ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Esclarecimentos sobre o Serviço de WHOIS de Registros e Registradores

12 September 2014

A ICANN anuncia esclarecimentos sobre as especificações de WHOIS em acordos da ICANN.

Para assistir na implantação de registros e registradores e facilitar o caminho para o cumprimento das especificações, a ICANN está anunciando esclarecimentos sobre o Serviço de Diretório de Dados de Registro (RDDS), comumente conhecido como WHOIS. Os esclarecimentos são feitos em resposta aos comentários e contribuições de ambos registros e registradores a respeito da especificação RDDS e estão concebidos para ajudar às partes contratadas no cumprimento dos Acordos de Registro (RAs) e dos Acordos de Credenciamento de Registradores (RAAs).

O documento, "Esclarecimentos sobre o Acordo de Registros de Novos gTLDs, Especificação 4; e o Acordo de Credenciamento de Registradores 2013 (RAA), Especificação do Serviço de Diretório de Dados de Registro (WHOIS)" está publicado em https://www.icann.org/resources/pages/advisories-2012-02-25-en.

A maioria dos esclarecimentos se aplica tanto a registros quanto a registradores; no entanto, os esclarecimentos descritos na segunda seção se aplicam só a registros, enquanto a terceira seção se aplica só a registradores. A ICANN reconhece que implantar esses esclarecimentos em sistemas ativos pode demorar algum tempo e está avisando que começará a aplicar o cumprimento desses itens a partir de 12 de fevereiro de 2015. Um dos objetivos destes esclarecimentos é reter a capacidade de padronizar os resultados facilmente. Os usuários interessados são instados a considerar os esclarecimentos na hora de desenvolver a href="/>parsers (analisadores) para os resultados do RDDS.

Há 37 esclarecimentos especificados no advisory advisory, sendo que alguns são uma exigência e outros, optativos. O documento inclui, mas não está limitado, esclarecimentos sobre diretrizes de formatação, definições de campo, requisitos de nível de serviço e especificações de testes prévios à delegação.