ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

A ICANN e a Verisign anunciam início de período de 90 dias de "testes paralelos" do sistema de gestão da Zona Raiz.

8 April 2016

Como foi programado e previamente comunicado, em 6 de abril de 2016, a ICANN e a Verisign iniciaram um período de 90 dias de "testes paralelos" para verificar a integridade contínua dos dados que se encontram no arquivo da zona raiz e que são produzidos através do Sistema de Gestão da Zona Raiz (RZMS - Root Zone Management System), posterior à correta finalização da Transição da Supervisão da IANA. Este é um passo fundamental para garantir a segurança e a estabilidade contínuas da zona raiz da Internet. O período de testes paralelos faz parte da proposta encaminhada pela ICANN e a Verisign à NTIA em agosto de 2015, e encomendada pela NTIA, sobre a melhor maneira de fazer a transição da função administrativa da NTIA respeito da gestão da zona raiz para a comunidade multissetorial global de maneira a que a segurança, a estabilidade e a resiliência do Sistema de Nomes de Domínio (DNS) da Internet sejam mantidas.

O período de testes paralelos será usado para confirmar se o RZMS de produção e a versão de testes paralelos do RZMS (que teve eliminado o passo da autorização pela NTIA) produz resultados idênticos para cada um dos arquivos de zona raiz que é publicado. Durante o período de testes paralelos e até a finalização correta da Transição da Supervisão da IANA, o arquivo autorizado de zona raiz vai continuar a ser produzido pelo RZMS de produção que contém o passo de autorização executado pela NTIA.

O período de testes paralelos está programado para ser conduzido por um período de 90 dias contínuos e seus resultados serão considerados corretos sempre que não forem identificadas diferenças inexplicáveis nos arquivos de zona raiz entre o RZMS de produção e o RZMS de testes paralelos. Caso forem detectadas diferenças inexplicáveis, o(s) problema(s) vai(ão) ser tratado(s) e resolvido(s) e o período de testes paralelos de 90 dias vai ser reiniciado.

A Verisign vai publicar relatórios diários de comparação durante todo o período de testes, que serão colocados à disposição no seu site. A ICANN também vai publicar relatórios mensais, que poderão ser consultados na webpage sobre Implementação da Supervisão da ICANN.

O período de testes paralelos do RZMS faz parte de projetos mais amplos da ICANN de planejamento de implementação em resposta à Transição antecipada da Supervisão da IANA. Em março de 2014, a NTIA anunciou sua intenção de fazer a transição do papel de supervisora das funções da IANA para a comunidade multissetorial. A função da Administradora da Zona Raiz (RZA), atualmente executada pela NTIA, vai ser eliminada uma vez a Transição da Supervisão da IANA tiver finalizado corretamente, em setembro de 2016, segundo projetado atualmente.