ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Solicitação de Informação sobre Sistemas de Validação e Verificação de Dados de Contato (Disponível até 7 de março de 2014)

7 February 2014

A ICANN está publicando uma Solicitação de Informação (RFI) [PDF, 395 KB] para identificar serviços e software disponíveis comercialmente que poderiam ter capacidade para validar ou verificar dados de contato de registro de nomes de domínio(com WHOIS).

Essa RFI visa informar dois projetos da ICANN diferentes que requerem validação e verificação de endereço. O primeiro projeto está vinculado à necessidade de curto prazo de serviços de validação de endereços postais em diferentes campos surgida de requerimentos aplicáveis àqueles registradores que tenham assinado o novo Acordo de Credenciamento de Registradores (Projeto RAA).

Além disso, a ICANN está procurando informação similar para outro projeto, de longo prazo, em relação a recomendações do Grupo de Trabalho de Especialistas em Serviços de Diretório de gTLD da Próxima Geração ("EWG") para identificar uma substituição do atual sistema WHOIS. O Grupo de Trabalho de Especialistas está desenvolvendo atualmente recomendações para um novo sistema que poderia satisfazer melhor as necessidades da comunidade da Internet global de dados de registro de nomes de domínio oferecendo maior privacidade, precisão e prestação de contas (Projeto EWG).

Objetivo da solicitação de informação (RFI)

O objetivo desta RFI é apenas de informar, isto é, de informar sobre a elaboração de políticas e procedimentos que poderiam seguir essas duas iniciativas. Em decorrência disso, os potenciais Entrevistados que responderem qualquer RFI, quer seja para o Projeto RAA, quer para o Projeto do EWG, não estarão obrigados pelas estimativas, preços ou outra informação fornecida em resposta a essa RFI.

Atributos da RFI

  • Data de disponibilidade da RFI: 7 de fevereiro de 2014
  • Os Requerimentos e Instruções estão descritos em maior detalhe no RFI [PDF, 395 KB]
  • Data de encerramento da RFI: 7 de março de 2014 – 23:59 UTC
  • Língua da RFI: Inglês só
  • As respostas deverão ser enviadas via e-mail a rfi-response@icann.org

A ICANN aprecia muito receber qualquer reflexão sobre esse assunto de parte daqueles provedores comerciais interessados em compartilhar informação sobre seus serviços.

Antecedentes do Projeto RAA

Os Registradores que estão credenciados sob o RAA 2013 deverão atualmente fazer a validação limitada de dados de contato de registro. O acordo prevê que os registradores façam também validação de dados de endereços em diferentes campos (por exemplo, que o número da casa está numa rua, que está na cidade e no estado, e que o CEP está correto). Esse requerimento de validação em diferentes campos entra em vigor 6 meses depois de que a ICANN e um grupo de trabalho de voluntários registradores tenham acordado que a validação em diferentes campos é viável do ponto de vista técnico e comercial.

A ICANN convocou o grupo de trabalho de registradores que está explorando as opções de serviços de validação de endereços. A RFI publicada hoje esteve concebida para ajudar a informar o trabalho desse grupo de trabalho.

Antecedentes do Projeto EWG

Em dezembro de 2012, a ICANN anunciou a criação de um Grupo de Trabalho de Especialistas (EWG – Expert Working Group) sobre Serviços de Diretório de Registro de gTLD de próxima geração, como um primeiro passo para concretizar a diretiva do Comitê da ICANN de redefinir o objetivo e o fornecimento de dados de registro de gTLD. Espera-se que os achados do EWG sejam a base para ajudar a GNSO a criar uma nova política global para o suprimento de dados de registro dos gTLD.

Um marco importante foi alcançado no dia 24 de junho de 2013 com a publicaçãodo Relatório Inicial e das Perguntas Mais Frequentes do Grupo de Trabalho de Especialistas em Serviços de Diretório de gTLD (EWG), abrindo um período de consultas com a comunidade da ICANN. O Relatório Inicial [PDF, 1.70 MB] enumerou os usuários, objetivos, dados, princípios recomendados e características, além de um modelo proposto para orientar o desenvolvimento de um Serviço de Diretório de Registro da próxima geração (RDS) para substituir o WHOIS.

Antes da Reunião da ICANN em Buenos Aires, o Grupo de Trabalho de Especialistas publicou seu Relatório de Atualização de Estados [PDF, 2.26 MB] para pôr em destaque o parecer do Grupo de Trabalho de Especialistas sobre essas e sobre muitas outras questões chave. Também fornece muito mais detalhes sobre a análise por trás do Relatório Inicial [PDF, 1.70 MB].

O EWG está atualmente na sua fase de pesquisa e coleta de informação. Essa RFI é um entre vários esforços de pesquisa que o EWG está empreendendo atualmente para garantir que suas recomendações finais estejam baseadas em fatos e na informação sobre práticas atuais.

O Grupo de Trabalho de Especialistas espera completar suas recomendações em 2014, informado pelo feedback da Comunidade e pela análise exaustiva de áreas selecionadas, incluindo as respostas a esta RFI. O do Grupo de Trabalho de Especialistas planeja reunir-se em março de 2014 para elaborar recomendações com base a fatos depois de examinar cuidadosamente os resultados de sua pesquisa, e espera apresentar seu relatório final ao Comitê Executivo da ICANN antes de junho de 2014.

Perguntas

Se surgirem perguntas sobre a RFI a respeito do Projeto do EWG, entre em contato com Margie Milam, ou com Mike Zupke, sobre o Projeto RAA. Qualquer uma de essas consultas deverá ser enviada a PP-EWG-Survey@icann.org.