ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Solicitação de ccTLD de IDN da Grécia é aprovada na avaliação de cadeia de caracteres

4 May 2015

A ICANN tem o prazer de anunciar o sucesso da avaliação da cadeia de caracteres proposta para o ccTLD de IDN da Grécia.

Os detalhes sobre essa avaliação podem ser encontrados aqui: http://www.icann.org/en/resources/idn/fast-track/string-evaluation-completion

O processo de Tramitação Rápida de Domínios de Primeiro Nível com Código de País (ccTLDs) de Nomes de Domínio Internacionalizados (IDN) foi aprovado pela Diretoria da ICANN em seu encontro anual em Seoul, Coreia do Norte, no dia 30 de outubro de 2009. As primeiras solicitações foram recebidas a partir de 16 de novembro de 2009. O processo permite que países e territórios enviem à ICANN solicitações de ccTLDs de IDN que representem os nomes de seus países e territórios em escritas não latinas. Os solicitantes de ccTLDs de IDN devem satisfazer vários requisitos:

  • a escrita usadas para representar os ccTLDs de IDN não devem ser latinas;
  • os idiomas usados para expressar os ccTLDs de IDN devem ser oficiais no país ou território correspondente; e
  • um conjunto específico de requisitos técnicos deve ser atendido.

Os processos de solicitação e avaliação têm três etapas:

  • Preparação (pelo solicitante no país ou território): é necessário chegar a um consenso com a comunidade em relação ao ccTLD de IDN que será solicitado, como ele será gerenciado e por qual organização, além de preparar e reunir toda a documentação de apoio necessária. As solicitações são enviadas por meio de um sistema on-line, junto com o material de suporte do processo, para http://forms.icann.org/idn/apply.php
  • Avaliação da cadeia de caracteres: as solicitações são avaliadas de acordo com os requisitos técnicos e linguísticos para as cadeias de caracteres de ccTLDs de IDN mencionados anteriormente.
  • Delegação de cadeias de caracteres: As solicitações que cumpram com os critérios de avaliação de cadeias de caracteres se qualificam para solicitar a delegação, seguindo o mesmo processo usado pela ICANN/IANA para ccTLDs baseados em ASCII. Os solicitantes enviam as solicitações de delegação de cadeias de caracteres à gerência da zona raiz da IANA: root-mgmt@iana.org.

Com esse anúncio, as solicitações de 37 países e territórios foram aprovadas na etapa de avaliação de cadeia de caracteres. Entre eles, 29 países e territórios (representados por 39 ccTLDs de IDN) foram delegados na zona raiz do DNS. Os outros estão se preparando ou já solicitaram a delegação. As informações atualizadas sobre o Programa de Tramitação Rápida de IDN continuarão sendo disponibilizadas na página: https://www.icann.org/resources/pages/fast-track-2012-02-25-en.

A ICANN pretende disponibilizar domínios com códigos de país não latinos para países que atendam aos requisitos do Processo de Tramitação Rápida. A ICANN continuará aceitando novas solicitações de avaliação de cadeias de caracteres no Processo de Tramitação Rápida. A equipe está disponível para ajudar todos os países e territórios interessados em participar do Processo de Tramitação Rápida. Envie um e-mail para idncctldrequest@icann.org para qualquer consulta sobre a participação.