ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Atualização do Programa de Implantação da ATRT2

7 October 2014

Temos o prazer de fornecer a primeira atualização da implantação das recomendações da Segunda Equipe de Revisão da Prestação de Contas e Transparência (ATRT2). A ICANN deu início ao trabalho de implantação, seguindo a metodologia baseada em padrões industriais da gestão de projetos. A comunidade da ICANN pode acompanhar o status e o progresso do trabalho de implantação no Wiki de Implantação do Programa da ATRT2 ATRT2 Program Implementation Wiki através de Sumários Executivos de Implantação. As atualizações serão fornecidas a cada trimestre por múltiplos canais de comunicação e nas reuniões da ICANN, começando pela ICANN 51 em Los Angeles. Haverá uma sessão pública, ATRT2 Implementation Update na Quarta-feira 15 de outubro de 2014; das 14:00 às 15:15 PDT.

A implantação de recomendações recommendations [PDF, 3.45 MB] da Segunda Equipe de Revisão da Prestação de Contas e Transparência (ATRT2) começou em junho de 2014, logo depois de a Diretoria da ICANN ter aceito as recomendações mediante uma resolução pela qual instruiu a ICANN para iniciar o trabalho.

Como antecedente, a revisão foi conduzida pelos "16 membros da ATRT2, saídos da comunidade da ICANN por notificação pública, bem como por recomendações das OSs e CCs, e selecionados pelos presidentes do Board da ICANN e seu Comitê Consultivo Governamental. Estes membros da comunidade dedicaram aproximadamente um ano para revisar, estudar, questionar, debater e ouvir a comunidade, bem como os funcionários na preparação de seu relatório". O "1 relatório final foi publicado em 31 de dezembro de 2013 e incluiu 12 recomendações dentro das seguintes áreas:

Áreas Recomendações
Desempenho e Práticas de Trabalho do Board ## 1-2-3
Política/Implantação/Função Executiva #4
Transparência na Tomada de Decisões e Petições ## 5, 7, 9
Operações e Interação do GAC #6
Multilinguismo #8
Deliberação entre diferentes setores da comunidade #10
Eficácia nos Processos de Revisão da Afirmação de Compromissos (AoC) #11
Prestação de Contas e Transparência na Área Financeira #12

Metodologia de implantação - Disciplina na Gestão de Projetos

A ICANN trabalhou estreitamente com a ATRT2 durante 2013, gerando as bases para garantir que a implantação das recomendações seja oportuna e eficaz. Foi desenhada uma metodologia de implantação implementation methodology com base nos padrões globais do Instituto de Gestão de Projetos (PMI): regras, diretrizes e características para o projeto e desenvolvimento de uma pasta de gestão. Os padrões do PMI sãoamplamente aceitos com o intuito de alcançar a excelência profissional. Os benefícios incluem uma clara definição do escopo, o planejamento dos recursos para toda a companhia, o monitoramento com base nas diretrizes e a geração permanente de relatórios.

O compromisso da ICANN com a prestação de contas e a transparência, em benefício dos internautas do mundo, foi formalizado e documentado em 2009 no acordo de Afirmação de Compromissos (AoC) Affirmation of Commitments (AoC) com o Governo dos Estados Unidos. Ele determinou um curso de evolução e melhoria contínuas para a prestação de contas da ICANN. A ICANN considera que a metodologia de implantação escolhida por ela é o meio para garantir um compromisso de toda a organização com a melhoria contínua. O método de implantar as recomendações da ATRT2 vai servir de teste piloto. A ICANN vai aprimorar a abordagem para aplicar de maneira uniforme para o AoC e outros esforços de revisão.

ATRT Implementation Methodology

Funções e responsabilidades

As 12 recomendações da ATRT2 contêm 51 componentes 12 ATRT2 recommendations contain 51 components. Um Gerente de Projetos indicado para essa função é responsável por facilitar o planejamento, monitorar os progressos, fazer avaliações de risco e fornecer relatórios constantes para todas as múltiplas equipes da ICANN.  Cada recomendação é alocada a um patrocinador de projetos e a um responsável pelo planejamento e a execução dos passos de implantação necessários, garantindo recursos e acompanhando o desempenho mediante Fatores de Sucesso Chave e Indicadores de Desempenho Chave. Um Comitê Consultivo formado por vários membros da equipe de Liderança Executiva da ICANN foi indicado para supervisionar o trabalho de implantação e garantir a criação de relatórios oportunos, claros e pertinentes para as Partes Interessadas da ICANN.

Relatórios sobre progresso

Com a experiência de duas revisões prévias de Prestação de Contas e a Transparência, a ICANN entende a importância das comunicações oportunas e eficazes. De fato, uma das recomendações da ATRT2 trata especificamente a questão dos relatórios de implantação. A informação atualizada sobre o progresso da implantação das recomendações será publicada e notificada a cada trimestre por múltiplos canais de comunicação e nas reuniões da ICANN, começando pela reunião ICANN 51 em Los Angeles. Haverá uma sessão pública, ATRT2 Implementation Update na Quarta-feira 15 de outubro de 2014; das 14:00 às 15:15 PDT.

Além disso, serão oferecidos periodicamente webinars sobre o progresso da implantação para fornecer às partes interessadas da ICANN uma oportunidade para fazer perguntas e oferecer feedback.

Atualmente, foram iniciados projetos para implantar todas as 12 recomendações da ATRT2 com várias equipes encarregadas de executar seus passos de implantação iniciais. Com 51 componentes de recomendação diferentes ainda a ser elaborados, os prazos para a implantação vão variar dependendo da complexidade da recomendação em questão e de suas dependências chave. Por exemplo, é provável que haja sincronização e alinhamento paralelamente ao trabalho em andamento para Melhorar o Processo de Prestação de Contas da ICANN. Essas dependências e conexões serão abordadas nos Sumários de Implantação fornecidos para cada recomendação no Wiki do Programa de Implantação da ATRT2 ATRT2 Implementation Program wiki.

Cada projeto será acompanhado no Sistema de Gestão de Pastas da ICANN Portfolio Management System – as partes interessadas, o Board e o pessoal podem ver o progresso no site da ICANN.

Mais informações

Description Link
Resolução do Board (2014.06.26.14 – 2014.06.26.15) aceitando recomendações e orientando a implantação https://www.icann.org/resources/board-material/resolutions-2014-06-26-en#2.d
Relatório Final da Segunda Equipe de Revisão da Prestação de Contas e Transparência https://www.icann.org/en/about/aoc-review/atrt/final-recommendations-31dec13-en.pdf [PDF, 3.45 MB]
Wiki da ATRT2 - espaço de trabalho de revisão https://community.icann.org/pages/viewpage.action?pageId=40176025
Wiki do Programa de Implantação da ATRT2 https://community.icann.org/display/prgrmatrt2impl/ATRT2+Implementation+Program+Home

1 Como a ICANN deve prestar contas à Comunidade Global How ICANN is Accountable to the Global Community, por Fadi Chehadé, 12 de fevereiro de 2014