ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Solicitam-se comentários sobre o relatório final do Grupo de Trabalho para IDNC a respeito de “processos rápidos” para ccTLDs

15 July 2008

Esta tradução em português é cortesia do NIC.br. Para mais informações sobre a ICANN em português, consulte http://www.icann.org.br/.

Relatório final do GT para IDNC [PDF, 100K]

Fórum para comentários do público aberto até 15 de agosto de 2008

Resumo: O Grupo de Trabalho para IDNC (GT para IDNC) preparou seu relatório final a respeito de métodos viáveis que permitam a introdução rápida e eficiente (“processo rápido”) de um número limitado de ccTLDs com IDNs não-controversos, enquanto se define uma política geral de longo prazo para ccTLDs com IDNs. O relatório final destaca os últimos tópicos e problemas que precisam ser examinados quando se definir (1) um mecanismo para a escolha da seqüência de ccTLD com IDNs e (2) um mecanismo para indicar o administrador do ccTLD com IDN. O Conselho de Diretores da ICANN aceitou o relatório final em sua reunião de 26 de junho em Paris, França, e determinou que o relatório fosse colocado à disposição para comentários do público.

Processo: Além de iniciar esse novo fórum público, a equipe da ICANN foi encarregada de preparar as medidas de implementação desse processo rápido com os envolvidos mais relevantes, e preparar um relatório detalhado de implementação para a Diretoria antes do encontro da ICANN no Cairo em novembro de 2008. A equipe usará os comentários enviados nesse fórum para cumprir suas incumbências.

Histórico: A Diretoria da ICANN encarregou o GT para IDNC de definir e descrever métodos viáveis para introduzir (de maneira rápida e sem colocar em risco a segurança e a estabilidade da Internet) um número limitado de ccTLDs com IDNs não-controversos, associados aos códigos de duas letras da lista ISO 3166-1 (tanto a lista oficial de códigos ISO 3166-1, quanto a lista de elementos de códigos reservados ISO 3166-1) – processo mais conhecido como “processo rápido” – enquanto se define a política geral para ccTLDs com IDNs. A função do GT para IDNC limitou-se a definir métodos que não interfiram nos resultados do processo normativo geral para IDNs (ccPDP).

Conforme descreve o relatório final, o “processo rápido” exige dois mecanismos específicos:

  1. Um mecanismo para a escolha da seqüência de ccTLDs com IDNs; e
  2. Um mecanismo para designar o administrador do ccTLD com IDNs.

O documento: Relatório final do GT para IDNC [PDF, 100K]

Prazo final e como enviar comentários: O fórum para comentários sobre o relatório final do GT para IDNC estará aberto até 15 de agosto de 2008. Os comentários sobre o documento podem ser enviados por e-mail para idn-cctld-fast-track@icann.org. Publicaremos um arquivo com todos os comentários recebidos em http://forum.icann.org/lists/idn-cctld-fast-track/.

Para mais informações, visite http://www.icann.org/public_comment/public-comment-200808.html#final-idnc-wg.