ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

A 21Vianet da China contribui com a estabilidade e a resiliência da Internet com a instância de servidor de raiz "L" | A introdução da instância ajuda a diminuir paralisações e melhora a experiência na Internet

24 July 2014

21 Vianet Logo

Uma nova instância do servidor de raiz "L" foi instalada na China, aumentando a tolerância geral a falhas do DNS (Sistema de Nomes de Domínio), bem como sua resiliência a certos tipos de ameaças cibernéticas, como ataques de DDOS (Negação de Serviço Distribuída).

O lançamento do nó servidor é uma operação conjunta entre a ICANN e o Grupo 21Vianet, Inc. (NASDAQ VNET) da China. Sendo a maior operadora/datacenter neutro da China, com mais de 80 datacenters em mais de 40 cidades do país, a 21Vianet forneceu o equipamento necessário para a instalação do novo nó servidor de raiz "L".

"Selecionamos Pequim como local inicial, pois trata-se de uma das maiores cidades da China, com uma das maiores taxas de penetração do país", disse Frank Meng, presidente do Grupo 21Vianet, Inc. (NASDAQ VNET). "Mas em breve faremos a implementação em outras grandes cidades, como parte de nosso programa DNS Open Network". O DNS Open Network é um programa da 21Vianet que tem o objetivo de criar uma infraestrutura de DNS confiável e robusta que ofereça colaboração aberta com qualquer provedor de serviços de Internet e ICP da China.

Essa cooperação entre ambas as organizações visa fornecer segurança, estabilidade e resiliência aos usuários de Internet na China, além de reduzir o tempo de resposta para consultas ao DNS (Sistema de Nomes de Domínio).

"A estabilidade e a resiliência da Internet global continua sendo fortalecida com a instalação de instâncias de servidor de raiz "L" pela 21Vianet", disse o presidente e CEO da ICANN Fadi Chehadé.

"A ICANN está trabalhando com outros parceiros chineses para trazer mais instâncias de servidor de raiz "L" ao país", disse Kuek Yu-Chang, vice-presidente e diretor da sede da ICANN na Ásia-Pacífico.

Há 13 "raízes" ou servidores de DNS totalmente oficiais, identificados por letras de A a M em ordem alfabética — um deles é o servidor de raiz "L". Os computadores se localizam em uma rede usando endereços numéricos, mas para os humanos é mais fácil usar e lembrar de nomes (por exemplo, os usuários normalmente se lembram do nome de domínio "ICANN.org" com mais facilidade que do endereço IP, 2620:0:2d0:200::7). O DNS (Sistema de Nomes de Domínio) faz a correspondência dos nomes de domínio com endereços numéricos, mais ou menos da mesma maneira que uma agenda telefônica faz a correspondência entre nomes e números de telefone.

Espalhar as informações da raiz geograficamente por meio da duplicação dos servidores raiz gera um sistema disperso e resiliente, que não pode ser tirado do ar por problemas em instância única de um determinado servidor raiz do DNS.

Para obter mais informações sobre o servidor de raiz "L", acesse www.dns.icann.org/.