ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Está disponível para Comentário Público o relatório preliminar sobre salvaguardas no programa de novos gTLDs para mitigar abusos no DNS

15 March 2016

Hoje, a ICANN anunciou a publicação do relatório preliminar sobre salvaguardas no programa de novos gTLDs contra abusos do DNS. O minuta do relatório está disponível para comentário público até 21 de abril de 2016.

Leia o relatório preliminar sobre salvaguardas no programa de novos gTLDs contra abusos do DNS [PDF, 1.17 MB].

O relatório, redigido pela equipe da ICANN, explora métodos para medir a eficácia das salvaguardas [PDF, 128 KB] contra abusos contra o Sistema de Nomes de Domínio (DNS) que foram implementadas como parte do programa de novos gTLDs. Define as atividades que constituem abusos contra o DNS e avalia indicadores de índice dos abusos contra novos gTLDs e contra o DNS como um todo. O relatório também analisa o feedback dos usuários sobre essas salvaguardas e apresenta mais propostas para analisar como essas salvaguardas poderiam estar afetando os índices de abuso.

A ICANN está solicitando opiniões e comentários das partes interessadas sobre o relatório e a medição de abusos contra o DNS em novos gTLDs. Depois do período de comentário público, o relatório será atualizado para adicionar o feedback recebido.

Comentário sobre o relatório.

O relatório sobre salvaguardas contra abusos no DNS no programa de novos gTLDs apoia uma entre várias atividades que visam ajudar uma equipe de voluntários da comunidade a determinar quão bem o Programa de novos gTLDs está influenciando a concorrência, a confiança dos consumidores e a escolha dos consumidores (CCT - competition, consumer trust and consumer choice) no DNS.

Revisões do programa de Novos gTLDs

O programa de novos gTLDs da ICANN tem permitido que muitos novos domínios de nível superior ingressem na zona raiz da Internet desde que a primeira delegação ocorreu, em outubro de 2013. Já começaram a ser feitas revisões profundas do programa, que cobrem uma variedade de assuntos, entre eles, a concorrência, confiança e escolha do consumidor (CCT), segurança e estabilidade, proteção de direitos e outras áreas. Depois de ter encomendado análises externas, a ICANN está colhendo as experiências das partes interessadas sobre os efeitos do programa de novos gTLDs.

Sobre a ICANN

A missão da ICANN é contribuir para garantir uma Internet mundial estável, segura e unificada. Para contatar outra pessoa através da Internet você deve digitar um endereço no seu computador – um nome ou um número. Esse endereço deve ser único para que os computadores saibam onde encontrar-se entre si. A ICANN ajuda a coordenar e apoiar estes identificadores únicos em todo o mundo. A ICANN foi formada em 1998 como corporação pública e beneficente sem fins lucrativos e é uma comunidade com participantes do mundo inteiro. A ICANN e sua comunidade ajudam a manter uma Internet segura, estável e interoperável. Também promove a concorrência e elabora políticas para os níveis superiores do sistema de nomeação da Internet e facilita o uso de outros identificadores únicos da Internet. Para mais informações, visite: www.icann.org.