ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Novo relatório apresenta questões de exatidão sintática e de operabilidade dos dados do WHOIS em gTLDs

19 December 2017

LOS ANGELES – 19 de dezembro de 2017 – Hoje, a Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN) publicou o Relatório sobre o Sistema de denúncias sobre exatidões no WHOIS (ARS - Accuracy Reporting System), Etapa 2, Ciclo 5. Esta continuação dos relatórios ARS anteriores, publicados semestralmente desde dezembro de 2015.

Leia o relatório.

O relatório analisa a precisão tanto da sintaxe quanto da operabilidade dos registros do WHOIS em domínios de topo genéricos (gTLDs), em comparação com o estipulado nos Acordos de Credenciamento de Registradores (RAAs) de 2009 e 2013. Além disso, examina os principais tipos de não conformidades, tendências e comparações de exatidão no WHOIS nos diferentes gTLDs, regiões da ICANN e nas versões de RAAs.

A organização ICANN elaborou testes de exatidão para responder perguntas sobre a sintaxe (formato e conteúdo) e a operabilidade (por exemplo, se um e-mail enviado ao endereço de e-mail fornecido no registro do WHOIS chega a destino?) de uma amostra de registros no WHOIS. Assim, mediante métodos estatísticos, foram feitas estimativas de exatidão sintática e de operabilidade e fornecidas à população de domínios em gTLDs como um todo, e a vários subgrupos de interesse.

Resultados principais

A análise achou o seguinte:

  • Que praticamente todos os registros WHOIS contêm informações que podem ser usadas para fazer contato imediato: Em 98% dos registros, pelo menos um e-mail ou número de telefone cumpre todos os requisitos de operabilidade do RAA 2009.
  • Que aproximadamente 94% dos endereços de e-mail, 67% dos números telefônicos e 98% dos endereços postais eram operáveis (Para mais informações, veja a Tabela 1, a seguir).

Tabela 1: Exatidão geral na operabilidade de gTLDs pelo Modo Contatos (95% de intervalo de confiança)

  E-mail Telefone Endereço postal Todos os 3 são exatos
Todos os três Contatos (Registrante, Técnico, Administrativo) são exatos 93.8% ± 0.4% 66.9% ± 0.8% 98.4% ± 0.3% 63.4% ± 0.9%
  • Em termos de exatidão sintática, achou-se que aproximadamente 99% dos endereços de e-mail, 90% dos números de telefone e 89% dos endereços postais cumpriam todos os requisitos do RAA de 2009 (para mais informações, veja a Tabela 2, a seguir).

Tabela 2: Exatidão sintática geral dos gTLDs com os Requisitos do RAA 2009, pelo Modo Contatos (95% de intervalo de confiança)

  E-mail Telefone Endereço postal Todos os 3 são exatos
Todos os três Contatos (Registrante, Técnico, Administrativo) são exatos 99.6% ± 0.1% 90.2% ± 0.5% 88.9% ± 0.6% 81.5% ± 0.8%

O relatório também mostra um detalhe das taxas de exatidão por região da ICANN (Para mais informações, veja a Figura 1, a seguir).

Figura 1: Exatidão geral da sintaxe e operabilidade de gTLDs por região da ICANN

Overall gTLD Syntax and Operability Accuracy by ICANN Region

Próximos passos

Os resultados incluídos no relatório foram fornecidos à equipe de Cumprimento de Contratos da ICANN, que avaliará os tipos de erros achados e fará o seguimento dos registradores em casos de registros potencialmente inexatos. Se queixas de inexatidão e/ou de formato no WHOIS surgirem dos dados do sistema ARS do WHOIS, o setor de Cumprimento de Contratos da ICANN emitirá avisos (tickets) conforme à Abordagem e processo de cumprimento contratual[PDF, 292 KB]. O Cumprimento fornece atualizações trimestrais, que incluem atualizações nos avisos (tickets) de WHOIS ARS. Elas podem ser consultadas aqui. Em resposta às solicitações da comunidade da ICANN, a ICANN está publicando mais métricas na página de Métricas de Cumprimento de Contratos do sistema ARS do WHOIS aqui.

A ICANN começará a trabalhar no próximo relatório do sistema ARS do WHOIS em janeiro de 2018, com data de publicação prevista para junho de 2018.

Saiba mais:

Sobre a ICANN

A missão da ICANN é contribuir para garantir uma Internet mundial estável, segura e unificada. Para contatar outra pessoa através da Internet, você deve digitar um endereço (um nome ou um número) no seu computador ou em outro dispositivo. Esse endereço deve ser único para que os computadores saibam onde encontrar-se entre si. A ICANN ajuda a coordenar e apoiar esses identificadores únicos no mundo inteiro. A ICANN foi formada em 1998 como corporação beneficente pública sem fins lucrativos e com uma comunidade de participantes de todo o mundo.