ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Publicada a segunda versão das regras de geração de rótulos para a Zona-Raiz (RZ-LGR - 2)

17 August 2017

A ICANN tem o prazer de anunciar que foi publicada a segunda versão das Regras de geração de rótulos para a zona-raiz (RZ-LGR-2). As RZ-LGR são regras que definem um conjunto de critérios para determinar rótulos válidos de nomes de domínio internacionalizados (IDN) para a Zona-Raiz do DNS e suas variantes.

A primeira versão (RZ-LGR-1), autorizada em março de 2016, adicionou a escrita árabe. As RZ-LGR-2 adicionam mais cinco escritas: etíope, georgiana, khmer, laosiana e thai. Essas regras de geração de rótulos foram definidas pelos respectivos painéis de geração da comunidade e avaliadas pelo Painel de Integração, seguindo o procedimento para elaborar e manter as regras de geração de rótulos para a zona-raiz a respeito de rótulos de IDNA [PDF, 1.4MB].

À medida que forem elaboradas mais propostas de escritas para as RZ-LGRs e se elas cumprirem os requisitos para a integração, serão autorizadas novas versões das RZ-LGR. Outros mecanismos estão sendo analisados para determinar como os rótulos de variantes podem ser alocados àqueles que apresentaram candidaturas para domínios de topo.

Sobre a ICANN

A missão da ICANN é contribuir para garantir uma Internet mundial estável, segura e unificada. Para contatar outra pessoa através da Internet você deve digitar um endereço no seu computador – um nome ou um número. Esse endereço deve ser único para que os computadores saibam onde encontrar-se entre si. A ICANN ajuda a coordenar e apoiar estes identificadores únicos em todo o mundo. A ICANN foi formada em 1998 como corporação pública e beneficente sem fins lucrativos e é uma comunidade com participantes do mundo inteiro. A ICANN e sua comunidade ajudam a manter uma Internet segura, estável e interoperável. Também promove a concorrência e elabora políticas para os níveis superiores do sistema de nomeação da Internet e facilita o uso de outros identificadores únicos da Internet. Para mais informações, visite: www.icann.org.