ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

A Universidade Nacional de Asunción e a ICANN trabalham juntas para melhorar a infraestrutura da Internet na América Latina

24 September 2015

[Foto: Ignacio Velázquez Guachire, UNA e Rodrigo de la Parra, ICANN]

A primeira instância de L-Raiz no Paraguai foi corretamente instalada em Asunción, fato que vai melhorar o nível de estabilidade, segurança e resiliência da Internet para os usuários da Internet em toda a América Latina.

"Estamos muito felizes em anunciar a implementação desta nova instância de L-Raiz em Asunción", disse Rodrigo de la Parra, vice-presidente para a América Latina e o Caribe na ICANN. "Os empreendimentos conjuntos como esse aqui são parte essencial de aumentar a infraestrutura da Internet regional e de fortalecer o DNS mundial".

O lançamento da instância L-Raiz é uma operação conjunta entre a ICANN e o Centro Nacional de Computaciónda Universidade Nacional de Asunción (UNA).

"Esta nova instância de L-Raiz vai fortalecer a infraestrutura da Internet, oferecendo uma maior eficiência, estabilidade e segurança, além de uma melhor experiência geral da Internet em todo o Paraguai", disse Ignacio Velázquez Guachire, Diretor Geral do Centro Nacional de Computación da UNA. "Agradecemos aos administradores da ICANN e a confiança técnica que eles têm no NIC.py, por eles serem os custódios desta primeira instância de L-Raiz no nosso país, que demonstra a cooperação contínua para desenvolver a Internet na região".

Além de apenas ajudar a mitigar a desativação das redes, esta nova instância L-Raiz vai melhorar os tempos de resposta para uma comunidade de Internet em rápido crescimento no Paraguai e na região da América Latina e o Caribe como um todo.

"A ICANN está satisfeita de ver as primeiras instâncias da L-Raiz no Paraguai. Apreciamos o enorme esforço feito pela universidade nacional de Asunción em alojar a L-Raiz. Este esforço é indicador de seu compromisso com o Sistema de Nomes de Domínio e a estabilidade e resiliência da Internet mundial e com sua própria experiência com a Internet", disse Terry Manderson, Diretor de Engenharia do DNS na ICANN.

Há 13 servidores do DNS "raiz", identificados com as letras do alfabeto, do A ao M, sendo o "L" de raiz o servidor operado pela ICANN. Os computadores costumam comunicar-se entre si mediante endereços numéricos, enquanto para as pessoas é mais fácil usar e lembrar nomes (por exemplo, para os usuários é mais fácil decorar o nome de domínio "ICANN.ORG" do que o endereço IP correspondente: 2620:0:2d0:200::7).

O DNS traduz nomes para endereços, e os servidores raiz, como o servidor instalado em Asunción, fornecem os indicadores para os servidores de domínios de nível superior (a última parte de nomes de domínio, como "ORG" em "ICANN.ORG"). A divulgação geográfica destas informações de raiz dobrando a quantidade de servidores raiz em vários locais cria um sistema flexível e disperso, com uma redução do risco de perda da conexão causada por um problema ou ataque e reduz o tempo dedicado para buscar nomes na Internet.

Para mais informação sobre a L-Root, visite www.dns.icann.org/.