ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Achados preliminares do estudo de exatidão do WHOIS refletem melhorias na exatidão

10 October 2014

Na introdução piloto do Sistema de Notificação sobre Questões de Exatidão do WHOIS (ARS – Accuracy Reporting System), a ICANN colaborou com especialistas dos setores inter governamentais e privado para produzir a avaliação da exatidão do WHOIS mais recente. Pela primeira vez, a ICANN tem reunido especialistas dos campos dos serviços de projeto e validação de estudos para produzir um estudo de exatidão que utilize a última tecnologia disponível.

O trabalho de Achados Preliminares Preliminary Findings paper [PDF, 668 KB] publicado hoje descreve o resultado desta colaboração única. Este trabalho está sendo publicado pela ICANN antes de suas Reuniões de outubro em Los Angeles para ilustrar as características do sistema ARS que estão sendo elaboradas e também solicitar feedback sobre a abordagem, metodologia e formatos de relatórios. Este feedback vai ajudar a dar forma ao desenho final do sistema ARS. Depois da reunião em Los Angeles, a ICANN vai publicar o Relatório Piloto completo, que fornece achados e explicações detalhados da metodologia utilizada no Estudo.

Uma vez elaborado por inteiro, o sistema ARS vai produzir relatórios contínuos com capacidade para rastrear tendências nas taxas de exatidão e para informar sobre os fatores específicos que afetam a exatidão. Esses dados podem ser úteis para avaliar a eficácia dos esforços recentes para melhorar taxas de exatidão e para dar apoio às atividades contínuas de elaboração de políticas relacionadas ao WHOIS.

Achados preliminares

O estudo Piloto examinou taxas de exatidão desde múltiplas perspectivas para fornecer um panorama realista do WHOIS atual. Enquanto os resultados dos estudos ainda estão sendo confirmados, os achados preliminares revelam que:

  • Do ponto de vista operacional, os Registradores sob o RAA 2013 têm um maior grau de exatidão para endereços de e-mail do que os Registradores sob o RAA 2009;
  • Os novos gTLDs têm taxas operacionais de exatidão em e-mails levemente melhores do que os gTLDs anteriores;
  • Os gTLDs anteriores têm um maior grau de exatidão operacional em números telefônicos, mas ambos os grupos são iguais quanto à exatidão operacional em endereços postais.

Esses achados preliminares são publicados agora para facilitar o debate sobre as dimensões das amostras metodológicas e para abordar a Reunião em Los Angeles Los Angeles Meeting. As estatísticas publicadas hoje estão sujeitas a mais análises e confirmação, a serem incluídas no Estudo Piloto Completo que será publicado depois da Reunião em Los Angeles para Comentários Públicos.

Expertise global

Os achados no Trabalho são o produto de um estudo exaustivo de endereços postais, endereços de e-mail e números telefônicos. Foram elaboradas estatísticas de endereços postais com a orientação da União Postal Universal (Suíça), agência especializada da ONU que coordena as políticas postais para seus países membros no mundo inteiro.  Outra expertise de validação foi fornecida por firmas comerciais líderes, entre elas, a StrikeIron (EUA), que utiliza seus sistemas de validação de e-mail de propriedade particular; a DigiCert (EUA), fornecedora de certificados digitais e de serviços de validação telefônica, e assistida pela Whibse (EUA) por um singular sistema de padronização de dados.

Projeto do estudo

A ICANN recorreu à NORC para projetar, trabalhar com provedores de validação e conduzir as análises necessárias para produzir e fornecer essa análise.  Os estudos de exatidão passados da NORC influenciaram na Equipe de Revisão do WHOIS. O Relatório Final Final Report da Equipe de Revisão recorreu à ICANN para publicar estatísticas contínuas sobre a exatidão do WHOIS.

O estudo Piloto examina níveis de exatidão mediante a aplicação de testes de validação sintática e de validação de operações em endereços postais, e-mail e números telefônicos de um Registratário incluídos em um registro de WHOIS Embora o estudo não tivesse tentado aplicar técnicas de validação de identidade, a ICANN está pesquisando a viabilidade de incluir a validação de identidades em fases de desenvolvimento posteriores do sistema ARS.

Os tamanhos das amostras usadas no Estudo Piloto estão descritos no gráfico seguinte:

Dados Validação sintática Validação operacional
Endereço postal 10,000 1,000
Número telefônico 10,000 1,000
Endereço de e-mail 98,821 98,821
Há mais informação sobre a metodologia usada para classificar Registros de WHOIS disponível aqui available here [PDF, 668 KB].

Engajamento com Registradores e outros

Uma função essencial do sistema ARS vai ser encaminhar aos registradores registros identificados como sendo potencialmente inexatos para seu seguimento para confirmar sua exatidão. O sistema ARS está sendo projetado para rastrear e notificar o progresso destes registros.

O engajamento com registradores e outras partes interessadas é necessário para definir um processo eficiente para transmitir, revisar e atualizar, quando corresponder, os registros de WHOIS identificados. A ICANN planeja trabalhar nos próximos meses com registradores e com a Comunidade em geral para criar este processo.

Próximos passos

O objetivo do Estudo Piloto é examinar supostos utilizando dados reais. A metodologia pode ser ajustada com base nos comentários públicos recebidos no Relatório Piloto. As consultas em Los Angeles fornecem uma oportunidade para destacar áreas em que a metodologia pode ser melhorada.

A ICANN convida para dar feedback de qualquer aspecto do trabalho de Achados Preliminares, do Estudo Piloto, da metodologia utilizada, das perspectivas dos relatórios, bem como dos próximos passos para gerar o sistema ARS. Um relatório completo do estudo será publicado para comentários públicos depois da Reunião em Los Angeles, para colher feedback sobre o Estudo Piloto e os achados. Além disso, a Sessão All Things WHOIS All Things WHOIS Session terá lugar em Los Angeles para debater o Piloto junto a outros desenvolvimentos do WHOIS.

Mais informações

  • Mais informações sobre os últimos desenvolvimentos do WHOIS serão fornecidas na Sessão All Things WHOIS All ThingsWHOIS Session em Los Angeles.
  • Para o status dos esforços de melhoria, por favor veja aqui o Gráfico de Implantação mais recente Implementation Chart
  • Para mais detalhes sobre os serviços solicitados pela ICANN, por favor veja o Anúncio Announcement da Solicitação de Propostas (RFP) para o Sistema de Notificação sobre Questões de Exatidão do WHOIS (ARS – Accuracy Reporting System RFP).
  • Para mais informação de antecedentes, por favor veja o Plano de Implantação da Minuta para o Sistema de Notificação sobre Questões de Exatidão do WHOIS Announcement
  • Para informar-se sobre o WHOIS, visite o site website do WHOIS.