ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Seis escritas integradas à segunda versão das regras de geração de rótulos da Zona-Raiz (RZ-LGRs-2)

6 June 2017

A Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN) abriu hoje o período de comentários públicos para a segunda versão das regras de geração de rótulos da Zona-Raiz (RZ-LGR-2) integrando outras seis escritas: árabe, etíope, georgiana, khmer, lao e thai.

As LGRs da Zona-Raiz serão usadas para determinar rótulos válidos de Nomes de Domínio Internacionalizados (IDNs) de topo e suas variantes, se houver alguma. Os painéis de geração da comunidade estão trabalhando nas propostas para integrar mais escritas às futuras versões das LGRs da Zona-Raiz. Essas escritas incluem painéis de chinês, cirílico, grego, japonês, coreano, latino e neo-brahmi.

A formação de painéis de geração de outras escritas, incluindo hebraico, birmanês, sinhala, tibetano e thaana, está sendo solicitado ativamente de acordo com a Convocação para painéis de geração. Encorajamos as pessoas com muita experiência ou interesse nessas escritas a oferecer-se voluntariamente e ajudar para contribuir para termos uma Internet multilíngue.

Para mais informações sobre o Programa de IDNs na ICANN, visite www.icann.org/idn. Para iniciar um painel de nova geração ou para participar de um painel existente, por favor, enviar um e-mail a IDNProgram@icann.org.