ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Exclusões durante o PCA têm redução de 84%

13 November 2008

Esta tradução em português é cortesia do NIC.br. Para mais informações sobre a ICANN em português, consulte http://www.icann.org.br/.

Em junho de 2008, a Diretoria da ICANN aprovou o orçamento para o EF09, que contém uma disposição sobre exclusões realizadas durante o PCA (Período de Carência para Acréscimos). A disposição diz que nomes de domínio excluídos durante o PCA serão incluídos como transações se excederem o valor de (i) 10% dos novos cadastros líquidos daquele registrador naquele mês, ou (ii) cinqüenta (50) nomes de domínio, o que for maior. Conseqüentemente, a taxa por transação, que atualmente é de US$0,20, será aplicada a todas as exclusões durante o PCA que excederem os limites definidos.

Essa disposição foi adotada como solução de curto prazo para reduzir o excesso de exclusões durante o PCA até que se implemente a política de consenso sobre provas experimentais de domínios, que agora é chamada Política para Limites do PCA. A política e o plano preliminar para sua aplicação foram publicados para comentários em 20 de outubro de 2008 (veja http://www.icann.org/en/announcements/announcement-20oct08-en.htm) e o anúncio da sua implantação deve ocorrer no início de dezembro.

Após a instituição da disposição no orçamento aprovado pela Diretoria que afeta a “taxa para experimentação de domínios”, o número de nomes incluídos e em seguida excluídos durante o período de carência de cinco dias para acréscimos caiu de aproximadamente 15,6 milhões em junho de 2008 para 2,8 milhões em julho. Das 2,8 milhões de exclusões PCA em julho, cerca de 2,6 milhões estavam sujeitas à taxa de transação em nível de registradores definida pela disposição. Por isso, espera-se que a quantidade de exclusões durante o PCA continue caindo até que poucas ou nenhuma esteja sujeita à taxa de transação.

A ICANN pretende continuar informando a comunidade sobre as exclusões durante o PCA após o período de três meses de confidencialidade para relatórios mensais dos gTLDs. Esses relatórios estão disponíveis em http://www.icann.org/en/tlds/monthly-reports/.