ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Informações sobre o programa para novos gTLDs

10 June 2009

Esta tradução em português é cortesia do NIC.br. Para mais informações sobre a ICANN em português, consulte http://www.icann.org.br/.

Como a assembleia em Sydney está próxima, a ICANN divulga uma série de anúncios para debate público. São eles:

Novo memorando explicativo para testes pré-delegação de novos gTLDs

O módulo 5 da versão preliminar 2 do Guia do Candidato, disponível desde o início de fevereiro, descreve procedimentos aplicáveis aos últimos estágios do processo de requerimento de gTLDs, mais especificamente um teste pré-delegação para verificar se o candidato satisfaz as exigências técnicas e gerais estabelecidas.

A ICANN publica hoje o memorando explicativo para os testes pré-delegação [PDF, 108K]. Esse memorando explicativo foi incluído no fórum público que está em curso no momento http://www.icann.org/en/topics/new-gtlds/comments-e-en.htm. O prazo final para comentários é 20 de julho de 2009.

O propósito do teste técnico pré-delegação é verificar se o candidato cumpriu seu compromisso de desenvolver operações de registro em conformidade com os critérios técnicos e operacionais da ICANN, descritos no Guia do Candidato. A verificação também pretende garantir que o candidato pode operar o gTLD de maneira estável e segura. Há três conjuntos de testes ou verificações: teste e pré-requisitos para a infra-estrutura do DNS, teste e pré-requisitos para o sistema de registro, e uma exigência adicional de garantir a continuidade das operações básicas do registro.

A ICANN gostaria de receber comentários sobre o texto preliminar apresentados. Pretendemos considerar os comentários recebidos para inclusão na versão preliminar número 3 do Guia do Candidato, que deve ser publicada em setembro de 2009.

Prorrogado período para comentários sobre o relatório da IRT a respeito da proteção de marcas registradas em novos gTLDs

O período para comentários do público sobre o Relatório final a respeito da proteção de marcas registradas em novos gTLDs [PDF, 299K], preparado pela Equipe de Recomendações para Implementação (IRT), foi prorrogado até 6 de julho de 2009.

O tema geral “Comportamento malicioso”

O Grupo de Trabalho Anti-Phishing (APWG) apresentou um resumo de seu estudo abrangente sobre o tema do possível abuso malicioso do DNS e expansão dos novos gTLDs. O relatório preliminar descreve vários problemas e está disponível para leitura na página wiki da ICANN sobre os temas gerais que envolvem novos gTLDs.

Sessões sobre novos gTLDs recomendadas para a assembleia da ICANN em Sydney

A assembleia da ICANN em Sydney ( 21 a 26 de junho) contará com várias sessões sobre o programa para novos gTLDs. A seleção abaixo é apenas uma recomendação, e convidamos a comunidade da ICANN a consultar o programa de Sydney para conhecer mais detalhes.

21 de junho de 2009

Informações sobre o programa para novos gTLDs

Essa sessão apresentará uma visão geral dos avanços obtidos no programa para novos gTLDs, com oportunidade para comentários do público.

Workshop sobre propriedade conjunta de registros e registradores

Um dos assuntos que ainda precisam ser resolvidos quanto ao Guia do Candidato para Novos gTLDs é quais serão as restrições para os operadores de novos gTLDs em relação à propriedade ou controle dos registradores. Esse workshop se concentrará nas possíveis vantagens e desvantagens associadas à integração vertical de registros e registradores de gTLDs, e examinará quais ferramentas a ICANN e a comunidade poderiam usar para resolver esse problema. O workshop incluirá apresentações de um grupo de economistas, além de uma oportunidade para comentários dos registros e registradores interessados, outros representantes do setor e do público.

Programa para novos gTLDs: Melhores práticas para administração de um registro

Nesta sessão, alguns administradores de registros para domínios de primeiro nível (DPNs) compartilharão sua experiência, discutindo os aspectos práticos da administração de um registro de DPNs. Essa sessão envolverá os aspectos comerciais, operacionais e técnicos do gerenciamento de um registro no dia-a-dia. Alguns tópicos que devem ser abordados são: comprar x construir; considerações sobre segurança e escalabilidade; administração de canais; problemas de aceitação de DPNs; gerenciamento de IDNs.

24 de junho de 2009

Programa para novos gTLDs – Sessão para consulta sobre proteção de marcas registradas e comportamento malicioso

O objetivo dessa sessão é discutir com a comunidade dois dos quatro temas gerais identificados no programa para novos gTLDs: (a) proteção de marcas registradas e (b) o potencial para comportamento malicioso. Essa sessão será dividida em duas partes: (1) Proteção de marcas registradas – um grupo de especialistas apresentará e debaterá com a comunidade vários mecanismos propostos para aumentar a proteção dos direitos de propriedade intelectual no programa para novos gTLDs; (2) Comportamento malicioso – um grupo de especialistas informará a comunidade sobre o trabalho que está sendo feito para identificar e reduzir possíveis aumentos em condutas maliciosas após a introdução dos novos gTLDs.

Outros eventos relacionados a novos gTLDs

Sydney assinala a primeira sessão de uma série de consultas sobre os temas gerais que envolvem novos gTLDs, que a ICANN pretende conduzir em junho e julho. Os quatro temas gerais identificados nos dois primeiros fóruns públicos sobre a versão preliminar do Guia do Candidato são: proteção de marcas registradas; comportamento malicioso; segurança e estabilidade; escala e demanda (o impacto econômico dos novos gTLDs).

Em seguida teremos sessões para consultas ao vivo em Nova York (13 de julho) e Londres (15 de julho).

Além das sessões para consulta sobre os temas gerais descritos acima, a ICANN também promoverá eventos e webinários ao vivo para divulgação e informação, com o objetivo de oferecer uma introdução aos novos gTLDs, apresentar novas informações sobre o desenvolvimento do programa e colocar funcionários da ICANN à disposição de conversas ao vivo. Estamos planejando eventos em vários formatos para atender diversos níveis de conhecimento.

Em breve ofereceremos uma página de pré-inscrições para esses eventos. Para mais informações, consulte a página do programa para novos gTLDs.

Recursos:

Programa para novos gTLDs: http://www.icann.org/en/topics/new-gtld-program.htm

Página wiki sobre os temas gerais: https://st.icann.org/new-gtld-overarching-issues/index.cgi?new_gtld_overarching_issues

Assembleia em Sydney: http://syd.icann.org/

Fóruns públicos relevantes:

Proteção de marcas registradas (relatório final da IRT): http://www.icann.org/en/public-comment/public-comment-200906.html#irt-report

Trechos revisados do Guia para o Candidato a Novos gTLDs: http://www.icann.org/en/topics/new-gtlds/comments-e-en.htm

Novos gTLDs e a Internet

Abertura. Mudança. Inovação.

Após anos de debates e reflexões, estamos expandindo os domínios genéricos de primeiro nível (gTLDs). Isso oferecerá mais inovação, possibilidade de escolha e mudanças numa Internet global atualmente atendida por apenas 21 nomes de domínio genéricos de primeiro nível. Como organização sem fins lucrativos dedicada a coordenar o sistema de endereços da Internet, a ICANN não está fazendo isso para aumentar sua receita. Estamos desenvolvendo um plano de implementação com oportunidades para comentários do público. Haverá processos para objeções. Também realizamos uma avaliação técnica detalhada para garantir a estabilidade e a segurança da Internet. Haverá uma taxa de avaliação, que se destina apenas a cobrir os custos (despesas até o momento, processamento dos requerimentos e os custos legais previstos).

Promover a concorrência e a variedade de escolha é um dos princípios que fundamentam a ICANN. Num mundo com 1,5 bilhão de internautas (número que cresce a cada dia), a diversidade, variedade de escolha e inovação são fundamentais. A Internet possibilitou um enorme aumento na escolha, inovação e concorrência de ideias, e expandir os gTLDs é uma oportunidade para ainda mais.

Contatos com a imprensa:

Brad White
Diretor de Imprensa
Assuntos Corporativos
ICANN
Tel.: +1.202.429.2710
E-mail: brad.white@icann.org




Internacional: Andrew Robertson
Edelman (Londres)
Tel.: +44 7921 588 770
E-mail: andrew.robertson@edelman.com