ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Solicitação de Proposta para Estudo Econômico

8 September 2014

A Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números ("ICANN") está buscando um ou mais provedor(es) para fazer um estudo econômico que examine as principais tendências de preços e outros indicadores de concorrência no mercado do sistema de nomes de domínio global (DNS). O(s) provedor(es) selecionado(s) vai(vão) projetar e executar um estudo inicial para criar um banco de dados genuíno sobre múltiplos fatores da concorrência e vai (vão) fazer um estudo de acompanhamento um ano mais tarde, para gerar e analisar um conjunto de dados comparativos. A ICANN está procurando um ou mais provedor(es) qualificado(s) para gerir esse complexo exercício com prontidão e eficiência.

A ICANN antecipa um contrato a ser assinado e trabalho a ser iniciado com o(s) provedor(es) selecionado(s) não depois de novembro de 2014.

Como parte da Afirmação de Compromissos da ICANN Affirmation of Commitments ("Affirmation"), a ICANN se comprometeu a promover a concorrência, a confiança dos consumidores e a capacidade de escolha dos consumidores. A Afirmação esboça as responsabilidades da ICANN com a comunidade global de internautas, que são servidos, todos eles, pelo DNS. A Afirmação está focada em três áreas principais de prestação de contas: (a) garantir a prestação de contas, transparência e os interesses dos internautas mundiais; (b) preservar a segurança, estabilidade e resiliência do DNS, e (c) promover a concorrência, a confiança dos consumidores e a escolha dos consumidores. Cada uma das áreas de foco inclui revisões periódicas pela comunidade para medir a performance da ICANN.

O estudo econômico vai captar alguns dos parâmetros de medição propostos pela comunidade da ICANN para avaliar o impacto do Programa de Novos gTLDs sobre concorrência, escolha do consumidor e confiança do consumidor. Uma equipe multissetorial de revisão, a ser formada, vai incluir os achados a medida que for examinando outras medidas de concorrência, como resultados de enquetes sobre escolha percebida dos usuários finais no DNS, e as quantidades de operadores de novos gTLDs, provedores de serviços, registradores, registros de nomes de domínio e outros parâmetros de medição.  A revisão também vai fornecer recomendações para a ICANN sobre outras iniciativas que devem ser empreendidas.

Como o DNS serve um grande ecossistema de registros, os operadores de serviços de registro, registradores e revendedores, e registratários de nomes de domínio, o estudo deve poder captar comentários e opiniões de maneira representativa de uma multiplicidade de setores importantes para as práticas do mercado.

Para mais informação e instruções para encaminhar respostas, por favor clique em here [ZIP, 799 KB].

As propostas devem ser encaminhadas a globalconsumersurvey-rfp@icann.org antes das 23:59 UTC do dia 29 de setembro de 2014.