ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Lançamento do Painel de Revisão de Similaridade do Processo Estendido no Processo de Tramitação Rápida de ccTLDs de IDNs

4 December 2013

Em 27 de junho de 2013 a Diretoria da ICANN aprovou uma correção no FIP (Final Implementation Plan, Plano de Implementação Final) do Processo de Tramitação Rápida de ccTLDs (country code Top-Level Domains, Domínios de Primeiro Nível com Código de País) de IDNs (Internationalized Domain Names, Nomes de Domínios Internacionalizados). A correção implementa um processo de dois painéis para a revisão da similaridade de cadeias de caracteres no Processo de Tramitação Rápida de ccTLDs de IDNs, e foi proposta após a conclusão do Processo de Desenvolvimento de Políticas (PDP) da Organização de Apoio para Nomes de Domínio com Código de País (ccNSO) de IDNs, bem como uma solicitação da ccNSO para implementar o processo de revisão de similaridade de cadeias de caracteres, conforme recomendado no PDP do Processo de Tramitação Rápida. O trabalho da ccNSO levou em consideração as experiências e as revisões do Processo de Tramitação Rápida de ccTLDs de IDNs, bem como os conselhos do Comitê Consultivo para Assuntos Governamentais (GAC) sobre a questão. Após um longo período de consultas públicas, o Conselho da ccNSO adotou em abril de 2013 [PDF, 118 KB] o Relatório Final sobre o PDP da ccNSO de IDNs [PDF, 376 KB]. Com o tempo, a política proposta deverá substituir o Processo de Tramitação Rápida de ccTLDs de IDNs.

A Diretoria da ICANN também resolveu em 27 de junho de 2013 que todos os solicitantes, pendentes e futuros, da Tramitação Rápida de ccTLDs de IDNs cujas cadeias de caracteres forem consideradas inválidas pela avaliação de similaridade de cadeias de caracteres da Avaliação de Estabilidade de DNS terão a opção de solicitar uma segunda, e última, avaliação de acordo com o novo EPSRP (Extended Process Similarity Review Panel, Painel de Revisão de Similaridade do Processo Estendido).

Hoje, a ICANN tem a satisfação de anunciar a indicação dos membros do Painel de Revisão de Similaridade do Processo Estendido:

Dr. Max Coltheart (presidente), professor emérito
Departamento de Ciência Cognitica, Macquarie University
Austrália

Dr. Jonathan Grainger, diretor de pesquisas do CNRS
Aix-Marseille Université
França

Dr. Kevin Larson
Estados Unidos

Por meio desse anúncio, a ICANN notifica a publicação do Plano de Implementação Final autalizado do Processo de Tramitação Rápida de ccTLDs de IDNs [PDF, 879 KB], que inclui as alterações necessárias para a implementação do processo de revisão de similaridade de cadeias de caracteres em dois painéis, conforme aprovado pela Diretoria da ICANN em 27 de junho de 2013.

A ICANN notificará os solicitantes qualificados da Tramitação Rápida de ccTLDs de IDNs sobre sua eligibilidade para solicitar uma avaliação pelo Painel de Revisão de Similaridade do Processo Estendido da cadeia de caractere de ccTLD de IDN enviada.

A comunidade deve observar que a versão anterior do Plano de Implementação da Tramitação Rápida de ccTLDs de IDNs [PDF, 887 KB] publicado em 4 de junho de 2012 está agora arquivada e foi substituída pelo Processo de Tramitação Rápida de ccTLDs de IDNs revisado [PDF, 879 KB]. Os documentos arquivados permanecem disponíveis na seção "IDN Resources" ("Recursos de IDN") na página de IDN: http://www.icann.org/en/resources/idn/more.

Além disso, a ICANN está publicando as Diretrizes para o Painel de Revisão de Similaridade do Processo Estendido [PDF, 86 KB], que agora inclui os nomes dos painelistas e, conforme previsto nas diretrizes, o nome do instituto de pesquisa e do líder da equipe de pesquisa:

Líder: Dr. Shane T. Mueller
Departamento de Ciências Cognitivas e de Aprendizagem, Michigan Technological University
Estados Unidos

O Plano de Implementação do Processo de Tramitação Rápida de ccTLDs de IDNs [PDF, 498 KB] foi aprovado pela Diretoria da ICANN em seu encontro em Seul, República da Coreia em outubro de 2009. A ICANN realizou duas revisões anuais do Processo de Tramitação Rápida de ccTLDs de IDNs entre sua implementação em outubro de 2010 e julho de 2012. O resumo e as análises de cada processo de comentário público estão disponíveis aqui.