ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Comunicação colaborativa: Assuntos gerais relacionados a novos gTLDs Notas das reuniões da IRT publicadas na página para “Assuntos gerais relacionados a novos gTLDs”

2 April 2009

Esta tradução em português é cortesia do NIC.br. Para mais informações sobre a ICANN em português, consulte http://www.icann.org.br/.

A Equipe de Recomendações para Implementação (IRT) foi formada com o propósito de oferecer possibilidades de solução aos problemas com marcas registradas que surgiram durante o planejamento da introdução de novos domínios genéricos de primeiro nível (gTLDs). A IRT realizou uma teleconferência administrativa inicial em 25 de março de 2009 para, entre outras coisas, definir normas de trabalho e agendas para futuras reuniões.

As anotações da reunião da IRT agora estão disponíveis para consulta e comentários na recém-criada página para Tópicos gerais relacionados aos novos gTLDs: https://st.icann.org/new-gtld-overarching-ssues/index.cgi?new_gtld_overarching_issues. Quando as anotações das futuras reuniões estiverem disponíveis, também serão publicadas nesse site.

Para verificar notícias atualizadas, visite a página sobre o programa para novos gTLDs e consulte o link em Additional Resources (Recursos adicionais) intitulado New gTLD Overarching Issues (Tópicos gerais relacionados aos novos gTLDs).

Comunicação colaborativa: Tópicos gerais relacionados aos novos gTLDs

Em resposta aos comentários do público sobre a versão preliminar do Guia do Candidato, publicada em 24 de outubro de 2008 (http://www.icann.org/en/topics/new-gtlds/comments-2-en.htm), a ICANN criou um espaço WIKI exclusivo intitulado “Tópicos gerais relacionados a novos gTLDs”. Essa página wiki permitirá que a comunidade veja e publique comentários, envie propostas, documentos e relatórios e dê seu retorno para mantermos um diálogo constante relacionado aos quatro tópicos gerais descritos em anúncios anteriores:

  • Proteção a marcas registradas
  • Análise da demanda por DPNs e análise econômica
  • Segurança e estabilidade: Adaptação da zona de raiz
  • O potencial para comportamento malicioso

A página WIKI pode ser acessada em: https://st.icann.org/new-gtld-overarching-issues/index.cgi?new_gtld_overarching_issues

O público também pode continuar enviando comentários por intermédio do fórum público sobre a versão 2 do Guia do Candidato a novos gTLDs, que termina em 13 de abril de 2009, http://www.icann.org/en/topics/new-gtlds/comments-2-en.htm. Os comentários na página WIKI feitos até 23 de maio de 2009 serão avaliados para discussão em Sydney e na próxima versão do Guia.

A ICANN continua se dedicando à colaboração global com as numerosas comunidades que têm interesse em encontrar soluções viáveis para os problemas pendentes no Guia do Candidato para novos gTLDs. Essa colaboração inclui: a criação da Equipe para Recomendação de Implementações (IRT) para tratar de problemas envolvendo marcas registradas, o pedido de um estudo conjunto do SSAC e do RSSAC sobre a estabilidade do DNS e a encomenda de análises independentes a respeito de problemas econômicos e da possibilidade de abuso de usuários. O propósito da página WIKI é facilitar essas discussões e a estimular idéias imparciais sobre esses assuntos, e a ICANN participará de outras consultas ao público para tratar deles. As datas e horários serão anunciados em breve.

Assim que essas iniciativas de colaboração estiverem organizadas, as recomendações resultantes culminarão em discussões públicas, a primeira das quais acontecerá durante a assembléia da ICANN programada para o período de 21-26 de junho de 2009 em Sydney, Austrália. Essas discussões devem conduzir a uma versão final do plano de implementação de novos gTLDs ou do Guia do Candidato.

As mudanças no plano de implementação relacionadas a esses assuntos gerais e incluídas no Guia do Candidato a novos gTLDs e no contrato de registro serão objeto de pelo menos mais uma rodada de comentários e respostas do público no terceiro trimestre de 2009.

Novos gTLDs e a Internet
Abertura. Mudança. Inovação.

Após anos de discussão e reflexão, os domínios genéricos de primeiro nível (gTLDs) estão sendo expandidos. Eles oferecerão mais inovação, variedade de escolha e mudança a uma Internet global que no momento é atendida por apenas 21 nomes de domínio genéricos de primeiro nível.

Desenvolvemos uma versão preliminar de um Guia do Candidato, que descreve em detalhes o processo de requerimento e ofereceu oportunidade para comentários do público. Mais informações sobre o programa encontram-se em: http://www.icann.org/en/topics/new-gtld-program.htm.

A ICANN é uma corporação sem fins lucrativos dedicada a coordenar o sistema de endereços da Internet. Promover a concorrência e a variedade de escolha é um dos princípios que fundamentam a ICANN desde o seu início. Em um mundo com 1,5 bilhão de internautas (um número que cresce a cada dia), a diversidade, escolha e inovação são essenciais. A Internet possibilitou um imenso crescimento na variedade de opções, inovação e competição de idéias, e expandir os novos gTLDs é dar oportunidade para mais.

Contato com a imprensa:

Brad White
Diretor de Relações com a Imprensa
Tel.: +1 202 429 2710
E-mail: brad.white@icann.org