ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Novos requisitos para o serviço do diretório de dados de registro para registros e registradores de gTLDs, a ser implementados em fevereiro de 2017.

26 July 2016

A ICANN anunciou hoje que as partes contratadas de gTLDs devem atualizar seus Serviços de Diretório de Dados de Registro (RDDS) antes de 1 de fevereiro de 2017. Os registros e registradores devem implementar o novo Perfil de gTLDs do protocolo de acesso de dados de registro (RDAP). Os registros também devem implementar as especificações sobre dados definidas nos Serviços de diretório de dados para o processo de registro dos Registros: Política de rótulos e exibição uniformes.

O perfil de gTLDs do RDAP e a Política de rótulos e exibição uniformes dos RDDS são os resultados dos esforços da comunidade por melhorar o atual sistema usado para descobrir quem controla um nome de domínio. Este sistema está constituído por protocolos de recuperação de dados– o WHOIS e uma versão Internet do WHOIS – e por bancos de dados controlados por registros e registradores que contêm informações de registros de domínios.

A ICANN notificou as partes contratadas da responsabilidade que elas têm de modificar seus sistemas dentro do período de seis meses. A ICANN consultou estas partes na hora de definir os novos requisitos e planos de implementação.

Histórico

O Protocolo de Acesso a Dados de Registro foi criado pelo Grupo de Tarefas de Engenharia da Internet - IETF para substituir eventualmente o protocolo do WHOIS. Este novo protocolo é superior ao WHOIS quanto à segurança de acesso de dados, ao apoio a caracteres internacionais, à capacidade de extensão e à padronização de mensagens de consulta, resposta e erro. O Perfil de gTLDs do RDAP faz o mapeamento dos requisitos normativos e contratuais da ICANN e os integra aos requisitos técnicos para padronizar os serviços de diretório de todas as partes contratadas de gTLDs.

A política de rótulos e exibição uniformes do RDDS é uma Política de Consenso elaborada e adotada conforme aos Estatutos da ICANN. A política é o resultado das recomendações que foram adotadas pelo Conselho da GNSO depois de finalizado o processo de elaboração de políticas do WHOIS Amplo. A Diretoria da ICANN adotou estas recomendações em 7 de fevereiro de 2014.

O objetivo da política de rótulos e exibições uniformes do RDDS é uniformizar a maneira em que os registros e registradores rotulam e exibem os resultados dos dados de registro. A política adota as especificações resultantes do Acordo de Credenciamento de Registradores de 2013 (RAA 2013) como o padrão, portanto, só os registros devem atualizar seus sistemas. As mudanças podem incluir renomear ou reordenar campos e exibir outros dados, como as informações de contato por abusos de registradores.

Para mais informações sobre estes tópicos, visite:

Sobre a ICANN

A missão da ICANN é contribuir para garantir uma Internet mundial estável, segura e unificada. Para contatar outra pessoa através da Internet você deve digitar um endereço no seu computador – um nome ou um número. Esse endereço deve ser único para que os computadores saibam onde encontrar-se entre si. A ICANN ajuda a coordenar e apoiar estes identificadores únicos em todo o mundo. A ICANN foi formada em 1998 como corporação pública e beneficente sem fins lucrativos e é uma comunidade com participantes do mundo inteiro. A ICANN e sua comunidade ajudam a manter uma Internet segura, estável e interoperável. Também promove a concorrência e elabora políticas para os níveis superiores do sistema de nomeação da Internet e facilita o uso de outros identificadores únicos da Internet. Para mais informações, visite: www.icann.org.