ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Respostas às 10 Perguntas Principais sobre os Serviços de Diretório de Registro (RDS) da Próxima Geração Propostos para Substituir o WHOIS

25 August 2014

Caso você esteja interessado nos DNS, serviços de registro, WHOIS e questões relacionadas, una-se ao Grupo de Trabalho de Especialistas sobre Serviços de Diretório de gTLDs (EWG)  Expert Working Group on gTLD Directory Services (EWG) para ter uma sessão interativa de Perguntas e Respostas online  sobre os Serviços de Diretório de Registros (RDS) de Próxima Geração.

Data: Terça-feira, 16 de setembro de 2014
Hora: 19:00-20:30 UTC (conversor horário: http://tinyurl.com/qbxp6w6)

Data: Quarta-feira 17 de setembro de 2014 Hora: 13:00:00-14:30 UTC (conversor horário: http://tinyurl.com/qbxp6w6)

Você está convidado para uma sessão interativa com o GT de Especialistas, com o foco no Relatório Final do GT de Especialistas Final Report by the EWG e também para um conjunto de Perguntas Mais Frequentes sobre o Relatório do GT de Especialistas Frequently Asked Questions regarding the EWG Report. Nesta sessão, os membros do GT de Especialistas vão responder às 10 principais perguntas sobre o RDS proposto e examinar novas perguntas feitas pelos participantes.

O GT de Especialistas foi formado para reexaminar o objetivo e fornecimento de dados de registro de gTLDs, concebendo uma solução para a próxima geração para substituir o WHOIS atual, solução que visa atender melhor à comunidade da Internet global.

O Relatório Final representa a culminação de um intenso esforço de mais de 15 meses durante os quais esse grupo diverso de voluntários considerou mais de 2.600 páginas de comentários públicos, respostas a enquetes e resultados de pesquisas.

Em última instância, o GT de Especialistas concordou com a decisão de que deveria ser abandonado o atual modelo de WHOIS, pelo qual cada usuário tem o mesmo acesso público inteiramente anônimo a dados frequentemente inexatos. O Relatório Final de 166 páginas do GT de Especialistas descreve um RDS proposto de próxima geração que coletaria, validaria e divulgaria dados de registro de gTLDs só para objetivos permissíveis, deixando dados mínimos publicamente disponíveis enquanto o resto é salvaguardado mediante um novo paradigma de acesso limitado.

Assista a essa sessão para entender melhor e também fazer perguntas que você gostaria de fazer sobre como o RDS proposto funciona, numa modalidade sem precedentes:

  • Problemas difíceis de privacidade de dados;
  • Desafios de validação que durante muito tempo têm degradado a qualidade e a exatidão dos dados; e
  • Como obter um balanço funcional entre acesso e prestação de contas.

Não perca esta oportunidade de explorar mais exaustivamente as principais características do RDS proposto – os alicerces desde os quais a comunidade (através da GNSO) podem desenvolver uma nova política global para dados de registro de gTLDs para proteger a privacidade pessoal e garantir maiores exatidão, prestação de contas e transparência para o inteiro ecossistema da ICANN nos próximos anos.

Webinar Materials

Tuesday, 16 September 2014

Wednesday, 17 September 2014