ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Medidas propostas para rótulos ASCII de dois caracteres "letra/letra" para evitar confusão com os códigos de país correspondentes

8 July 2016

Data de abertura: 8 de julho de 2016 Data de encerramento: 17 de agosto de 2016
Organização de proveniência: Divisão de Domínios Globais
Categorias/Rótulos:
  • Domínios de Nível Superior
  • Domínios de segundo nível
  • Acordos com as partes contratadas
  • Segurança/Estabilidade
Breve visão geral:

Conforme à Seção 2 da Especificação 5 do Acordo de Registro de Novos gTLDs, "Para todos os rótulos ASCII de dois caracteres estará proibido seu registro ou alocação a um operador de registros no segundo nível dentro do TLD. Esses rótulos não podem ser ativados no DNS e não podem ser autorizados para seu registro a nenhuma pessoa física ou jurídica, exceto ao Operador de Registros, sempre que essas cadeias de rótulos de dois caracteres sejam autorizadas na medida em que o Operador de Registros alcance um acordo com o administrador relacionado à cadeia de código de governo e país, conforme especificado na norma ISO 3166-1 alfa-2. O Operador de Registros também pode propor a autorização destas reservas com base na sua implementação de medidas para evitar confusão com os códigos de país correspondentes, sujeito à aprovação pela ICANN".

Este comentário público visa coletar o feedback da comunidade para elaborar a lista de medidas que um registro deve implementar para desbloquear a reserva no segundo nível dos rótulos ASCII de dois caracteres "letra/letra" do sistema de nomes de domínio, conforme à Especificação 5, Seção 6, do Acordo de Registro. Se as medidas forem adotadas, todos os domínios de segundo nível de duas letras reservados atualmente seriam autorizados para todos os registros de gTLDs que implementarem as medidas.

Link: https://www.icann.org/public-comments/proposed-measures-two-char-2016-07-08-en