ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

"Análise estatística de abusos no DNS em gTLDs" - Relatório disponível para comentário público

9 August 2017

LOS ANGELES – 9 de agosto de 2017 – Hoje, a ICANN anunciou a publicação do relatório, "Análise estatística de abusos no DNS em gTLDs" [PDF, 2.23 MB]. A pesquisa foi solicitada pela Equipe de revisão da concorrência, confiança do consumidor e escolha do consumidor (CCTRT). Para definir os parâmetros da pesquisa, a equipe CCTRT mediu as taxas das formas mais comuns de abusos no sistema de nomes de domínio, por exemplo, a distribuição de spam, phishing e malware. A pesquisa visa comparar as taxas destas atividades entre gTLDs novos e tradicionais (legacy), bem como utilizar análises estatísticas inferenciais para medir os efeitos do DNSSEC, do estacionamento de domínios e das restrições de registros nas taxas de abusos que utilizam dados históricos correspondentes aos três primeiros anos completos do programa de novos gTLDs (2014 - 2016).

Comentário sobre o relatório.

A ICANN encomendou a pesquisa de parte da equipe CCTRT para ser utilizada como base para o trabalho da equipe de revisão. A pesquisa foi conduzida por pesquisadores do SIDN e da Universidade de Tecnologia de Delft.

O relatório está disponível para comentário público até 19 de setembro de 2017. A equipe CCTRT analisará os comentários públicos sobre os resultados da pesquisa e os adicionará a seu relatório final, conforme o caso.

Achados principais:

  • A quantidade de domínios "comprometidos" (isto é, "haqueados") parece ser mais alta nos gTLDs legacy.
  • A quantidade de domínios "registrados maliciosamente" (isto é, domínios registrados com fins daninhos) parece ser mais alta nos gTLDs novos.
  • As restrições aos registros parecem influenciar as taxas de abuso reduzidas.
  • A contabilidade de abusos (isto é, o número absoluto de domínios sujeitos a abuso) mostra níveis de abuso relativamente constantes e superiores em gTLDs legacy e uma tendência de aumento de abusos em gTLDs novos.
  • Com algumas exceções e picos, as taxas de domínios com phishinge malware em gTLDs novos, que estão baseadas em uma relação de "domínios abusados por cada 10.000", tendem a ser mais baixas que nos gTLDs legacy. As tendências de phishing e malware em gTLDs novos e legacy parecem estar convergindo até atingir níveis similares, no final de 2016
  • Os domínios relacionados a serviços de privacidade e proxy não parecem estar relacionados com níveis de abuso anormalmente elevados.