respostas da pesquisa e elaborará versões preliminares das agendas de futuros Encontros Públicos com base principalmente no feedback recebido.

Mais Informações

Contato da Equipe

Gabriella Schittek, Especialista em Políticas


6. Quatro Novos Membros se Juntam à ccNSO

Desenvolvimentos Recentes

Em um período muito curto, a ccNSO teve o prazer de dar as boas-vindas a quatro novos membros: .EE (Estônia), .VN (Vietnã), .TV (Tuvalu) e .CK (Ilhas Cook).

Mais Informações

Contato da Equipe

Gabriella Schittek, Especialista em Políticas


7. O Conselho da ccNSO Reelege Chris Disspain para a Diretoria da ICANN por mais um Período de Três Anos

Desenvolvimentos Recentes

No encontro de 10 de dezembro, o Conselho da ccNSO selecionou unanimemente Chris Disspain para participar da Diretoria da ICANN por mais três anos.

Histórico

O processo de indicação da ccNSO teve início em agosto de 2013. A convocação por indicações foi enviada em outubro de 2013 e Chris Disspain era o único candidato devidamente indicado. Após a indicação pelos membros da ccNSO, o Conselho da ccNSO seleciona o candidato à Diretoria.

Próximas Etapas

O presidente da ccNSO fará um comunicado formal para a Secretaria da ICANN sobre a seleção e Chris iniciará seu segundo mandato na Diretoria da ICANN no Encontro Geral Anual, em outubro de 2014.

Mais Informações

Contato da Equipe

Gabriella Schittek, Especialista em Políticas


8. Recomendações para a Votação na ccNSO pelo Grupo de Estudo de Quórum da ccNSO

Desenvolvimentos Recentes

No encontro de 20 de dezembro, o Conselho da ccNSO discutiu extensamente sobre as recomendações do Grupo de Estudo de Quórum da ccNSO. O Conselho revisará os tópicos novamente para determinar se há a necessidade de o ccPDP implementar as recomendações de implementação das recomendações esclarecidas.

Histórico

O Grupo de Estudo de Quórum da ccNSO enviou seu Relatório Final para o Conselho da ccNSO, que inclui as seguintes recomendações:

O grupo identificou e explicou os benefícios básicos de ter regras para quórum, mas também reconheceu que, em alguns casos, essas regras podem gerar obstáculos operacionais (por exemplo, durante as Eleições de Conselho). O Grupo de Estudo recomendou ao Conselho:

  • Manter, sem alterações, a atual regra de quórum para a votação do Desenvolvimento de Políticas.
  • Desenvolver um mecanismo em que os membros da ccNSO possam indicar como sua "ausência de voto" deve ser interpretada na votação.
  • Abandonar o atual quórum necessário para eleições de Conselho (50% +1), para facilitar o processo. Em vez disso, um modelo de "maioria simples" deverá ser usado, em que a maioria dos votos lançados decidirá o vencedor da eleição do Conselho.
  • Revisar e atualizar as Regras da ccNSO de acordo com as necessidades atuais da organização.

O Grupo de Estudo de Quórum foi formado em abril de 2013.  O Conselho da ccNSO iniciou o grupo para preparar recomendações ao Conselho relacionadas à regra de quórum para votações na ccNSO. 

Mais Informações

Contato da Equipe

Gabriella Schittek, Especialista em Políticas


9. Conselho da ccNSO Adota Nova Diretriz para Contribuição Financeira

Desenvolvimentos Recentes

O Grupo de Trabalho de Finanças da ccNSO enviou seu relatório final sobre as contribuições financeiras de ccTLDs para a ICANN. Esse relatório tinha como objetivo informar a comunidade sobre um método razoável e aceitável para atribuir as despesas da ICANN (modelo baseado em valores de troca) e um modelo voluntário agrupado para ccTLDs a fim de calcular suas contribuições para a ICANN. O "modelo baseado em valores de troca" foi desenvolvido em colaboração com a equipe da ICANN.

Em seu encontro em Buenos Aires, a comunidade de ccTLDs discutiu extensamente o relatório final. O Conselho da ccNSO adotou unanimemente a Diretriz de 2013 para contribuições financeiras voluntárias para a ICANN. Substituindo a Diretriz de 2007, a nova diretriz entrou em vigor em 27 de novembro de 2013. Com a adoção da nova diretriz, encerrou-se uma longa e intensa discussão entre a comunidade de ccTLDs e a ICANN.

Histórico

O WG de Finanças da ccNSO foi formado em novembro de 2010.  Seus membros e o presidente foram nomeados no início de 2011. O mandato do WG de Finanças incluía:

"a. discutir com a ICANN (i.) os valores atribuídos a ccTLDs e (ii) o(s) método(s) subjacentes de atribuição para tentar estabelecer quais desses valores e método(s) são razoáveis e podem ser aceitos para a comunidade de ccTLDs

b. discutir com a ICANN sobre uma metodologia que possa ser usada por ccTLDs individuais para calcular uma contribuição financeira voluntária justa e equitativa para a ICANN e propor essa metodologia para a comunidade de ccTLDs.

Mais Informações

Contato da Equipe

Bart Boswinkel, Consultor de Políticas da ccNSO


10. ccNSO Adota Relatório Final do Grupo de Trabalho do DSSA

Desenvolvimentos Recentes

A Fase 1 do Relatório Final do Grupo de Trabalho do DSSA, publicado em agosto de 2012, foi atualizado para o Relatório Final do Grupo de Trabalho. Como o primeiro dos SOs e ACs participantes, a ccNSO adotou o Relatório Final e a recomendação dos copresidentes do DSSA. A ccNSO informou devidamente os outros SOs e ACs (ALAC, GNSO e NRO). Se os outros SOs e ACs agirem devidamente, o DSSA será encerrado.

Histórico

O WG do DSSA foi criado em dezembro de 2010, com a participação do ALAC e da NRO (nesse caso, desempenhando a função da ASO), da ccNSO e da GNSO. O objetivo do Grupo de Trabalho do DSSA era valer-se da experiência coletiva dos SOs e ACs participantes, solicitar opiniões e conselhos de especialistas e relatar aos respectivos SOs e ACs participantes sobre o nível, a frequência e a gravidade real das ameaças ao DNS.

Mais Informações

Contato da Equipe

Bart Boswinkel, Consultor de Políticas da ccNSO


11. ccNSO Adota Relatório Final do JIG sobre Aceitação Universal

Desenvolvimentos Recentes

O Grupo de Trabalho conjunto ccNSO-GNSO (JIG) publicou seu Relatório Final sobre a Aceitação Universal de TLDs de Nomes de Domínios Internacionalizados um pouco antes do encontro da ICANN em Buenos Aires. No encontro de Buenos Aires, o Conselho da ccNSO adotou o relatório, incluindo suas recomendações.

Próximas Etapas

O Conselho da GNSO fará uma discussão e votação sobre o Relatório Final. Se as recomendações também forem adotadas pela GNSO, os presidentes da GNSO e da ccNSO enviarão o relatório para a Diretoria da ICANN.

Os membros do JIG também foram solicitados a propor um método para acompanhar seu trabalho até o momento até o encontro em Cingapura. Essas propostas deverão ser enviadas para os Conselhos da ccNSO e da GNSO.

Histórico

O JIG foi criado para discutir assuntos de interesse comum entre a ccNSO e a GNSO sobre IDNs, especialmente TLDs de IDNs. O JIG identificou três assuntos de interesse comum até o momento:

  1. TLDs de IDNs de um só caractere
  2. Variantes de TLDs de IDNs
  3. Aceitação Universal de TLDs de IDNs

O assunto da Aceitação Universal de TLDs (Top-Level Domain, Domínios de Primeiro Nível) não é algo novo. A introdução de novos gTLDs, especialmente os que têm mais de três caracteres, evidenciou essa questão da Aceitação Universal na rodada de expansão experimental de 2000, e continuou presente pela rodada de extensão de gTLDs de 2004. A introdução de ccTLDs de IDNs por meio da tramitação rápida de ccTLDs de IDN, em 2010, evidenciou ainda mais a questão e também a transformou em um interesse comum entre ccTLDs e gTLDs.

Mais Informações

Contato da Equipe

Bart Boswinkel, Consultor de Políticas da ccNSO


GNSO

12. GNSO Council Adopts Protection of IGO and INGO Identifiers in All gTLDs

Recomendações de Políticas – Fórum de Comentário Público Aberto Antes de Consideração para Diretoria

Resumo

O Conselho da GNSO agora adotou unanimemente o Relatório Final da Proteção de Identificadores de IGOs e INGOs em Todos os gTLDs, incluindo 29 recomendações consensuais, que tem como objetivo proteger os identificadores organizacionais de nomes completos e acrônimos limitados de Organizações Governamentais Internacionais (IGOs) e Organizações Não Governamentais Internacionais (INGOs), inclusive o Comitê Internacional da Cruz Vermelha e o Comitê Olímpico Internacional (IOC). Certas proteção deverão ser concedidas por meio de reserva nos domínios de primeiro e de segundo nível.  Quando um identificador não for reservado desse modo, a proteção poderá consistir em proteções do Centro de Informações/reivindicações no segundo nível, dependendo da organização

Próximas Etapas

Após a adoção do Relatório Final pelo Conselho da GNSO, um fórum de comentário público foi aberto contribuição da comunidade/público antes de a Diretoria considerar as recomendações. Os comentários podem ser enviados até 18 de dezembro de 2013, seguido por um período de resposta, se aplicável.  A Diretoria também enviará notificação ao GAC de que estão considerando o assunto.

Histórico

A Diretoria da ICANN solicitou ao Conselho da GNSO que fornecesse conselhos normativos sobre se os nomes de IGOs, Cruz Vermelha, IOC e outros nomes de INGOs deveriam ser protegidos no primeiro e no segundo níveis para novos gTLDs. O Conselho da GNSO iniciou um PDP em outubro de 2012 para abranger gTLDs novos e existentes.  Um Grupo de Trabalho de PDP reuniu-se semanalmente, e elaborou um Relatório Inicial [PDF, 609 KB], um Relatório Final Preliminar [PDF, 676 KB] e um Relatório Final [PDF, 644 KB], sendo que cada versão preliminar era acompanhada de um fórum de comentário público para feedback da comunidade.  Após a revisão dos comentários públicos recebidos para seu Relatório Final Preliminar, o Grupo de Trabalho enviou seu Relatório Final ao Conselho da GNSO em 10 de novembro de 2013. O Conselho da GNSO adotou unanimemente o Relatório Final que inclui 29 recomendações consensuais para proteções de identificadores de IGOs/INGOs no encontro de 20 de novembro de 2013, em Buenos Aires.

Mais Informações

Contato da Equipe

Mary Wong, Diretora de Políticas Sênior


13. Projeto de Estudos de WHOIS da GNSO Está Próximo da Conclusão

Resumo

Em 27 de novembro de 2013, o último estudo encomendado pela GNSO sobre o sistema de WHOIS relacionado ao mau uso de WHOIS foi publicado para comentário público. Isso representa a publicação do último de vários estudos sobre o sistema de WHOIS encomendados pelo Conselho da GNSO entre 2010 e 2011.

Desenvolvimentos Recentes e Próximas Etapas

Até o segundo semestre de 2013, dois dos estudos aprovados pelo Conselho da GNSO permaneciam inconclusos. Com a recente publicação, em setembro de 2013, do Estudo sobre Abuso de Proxy e Privacidade de WHOIS, realizado pelo National Physical Laboratory (NPL), no Reino Unido, e a publicação, em novembro de 2013, do Estudo de Mau Uso de WHOIS, realizado pelo Cylab da Carnegie Mellon University (CMU), o projeto de Estudos de WHOIS da GNSO deverá ser totalmente concluído no início de 2014.

A equipe da ICANN publicou seu relatório sobre os comentários públicos recebidos para o Estudo de Abuso de Proxy e Privacidade do NPL, para o qual será redigido um Relatório Final em breve. O fórum de comentário público sobre o Estudo de Mau Uso será encerrado em 18 de janeiro de 2014, após o qual a equipe da ICANN publicará um relatório sobre os comentários públicos, e a CMU redigirá um Relatório Final.

O Conselho da GNSO e a comunidade revisam todas as descobertas empíricas obtidas por meio de vários estudos acompanhados após a publicação dos Relatórios Finais de todos os estudos, considerando sua utilidade nos esforços contínuos da ICANN de melhorar o sistema de WHOIS.

Histórico

Como parte de seu esforço para desenvolver um entendimento abrangente do sistema de WHOIS de gTLDs, o Conselho da GNSO formou uma série de Grupos de Trabalho e Equipe Redatoras para desenvolver várias hipóteses possíveis de estudos a serem realizados com relação a diversos aspectos fundamentais de WHOIS. Esses esforços incluem o Grupo de Trabalho de WHOIS, formado em 2007, e trabalho realizado em 2008 pelo Grupo de Trabalho de Estudos de WHOIS, o Grupo de Trabalho de Hipóteses de WHOIS e a Equipe Redatora de Estudo de WHOIS. Em 2009, o Conselho da GNSO solicitou que a equipe da ICANN realizasse uma análise sobre o custo e a viabilidade de uma série de tópicos de alta prioridade relacionados a WHOIS propostos pela comunidade. Em 2010, o Conselho da GNSO aprovou o primeiro estudo relacionado a WHOIS, sobre o Mau Uso de WHOIS. O projeto foi repassado à CMU em abril de 2011. Outros estudos de WHOIS aprovados subsequentemente pelo Conselho da GNSO referiam-se à Identificação de Registrantes de WHOIS (realizado pelo NORC na Universidade de Chicago, cujo Relatório Final foi publicado em junho de 2013) e ao Abuso de Proxy e Privacidade de WHOIS (realizado pelo NPL, com um relatório inicial publicado em setembro de 2013). Além disso, foram realizadas pesquisas sobre as Solicitações de Revelação e Substituição de Identidade de Proxy e Privacidade de WHOIS (realizado pelo Interisle Consulting Group, com um Relatório Final publicado em agosto de 2012) e sobre os Requisitos do Serviço de WHOIS (realizado por um Grupo de Trabalho da GNSO, com um Relatório Final publicado em agosto de 2013). Além das pesquisas e dos estudos encomendados pela GNSO, o NORC também realizou um estudo sobre a Precisão de WHOIS, por solicitação da ICANN, em 2010.

Com a conclusão pendente dos Estudos de Mau Uso e Abuso de Proxy e Privacidade, a GNSO concluirá um dos seus projetos empíricos mais abrangentes realizados até o momento, e terá coletado dados extensos baseados em fatos sobre uma série de aspectos do sistema de WHOIS. Esses dados serão utilizados para informar o seu futuro trabalho de WHOIS (incluindo o PDP iniciado recentemente sobre o Credenciamento de Serviços de Proxy e Privacidade) e colaborar com outros grupos da ICANN no aprimoramento de WHOIS (incluindo o trabalho em andamento realizado pelo Grupo de Trabalho de Especialistas da ICANN sobre os Serviços de Diretório de Dados de gTLDs).

Mais Informações

Contato da Equipe

Mary Wong, Diretora de Políticas Sênior da ICANN


At-Large

14. Conquistas do At-Large em Buenos Aires

Resumo

O Comitê Consultivo At-Large (ALAC) e os membros da comunidade At-Large alcançou muitas metas relacionadas a políticas e processos durante o 48º encontro da ICANN, realizado em Buenos Aires, Argentina, entre 17 e 22 de novembro de 2013. Entre elas, a ratificação de três declarações de conselhos de políticas e a formação do Grupo de Trabalho de Assuntos de Registro At-Large. Como era o Encontro Geral Anual da ICANN, o At-Large se despediu de vários líderes regionais e do ALAC e deu as boas-vindas a novos líderes.

Desenvolvimentos Recentes

Entre os muitos assuntos relacionados a políticas e processos discutidos durante os encontros, existem vários que o ALAC gostaria de destacar como dignos de observação especial:

Encontros

  • O ALAC realizou 21 encontros formais em Buenos Aires que resultaram em Itens de Ação
  • Diversos encontros adicionais de trabalho informais foram realizados, inclusive um encontro conjunto informal do Comitê de Avaliação de Candidatos à Diretoria e do Comitê do Processo de Seleção de Membros da Diretoria e um Encontro do Subcomitê de Orçamento e Finanças para discutir as próximas etapas do ALAC com relação ao CROPP. Também foram realizados encontros de transição com líderes regionais da AFRALO e da NARALO, um encontro informal da APRALO com Yu Chuang Kuek para discutir a Demonstração da APRALO em Cingapura, e discussões informais com a liderança da LACRALO.

Atividades de Conselhos de Políticas do ALAC

Assuntos de Processos do ALAC

  • O ALAC concordou, em consenso, estabelecer um Grupo de Trabalho de Assuntos de Registro At-Large.
    • Como esse novo Grupo de Trabalho abordará assuntos tratados anteriormente pelo Grupo de Trabalho de WHOIS At-Large e o Grupo de Trabalho dos Direitos e Responsabilidades do Registro At-Large, esses dois Grupos de Trabalho serão arquivados.

Novo ALAC, Equipe de Liderança e Parcerias

  • O ALAC despediu-se de alguns membros e deu as boas-vindas a outros:
    • Novos membros do ALAC: Rafid Fatani, Leon Sanchez, Fatima Cambronero, Maureen Hilyard, Beran Dondeh Gillen
    • Membros se despedindo do ALAC: Rinalia Abdul Rahim (ALT), Carlton Samuels (ALT), Natalia Enciso, Salanieta Tamanikaiwaimaro, Titi Akinsanmi
  • Parcerias do ALAC para 2014
    • ccNSO: Maureen Hilyard
    • GNSO: Alan Greenberg
    • NCSG: Evan Leibovitch
    • SSAC: Julie Hammer
    • .MOBI: Seleção a ser realizada
  • Equipe de Liderança do ALAC 2014
    • Olivier Crépin-Leblond (Presidente), Tijani Ben Jemaa (Vice-presidente), Evan Leibovitch (Vice-presidente), Dev Anand Teelucksingh, Holly Raiche

Mais Informações

Contato da Equipe

Heidi Ullrich, Diretora Sênior do At-Large


15. ALAC Envia Quatro Declarações de Conselho sobre Política e Uma Comunicação por Correspondência no Início de Novembro e Início de Dezembro

Resumo

O ALAC mantém sua alta taxa de preparação de declarações em resposta aos períodos de comentários públicos da ICANN, bem como a outras oportunidades de comunicação e comentário. Entre o início de novembro e o início de dezembro, o ALAC enviou quatro Declarações de Conselhos sobre Políticas e uma Comunicação por Correspondência. O ALAC está atualmente desenvolvendo várias declarações adicionais de conselhos sobre políticas.

Desenvolvimentos Recentes

As quatro Declarações de Conselhos sobre Políticas do ALAC e uma Comunicação por Correspondência enviadas entre o início de novembro e o início de dezembro estão resumidas abaixo.

Declaração do ALAC sobre o Procedimento de Resolução de Disputas de Compromissos de Interesse Público (PICDRP) Revisado

  • O ALAC valoriza as alterações radicais feitas no PICDRP em resposta aos comentários da primeira versão preliminar. O processo parece mais apropriado para lidar com os possíveis danos causados por uma falha de registro para honrar os aspectos do Compromisso de Interesse Público dos contratos de registro. No entanto, o ALAC ainda acredita firmemente que esse processo não aborda o aspecto do INTERESSE PÚBLICO dos Compromissos de Interesse Público.
  • Deve haver uma disposição para permitir relatórios de violações de PIC e, particularmente, violações consideráveis de PIC sem a necessidade de demonstrar danos.
  • Um aspecto significativo do PIC é garantir que os registrantes e os usuários da Internet confiem no TLD.  Não permitir relatórios da perda observada dessa confiança reduz drasticamente o benefício do PIC e pode contribuir para torná-lo totalmente ineficaz.
  • O ALAC também oferece os seguintes comentários mais específicos sobre os termos do PICDRP:
    • O uso do termo indefinido "situação regular" é vago e inapropriado. Se há critérios com base nos quais a ICANN decidirá não responder a um relatório, eles devem ser declarados claramente e estarem sujeitos a apelação.
    • Não deve haver um requisito para a interação entre um Relator e um Registro se os assuntos reclamados identificados no relatório são de fato identificáveis; não há necessidade de negociar assuntos baseados em evidências.
    • Embora seja óbvio para alguns, deverá ser explícito que o Painel Permanente incluirá um ou mais membros com claro entendimento dos assuntos de Interesse Público.

Correspondência do ALAC sobre a Resposta do NGPC às Declarações do ALAC Referentes aos Aplicativos da Comunidade

  • Essa Correspondência foi enviada por Olivier Crépin-Leblond, Presidente do ALAC, para Heather Dryden, Presidente do GAC. A Correspondência se refere à Resposta do Comitê do Programa de Novos gTLDs (NGPC) da Diretoria às Declarações do ALAC sobre os Aplicativos da Comunidade

Declaração do ALAC sobre as Recomendações do Processo de Desenvolvimento de Políticas (PDP) de WHOIS Thick para Consideração da Diretoria

  • O ALAC apoia decididamente a recomendação do Relatório Final sobre o Processo de Desenvolvimento de Políticas de WHOIS Thick para todos os registros de gTLDs usarem o modo de Whois "Thick".
  • Essa posição foi apoiada pelo ALAC, começando por sua resposta ao Relatório Preliminar e refletida na Declaração do ALAC sobre o Relatório de Assunto Preliminar de Whois "Thick"expressando uma "extrema decepção" pelo fato de que a Verisign não foi obrigada a usar um modelo de Whois "Thick" para .com quando esse contrato de registro da ICANN estava aberto para renovação.
  • O ALAC observa que questões semelhantes de privacidade são abordadas pela maioria dos registros e todos os registradores existentes, inclusive a movimentação dos dados de uma jurisdição para outra.

Declaração do ALAC sobre o Grupo de Trabalho de Política e Implementação

  • É necessário haver uma metodologia para reconhecer quando uma decisão terá um impacto sobre a comunidade, e essas decisões devem envolver um processo ascendente para serem abordadas.
  • Os processos devem ser elaborados de maneira a terem prazos preestabelecidos; discussões intermináveis não são uma opção.
  • Deve haver um modo de alcançar um fechamento quando a comunidade estiver dividida, e isso não deve ser simplesmente dar à equipe da ICANN poderes executivos.
  • Uma questão importante que deve ser resolvida diz respeito ao papel que será desempenhado pela Diretoria na tomada de ações, caso a comunidade esteja dividida. Essa questão é um dos motivos pelo qual o ALAC acredita que essa iniciativa deveria ter sido liderada pela Diretoria. No entanto, o fato de não ter sido, não anula a importância da questão.

Declaração do ALAC sobre o Relatório Preliminar e as Recomendações da Segunda Equipe de Revisão de Responsabilidade e Transparência (ATRT 2)

  • O ALAC valoriza a publicação das Recomendações Preliminares da ATRT2 para Comentário Público.
  • A regra da Afirmação de Compromissos de haver uma revisão organizacional periódica e o trabalho da ATRT2 são cruciais para melhorar continuamente a cultura e a prática da responsabilidade e da transparência em toda a ICANN.
  • Concordamos com as Recomendações gerais da ATRT2 de que, para avançar, a ICANN precisa:
  • Estabelecer métricas e padrões de referência claros com os quais será possível medir as melhorias em responsabilidade e transparência.
  • Comunicar de maneira clara e consistente sobre seu desempenho e mecanismos de responsabilidade e transparência.
  • Melhorar e priorizar seus processos de Revisão da AoC.

Mais Informações

Contato da Equipe

Matt Ashtiani, Especialista em Políticas


16. A Comunidade At-Large é Ampliada para 163 Estruturas At-Large

Resumo

O ALAC está no processo de certificar duas organizações como Estruturas At-Large (ALSs): FCC (Federation Comorienne des Consommateurs) e HETS (Hispanic Educational Technology Services). Esses dois novos ALSs expandem a diversidade regional da comunidade At-Large, que representa milhares de usuários individuais da Internet. Com a adição dessas duas novas organizações, o número de ALSs credenciadas já chega a um total de 163.

Desenvolvimentos Recentes

O ALAC está votando a certificação da FCC e do HETS como ALSs (Estruturas At-Large). O processo de certificação incluiu uma diligência devida realizada pela equipe da ICANN e conselhos regionais fornecidos pela AFRALO (Organização Regional At-Large da África) e pela NARALO (Organização Regional At-Large da América do Norte).

Informações adicionais sobre as novas Estruturas At-Large:

A Federation Comorienne des Consommateursestá localizada em Moroni, Comoros. A missão da FCC inclui, entre outras, facilitar e apoiar a evolução técnica da Internet enquanto uma infraestrutura de pesquisa e educação, e estimular o envolvimento da Comunidade Científica, da Indústria, do Governo e de outros setores do empenho humano na evolução da Internet para informar, treinar e organizar consumidores de modo que, por meio de consultas regulares com o estado e jogadores socioeconômicos o consumidor possa ter: produtos e serviços de qualidade econômicos, utilitários de desempenho econômicos para todos os segmentos da população, fornecimento regular de energia e bens de consumo, leis e normas para a proteção do consumidor, acesso do consumidor à justiça, novas tecnologias de informações disponíveis para todos. Essa organização será um ALS com a AFRALO.

O Hispanic Educational Technology Services está localizado em Rio Piedras, Puerto Rico. A missão do HETS é promover, apoiar e aumentar os recursos de instituições afiliadas para melhorar as oportunidades e o sucesso de alunos hispânicos/latinos: fornecendo treinamento e apoio para o corpo docente, a equipe e os alunos de instituições afiliadas; facilitando, promovendo e estimulando alianças estratégicas entre os membros do HETS e o mundo acadêmico, governo e setores corporativos; apoiando a integração de novas tecnologias de educação; e identificando e coletando apoio e recursos de especialistas para as instituições afiliadas.

Essa organização será um ALS com a NARALO.

Histórico

Um dos pontos fortes da comunidade At-Large é que ela incorpora os pontos de vista de um conjunto de organizações globalmente diversificadas de usuários da Internet, ou ALS, organizadas em cinco RALOs. Os pontos de vista dessas organizações comunitárias são coletados por meio de um processo de desenvolvimento de políticas interno, hierárquico e motivado pelo consenso e são representados nos documentos oficiais do ALAC.

Mais Informações

Contato da Equipe

Silvia Vivanco – Gerente, Relações Regionais do At-Large


GAC

17. GAC Conclui o Encontro em Buenos

Resumo

O GAC encontrou-se em Buenos Aires para dar prosseguimento aos assuntos pendentes do Comunicado do GAC de Durban [PDF, 110 KB], incluindo a resposta da Diretoria ao conselho de proteção do GAC. O GAC também encontrou-se para discutir trabalhos futuros além de fornecer conselhos sobre novos gTLDs. Para obter mais informações, consulte Comunicado do GAC de Buenos Aires [PDF, 97 KB].

Histórico

A ICANN recebe contribuições de governos pelo GAC. A principal função do GAC é fornecer conselhos à ICANN sobre assuntos de políticas públicas, especialmente em situações em que possa haver uma interação entre as atividades ou as políticas da ICANN e as leis nacionais ou contratos internacionais. O GAC geralmente se reúne três vezes ao ano, simultaneamente com os Encontros Públicos da ICANN, onde são discutidos assuntos com a Diretoria da ICANN e outras Organizações de Apoio da ICANN, Comitês Consultivos, entre outros. O GAC também pode periodicamente discutir assuntos com a Diretoria por meio de encontros frente a frente ou por teleconferência.

Mais Informações

Contato da Equipe

Olof Nordling, Diretor Sênior, Relações do GAC

Jeannie Ellers, Gerente, Coordenação do GAC


RSSAC

18. RSSAC Executivo

O RSSAC-Exec continua trabalhando na reorganização do RSSAC. Entre os itens para revisão estão uma atualização sobre as Expectativas de Serviço de Servidores Raiz (RSSAC 001) e as Recomendações para Medições do Sistema do Servidor Raiz (RSSAC 002); esses dois documentos serão publicados em breve. O Executivo também estabeleceu um Comitê de Afiliação para abordar as dúvidas restantes acerca da formação do Caucus do RSSAC.


19. Buenos Aires e Além

O RSSAC não se encontrou formalmente em Buenos Aires. Vários membros do Executivo participaram e realizaram sessões planejadas com o GAC e a ATRT2. O RSSAC espera tomar uma decisão em breve sobre sua programação de encontros para 2014, incluindo em encontro completo no ICANN 49, em Cingapura.

Contato da Equipe

Barbara Roseman, Diretora de Políticas e Analista Técnica

Carlos Reyes, Analista de Políticas Sênior


SSAC

20. SSAC Publica Conselho Referente à Mitigação do Risco de Colisões de Nomes

Resumo

O SSAC publicou um Conselho [PDF, 382 KB] sobre a mitigação do risco de colisões de nomes.

Desenvolvimentos Recentes e Próximas Etapas

O SSAC publicou um Conselho sobre a mitigação do risco de colisões de nomes. Nesse conselho o SSAC fornece conselhos à ICANN com base na sua avaliação dos assuntos identificados no estudo do Interisle sobre a Colisão de Nomes no DNS [PDF, 3.34 MB] e na proposta [PDF, 166 KB] da ICANN para mitigar os possíveis riscos de colisões.

Histórico

No contexto de domínios de primeiro nível, o termo "colisão de nomes" refere-se à situação em que um nome que é propriamente definido no espaço de nome do DNS global (definido na zona raiz como publicado pelos parceiros de gerenciamento de raiz – ICANN, Departamento de Comércio dos EUA, NTIA [Administração Nacional de Telecomunicações de Informação] e Verisign) poderá aparecer em um espaço de nome definido como privado (no qual ele é também válido sintaticamente), sendo que os usuários, software ou outras funções desse domínio poderão interpretá-lo incorretamente.

O SSAC forneceu conselhos à ICANN com base na sua avaliação dos assuntos identificados no estudo do Interisle e na proposta da ICANN para mitigar os possíveis riscos de colisões. O SSAC, em geral, apoia a proposta de mitigação de riscos da ICANN e oferece conselhos adicionais nas seguintes áreas:

  • O SSAC declara o princípio de que as cadeias de caracteres com evidências documentadas de uso privado amplo e significativo deverão ser consideradas para reserva permanente para uso interno a fim de reduzir problemas de segurança e estabilidade. O SSAC recomenda que a ICANN trabalhe com toda a comunidade da ICANN para identificar (1) as cadeias de caracteres que são apropriadas para reserva para o uso em um espaço de nome privado e (2) que tipo de uso de espaço de nome privado é apropriado.
  • O SSAC explora diferentes tipos de delegação experimental, seus possíveis benefícios, bem como os riscos de cada opção. O SSAC recomenda que a ICANN responda a um conjunto de perguntas básicas, caso decida delegar algum TLD para fins experimentais.
  • O SSAC apoia a recomendação da Diretoria de implementar o monitoramento da zona raiz e acredita que essa capacidade deverá ser definida e aplicada imediatamente e que ela deverá ser suficientemente flexível para acomodar necessidades adicionais.
  • Por fim, há a possibilidade de ocorrerem problemas significativos de segurança e estabilidade como resultado de um colisão de nomes após a delegação, o que exigir uma tomada de ação emergencial, incluindo a reversão rápida da delegação de um TLD. O SSAC recomendou que a ICANN atualize seus procedimentos a fim de se preparar para uma emergência como essa.

Mais Informações

Contato da Equipe

Steve Sheng, Analista Técnico Sênior


21. SSAC Publicou Conselho sobre Renovação de Chaves DNSSEC na Zona Raiz

Resumo

O SSAC publicou um Conselho [PDF, 480 KB] sobre a renovação de chaves das Extensões de Segurança do Sistema de Nomes de Domínio (DNSSEC) na zona raiz.

Desenvolvimentos Recentes e Próximas Etapas

O SSAC publicou um Conselho sobre a renovação de chaves de DNSSEC na zona raiz.  Esse Conselho explora a variedade de possíveis cenários de renovação de KSK na zona raiz e articula sobre muitas complicações e complexidades exclusivas ao manuseio de chaves de zona raiz. O Conselho tem como objetivo facilitar a discussão que examinará plenamente os custos, os riscos e os benefícios dos vários cenários de renovação de KSK na zona raiz.

Histórico

Há um consenso nas comunidades de segurança e de DNS de que o sistema de DNSSEC da zona raiz impõe desafios únicos para as práticas padrão do DNSSEC. Embora haja um acordo de que uma eventual renovação de chave KSK (Key-Signing Key) na zona raiz seja inevitável, independentemente de essa renovação ser causada por um comprometimento de chave ou outros fatores, não há um consenso sólido na comunidade técnica com relação a frequência das renovações de KSK de rotina agendadas.

As metas desse Conselho é descrever o espaço do problema de renovação de KSK na zona raiz do DNSSEC em um alto nível, identificar problemas que restringem possíveis soluções e, quando apropriado, fazer recomendações para a Diretoria da ICANN relacionadas à renovação de KSK na zona raiz. O Conselho fornece contexto e histórico para permitir que os leitores entendam as soluções sendo exploradas entre a comunidade técnica do DNS. No Conselho, o SSAC propõe cinco recomendações para consideração e discussão.  Consulte o Conselho para obter mais detalhes.

O público-alvo desse Conselho é a Diretoria da ICANN e outros que tenham uma familiaridade básica com conceitos relacionados ao DNS em geral e ao DNSSEC em particular, e que estejam interessados em entender os problemas referentes à transição de uma KSK de zona raiz antiga para um KSK nova (renovação de chave raiz).

Mais Informações

Contato da Equipe

Julie Hedlund, Diretora de Políticas

policy-update-dec13-pt.pdf  [415 KB]

Domain Name System
Internationalized Domain Name ,IDN,"IDNs are domain names that include characters used in the local representation of languages that are not written with the twenty-six letters of the basic Latin alphabet ""a-z"". An IDN can contain Latin letters with diacritical marks, as required by many European languages, or may consist of characters from non-Latin scripts such as Arabic or Chinese. Many languages also use other types of digits than the European ""0-9"". The basic Latin alphabet together with the European-Arabic digits are, for the purpose of domain names, termed ""ASCII characters"" (ASCII = American Standard Code for Information Interchange). These are also included in the broader range of ""Unicode characters"" that provides the basis for IDNs. The ""hostname rule"" requires that all domain names of the type under consideration here are stored in the DNS using only the ASCII characters listed above, with the one further addition of the hyphen ""-"". The Unicode form of an IDN therefore requires special encoding before it is entered into the DNS. The following terminology is used when distinguishing between these forms: A domain name consists of a series of ""labels"" (separated by ""dots""). The ASCII form of an IDN label is termed an ""A-label"". All operations defined in the DNS protocol use A-labels exclusively. The Unicode form, which a user expects to be displayed, is termed a ""U-label"". The difference may be illustrated with the Hindi word for ""test"" — परीका — appearing here as a U-label would (in the Devanagari script). A special form of ""ASCII compatible encoding"" (abbreviated ACE) is applied to this to produce the corresponding A-label: xn--11b5bs1di. A domain name that only includes ASCII letters, digits, and hyphens is termed an ""LDH label"". Although the definitions of A-labels and LDH-labels overlap, a name consisting exclusively of LDH labels, such as""icann.org"" is not an IDN."