ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Versão final do relatório de recomendações para o processo rápido de introdução de ccTLDs com IDNs

13 June 2008

Esta tradução em português é cortesia do NIC.br. Para mais informações sobre a ICANN em português, consulte http://www.icann.org.br/.

Versão do relatório preliminar do GT para IDNC disponível para comentários e discussão [PDF, 152K]

Gostaríamos de receber comentários até 23 de junho de 2008

Resumo: No momento o grupo de trabalho para IDNC (GT para IDNC) está trabalhando para definir e apresentar métodos que possibilitem a introdução rápida e eficiente (“processo rápido”) de um número limitado de ccTLDs com IDNs que não são alvo de controvérsias, enquanto se elabora uma política geral de longo prazo para ccTLDs com IDNs. O GT para IDNC criou uma versão preliminar do relatório final para destacar os aspectos assuntos que precisam ser levados em conta quando se definir (1) um mecanismo para a escolha da seqüência de ccTLD com IDNs e (2) um mecanismo para designar o administrador do ccTLD com IDNs.

Processo: Estamos publicando o documento preliminar neste momento somente para informar a comunidade sobre as mais recentes idéias do GT para IDNC e facilitar outras discussões durante a assembléia em Paris no final deste mês. Esse documento não está sendo publicado pelo grupo de trabalho para IDNC, cujos membros continuarão enviando seus próprios comentários e sugestões.

Histórico: A Diretoria da ICANN encarregou o GT para IDNC de elaborar e descrever métodos viáveis que permitam introduzir (de forma rápida e sem colocar em risco a segurança e a estabilidade da Internet) um número limitado de ccTLDs com IDNs que não são motivo de divergência e estão associados aos códigos de duas letras da lista ISO 3166-1 (tanto a lista de códigos oficial da ISO 3166-1 quanto a lista reservada de elementos de códigos ISO 316601)(processo também conhecido como “rápido”), enquanto a política geral para ccTLDs com IDNs continua sendo definida.

O campo de trabalho do GT para IDNC limita-se a elaborar métodos viáveis (para a introdução de um número limitado de ccTLDs com IDNs) que não antecipem os resultados do processo normativo para códigos de países com IDNs (o ccPDP).

Conforme já apontamos em documentos anteriores para discussão, o método rápido exige dois mecanismos específicos que são descritos nesse relatório:

  1. Um mecanismo para a escolha da seqüência de ccTLD com IDNs (veja a Seção 3 do relatório); e
  2. Um mecanismo para designer o administrador de um ccTLD com IDNs (veja a Seção 4 do relatório).

O documento: A versão preliminar do relatório final está disponível para avaliação aqui: Versão preliminar do relatório do GT para IDNC, disponível para comentários do público [PDF, 152K]

Prazo final e como enviar comentários: Os comentários sobre a versão preliminar do documento podem ser enviados por e-mail para idn-cctld-fast-track@icann.org. Para poderem ser analisados pelo GT para IDNC em Paris, todos os comentários precisam ser enviados por e-mail até 23 de junho de 2008. Um arquivo com todos os comentários recebidos estará disponível em http://forum.icann.org/lists/idn-cctld-fast-track/.

Comentários do público: http://www.icann.org/public_comment/public-comment-200806.html#idn-cctld-fasttrack-dfr