ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Atualizações sobre implementação de políticas

2 July 2014

A ICANN comunica a implementação de duas novas iniciativas de políticas de consenso: A AWIP (Política de Informações Adicionais de WHOIS) e emendas à IRTP (Política de Transferência entre Registradores) relacionadas ao desbloqueio de nomes de domínio.

Essas políticas se aplicam a todos os registradores e operadores de registros credenciados pela ICANN e com contratos assinados com a ICANN, Os novos requisitos entrarão em vigor e serão aplicados pela ICANN a partir de 31 de janeiro de 2015.

São eles:

AWIP

A AWIP foi desenvolvida com o objetivo de proporcionar o melhor entendimento do status dos nomes de domínio existentes (também conhecidos como códigos de status EPP) para os usuários de serviços de WHOIS, além de criar mais uniformidade entre as diferentes informações de WHOIS fornecidas pelos registradores e operadores de registros de gTLDs credenciados pela ICANN. A AWIP exige que todos os registradores e operadores de registros de gTLDs credenciados pela ICANN que exibam códigos de status de WHOIS incluam nesses códigos um link para uma página da ICANN que relaciona o status dos nomes de domínio existentes junto com seus respectivos significados. (O texto do AWIP, diferente do resumo fornecido neste documento, é vinculante para todos os registradores e registros de gTLDs credenciados pela ICANN.)

Além disso, os registros devem identificar o ID Global Único de Registrador (GURID, também conhecido como ID IANA) do registrador responsável por cada registro na informação de WHOIS.

A AWIP foi desenvolvida a partir das recomendações da GNSO (Organização de Apoio a Nomes Genéricos), que foram adotadas pela Diretoria da ICANN nos dias 6 de maio e 20 de dezembro de 2012. (https://www.myicann.org/2012-12-20-gnso-council-recommendations-irtp-part-c?language=fr) Algumas recomendações eram padronizar e esclarecer as mensagens de status de WHOIS (https://features.icann.org/2012-05-06-irtp-part-b-recommendation-8) e exigir que os registros se referissem aos registradores por seus IDs IANA. (https://community.icann.org/display/gnsoirtppdpwg/3.+WG+Charter) A política foi redigida com consultas aos Grupos de Trabalho de IRTP Parte B e Parte C da GNSO, foi publicada para comentários públicos em 22 de novembro de 2011 (https://www.icann.org/resources/pages/irtp-b-staff-proposals-2011-11-22-en) e 22 de outubro de 2012 (https://www.icann.org/resources/pages/irtp-c-recommendations-2012-10-22-en) e adotada pelo Conselho da GNSO nos dias 21 de fevereiro de 2012 (http://gnso.icann.org/resolutions/#201202) e 17 de outubro de 2012. (http://gnso.icann.org/en/resolutions#20121017-4)

Todos os registradores e registros de gTLD credenciados pela ICANN devem entrar em conformidade com a AWIP até 31 de janeiro de 2015. A AWIP pode ser encontrada neste link https://www.icann.org/resources/pages/consensus-policies-2012-02-25-en. Aqui, temos um link para o documento do código de status EPP: https://www.icann.org/resources/pages/epp-status-codes-2014-06-16-en. Aqui, você encontra links para cada código de status: https://www.icann.org/resources/pages/epp-status-codes-list-2014-06-18-en

Esclarecimentos sobre a IRTP

A ICANN está emendando a IRTP (Política de Transferência entre Registradores) para implementar as recomendações da GNSO relacionadas ao bloqueio e desbloqueio de nomes de domínio como resultado do Processo de Desenvolvimento de Políticas de IRTP Parte B (PDP). Essas alterações vieram depois de muito trabalho e deliberação da GNSO e de outros membros da comunidade da ICANN. Elas foram aprovadas pela Diretoria da ICANN no dia 16 de março de 2012.

As modificações são as seguintes:

  1. Os registradores serão obrigados a informar seus registrantes no Contrato de Registro em que circunstâncias um nome de domínio será bloqueado e como ele pode ser desbloqueado.
  2. Os registradores serão obrigados a desbloquear um nome de domínio dentro de cinco (5) dias úteis após receber uma solicitação do registrante, caso não ofereçam meios para que o próprio registrante faça o desbloqueio.

Uma versão da política com controle de alterações, mostrando todas as mudanças aqui [PDF, 76 KB].

Uma versão atualizada da IRTP pode ser encontrada aqui: https://www.icann.org/resources/pages/transfers-2012-02-25-en