ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Presidente e CEO da ICANN anuncia sua saída

2 March 2009

Esta tradução em português é cortesia do NIC.br. Para mais informações sobre a ICANN em português, consulte http://www.icann.org.br/.

Cidade do México, México — 2 de março de 2009 — Hoje os fundadores e líderes da Internet elogiaram as conquistas do Dr. Paul Twomey, o Presidente e Diretor-Executivo (CEO) da ICANN, depois de tomarem conhecimento que Twomey comunicou ao Conselho de Diretores da ICANN que não deseja renovar seu contrato e que deixará a ICANN no final de 2009.

Twomey anunciou sua decisão durante a sessão de abertura da 34ª assembléia pública internacional da ICANN na Cidade do México, que atraiu mais de 1.200 pessoas de todo o planeta.

“No ano passado, eu disse à Diretoria que não queria renovar meu contrato como Presidente e CEO por mais um mandato de 3 anos”, disse Twomey. “Embora eu esteja profunda e pessoalmente envolvido com a ICANN e seu sucesso, creio que este é o momento para assumir outro cargo de liderança no setor privado ou internacional”.

Twomey foi indicado como CEO e Presidente em 2003, depois de servir por 4 anos como presidente do Comitê Consultivo para Assuntos Governamentais da ICANN (GAC). Ele supervisionou o crescimento fenomenal de uma organização que se tornou o coordenador primário do sistema global de endereços na Internet.

“Estou muito satisfeito por ter participado da formação do papel da ICANN para garantir uma Internet estável e segura”, disse Twomey. “A Diretoria pediu-me para permanecer por mais algum tempo depois de ela indicar um sucessor, a fim de termos um período de trabalho conjunto. Durante esse período de transição, deverei ser nomeado para o novo cargo de Presidente-Sênior.”

“Paul Twomey deu uma contribuição extraordinária para a ICANN”, disse Peter Dengate Thrush, presidente da Diretoria. “Ele esteve envolvido em sua formação, ajudou a definir o papel dos governos em seu mandato como presidente-fundador do GAC, e foi o CEO que serviu por mais tempo. Ele dirigiu a organização ao longo da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação em 2005 e foi um dos defensores mais intensos e mais persuasivos do modelo de participação múltipla na governança da Internet.”

Ao saberem da decisão de Twomey em se afastar, alguns dos líderes mais importantes da comunidade da Internet elogiaram seu trabalho.

Vint Cerf, conhecido como o “pai” da Internet, e presidente da Diretoria da ICANN por 8 anos, disse: “Não consigo pensar em outra pessoa que tenha tido mais influência sobre o curso da evolução da ICANN do que Paul. Nós temos uma grande dívida para com ele por seu trabalho longo e fiel, e eu lhe devo agradecimentos pessoais por sua assessoria durante minha gestão na Diretoria. A Diretoria terá o desafio de encontrar um sucessor capaz e à sua altura”.

Lynn St Amour, a CEO da Sociedade da Internet (ISOC), comentou: “Durante seu mandato, a ICANN se tornou uma organização mais forte e, como elemento fundamental do ecossistema da Internet, garantiu a segurança e a estabilidade do Sistema de Nomes de Domínio. A Sociedade da Internet estende sua gratidão ao Dr. Twomey por seu serviço e dedicação à ICANN e suas comunidades. Esperamos continuar trabalhando com ele nos principais assuntos ao longo do restante deste ano”, disse ela.

O Ministro da Informação e Comunicação do Egito, Tarek Kamel, também agradeceu a Twomey por suas muitas contribuições.

“No Egito e no mundo em desenvolvimento, tivemos o prazer de trabalhar com uma pessoa extraordinária como Paul Twomey nas questões referentes à governança da Internet. Ele sempre procurou trazer um certo equilíbrio ao diálogo global sobre políticas da Internet”, acrescentou Kamel. “O Egito também teve a grande satisfação de sediar assembléias da ICANN bem-sucedidas durante seu período de mandato. Nós lhe agradecemos por suas contribuições, e lhe desejamos muita sorte em sua futura carreira”.

Dengate Thrush relatou que a Diretoria ficou muito aliviada por poder contar com as habilidades exclusivas de Twomey até o final do ano. “Este é um ano importante para a ICANN, e é bom que sejamos capazes de continuar com os negócios da forma habitual”.

Twomey espera que seu anúncio não distraia as atenções do trabalho da ICANN em andamento, ou da assembléia internacional que se realiza esta semana no México.

“Estou ansioso pelas discussões nesta semana sobre vários assuntos que afetarão os atuais internautas e os bilhões que ainda o serão”, disse ele.

##

Os dados biográficos de Paul Twomey encontram-se em: http://www.icann.org/en/biog/twomey.htm

O programa completo da 34ª assembléia pública internacional da ICANN na Cidade do México, bem como links para as sessões que serão transmitidas ao vivo e para nosso site de participação do público, encontra-se em: http://mex.icann.org/.

Sobre a ICANN:

Para entrar em contato com outra pessoa pela Internet, você precisa digitar um endereço em seu computador – um nome ou um número. Esse endereço precisa ser único, de modo que um computador saiba onde encontrar o outro. A ICANN coordena esses identificadores únicos no mundo todo. Sem essa coordenação, não teríamos uma Internet global. A ICANN foi formada em 1998. Ela é uma corporação de interesse público, sem fins lucrativos, com participantes do mundo todo dedicados a manter a Internet segura, estável e interoperável. Ela promove a concorrência e define políticas para os identificadores únicos da Internet. A ICANN não controla o conteúdo da Internet, não pode impedir spam e não lida com o acesso à Internet. Mas graças ao seu papel de coordenação do sistema de nomes na Internet, ela tem um impacto importante sobre a expansão e evolução da rede. Para mais informações, visite http://www.icann.org/.

Contatos:

Brad White
Diretor de Imprensa
Tel.: +52 55 181 68619
E-mail: brad.white@icann.org


Andrew Robertson, Edelman PR
Tel.: +44 7921 588 770
E-mail:andrew.robertson@edelman.com