ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Examinadora independente publica relatório final sobre a revisão da organização At-Large

4 May 2017

Depois da extensa consulta feita à comunidade At-Large e à comunidade geral da ICANN, incluindo um processo de comentário público formal, e uns engajamento e participação contínuos do Grupo de trabalho de revisão de At-Large, a ITEMS International, examinadora independente para a revisão da organização At-Large, publicou seu relatório final [PDF, 4.08 MB]. Este é um marco importante quanto ao compromisso da ICANN com a melhoria contínua, a prestação de contas e a transparência.

No relatório final, a examinadora independente manifesta: "Os resultados da nossa revisão são encorajadores e, além disso, são uma convocação a agir. São encorajadores porque claramente há um amplo apoio à missão de At-Large de contribuir com os processos normativos da ICANN através das recomendações feitas pelo At-Large que levam em conta os interesses dos usuários finais da Internet (são poucos os que duvidam do papel vital e contínuo da Comunidade At-Large dentro da ICANN). Mas esses resultados também constituem uma convocação a agir porque a comunidade At-Large costuma ser percebida como uma comunidade que é dirigida sempre pelo mesmo grupo de indivíduos cujo alvo de apoiar os interesses dos usuários finais é sincero, mas que também tem se esforçado muito por fazer com que as opiniões dos usuários finais contemporâneos sejam efetivamente consideradas nos processos de elaboração de recomendações sobre normativas. A ITEMS International oferece 16 recomendações que, segundo a examinadora, refletem as necessidades da comunidade At-Large e têm suficiente consenso da comunidade. Houve alguns casos em que não foi possível chegar a um acordo com os líderes atuais de At-Large, mas que os analistas acreditam firmemente que devem ser implementados em prol dos interesses da comunidade At-Large e da organização da ICANN como um todo.

O grupo de trabalho de revisões do comitê consultivo At-Large fornecerá agora sua opinião sobre a viabilidade, com o foco no estabelecimento de prioridades para as recomendações e no alinhamento com outras melhorias já planejadas ou em andamento, e fará isso para preparar-se para uma eventual implementação das recomendações que forem aprovadas pela Diretoria. Espera-se que a Diretoria da ICANN tome as ações necessárias sobre os resultados e as recomendações para o final de 2017, depois de ter analisado todas as opiniões da comunidade.

O relatório final da revisão de At-Large está disponível aqui [PDF, 4.08 MB]. Ele também pode ser acessado desde o site de revisões de At-Large (At-Large Review).

Qual é a importância da revisão do At-Large?

Comitê Consultivo At-Large (ALAC) tem o dever de entender, representar e advogar pelo melhor interesse dos usuários finais da Internet no mundo inteiro com o foco colocado em duas áreas de trabalho gerais: a elaboração de recomendações sobre normativas e a construção da organização.

Com base nas instruções da Diretoria, o objetivo da Revisão é determinar 1) se a organização/conselho/comitê tem um objetivo contínuo na estrutura da ICANN, e 2) se tiver esse objetivo, se seria bom ter alguma alteração na estrutura ou nas operações para melhorar sua eficácia, e 3) se a organização/conselho/comitê devem prestar contas a seus grupos constitutivos, grupos de partes interessadas, organizações e outros setores interessados. Esta revisão, como as revisões de outras estruturas da ICANN, é feita de acordo com o mandato dos Estatutos da ICANN. O Comitê de Efetividade Organizacional da Diretoria é responsável pela análise e supervisão das políticas relacionadas com o processo permanente de revisão organizacional da ICANN.

Como participa a Comunidade At-Large?

Durante a revisão, a ITEMS International fez uma pesquisa, analisou dados e avaliou o nível de efetividade das recomendações de análises anteriores, trabalhando estreitamente com a Equipe de Trabalho de Revisão da GNSO. O grupo de trabalho, diverso, de 22 membros, de Revisão de At-Large foi designado pelo Comitê Consultivo At-Large para ser o contato entre a comunidade At-Large, a examinadora independente e a Diretoria da ICANN. Sob a direção de sua presidente, Holly Raiche, este grupo tem representado a voz da comunidade At-Large ao longo de toda a revisão.

Números na revisão de At-Large

At-Large Review by the Numbers

Para mais informações, visite: