ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Grupo de Trabalho de Diferentes Comunidades para a Transição da Supervisão da IANA (CWG) sobre Funções vinculadas à Nomeação

20 November 2014

Declaração dos presidentes na reunião presencial em Frankfurt

Lise Fuhr & Jonathan Robinson

O Grupo de Trabalho de Diferentes Comunidades (CWG) sobre Funções vinculadas à Nomeação participou de uma reunião presencial em Frankfurt, Alemanha, nos dias 19 e 20 de novembro de 2014. O muito diverso GD de Diversas Comunidades (CWG) é um dos três grupos que remeteram uma proposta ao Grupo de Coordenação da Transição da Supervisão da IANA (ICG) como parte do processo total de Transição da Supervisão da IANA IANA Stewardship Transition. Conforme registrado no Estatuto do CWG Charter [DOC, 132 KB], o processo de transição da supervisão da IANA está acontecendo junto a um processo paralelo e afim que trata a melhoria e o aumento da prestação de contas da ICANN.

O CWG iniciou seu trabalho em outubro de 2014, com reuniões virtuais semanais em forma regular e uma reunião presencial na ICANN 51 face-to-face meeting at ICANN 51 em Los Angeles, Califórnia. Além das reuniões virtuais regulares do CWG, com suporte da ICANN, e por solicitação dos presidentes, a ICANN aceitou apoiar uma reunião presencial de dois dias para impulsionar o trabalho do CWG. O CWG vai elaborar uma proposta para o ICG em resposta à Solicitação de Propostas feita pelo ICG ICG Request for Proposals [PDF, 90 KB]. A reunião presencial em Frankfurt foi um passo essencial para finalizar uma proposta preliminar baseada no consenso que será lançada para Comentário Público no dia 1 de dezembro.

O CWG estruturou seu trabalho em oito subgrupos eight subgroups com base nas seções da Solicitação de Propostas do ICG. Como preparação para a reunião presencial em Frankfurt, 5/8 subgrupos tinham começado a redigir e elaborar suas seções da Proposta Preliminar. Participaram da reunião 18 membros (ou seus substitutos) e 12 participantes, coletivamente derivados desde dentro e fora da comunidade da ICANN. Além disso, houve uma importante participação online. A reunião foi conduzida durante dois dias completos, que incluíram uma sessão à noite. Os debates foram intensos e substanciosos por conta das diferentes perspectivas e propostas compartilhadas por todos. Os assuntos tratados, com diversidade de pontos de vista a respeito deles, são complexos e desafiantes, porém, foram tratados com espírito de companheirismo e de uma maneira construtiva.

Desenvolvimentos essenciais da reunião em Frankfurt

A reunião esteve focada em responder à RFP (Solicitação de Proposta) do ICG, desagregada nas suas partes ou seções constitutivas, em consonância com o tratamento dado pelo CWG até o presente. Essas seções foram elaboradas ainda mais durante a reunião e agora serão resumidas numa proposta preliminar que depois será revisada por todo o CWG.

Os primeiros três componentes, que são a base do texto preliminar, estão quase completos e disponíveis no Wiki do CWG CWG Wiki.

Com o progresso evidenciado, o CWG concluiu com razoável otimismo que a proposta será elaborada numa data suficientemente próxima do prazo marcado pelo ICG.

A reunião de 19 e 20 de novembro foi gravada e transcrita na íntegra, igual que todas as reuniões do CWG. Para ver o material da reunião, inclusive as listas de mailings arquivadas publicamente, veja as páginas da reunião no Wiki do CWG CWG Wiki meeting pages.

O CWG vai conduzir webinars sobre a Proposta Preliminar, depois de sua publicação, em 1° de dezembro.

Próximas datas e oportunidades de participar

A seguir, uma lista das próximas datas para participação pública com o CWG e seu trabalho:

  • 1° de dezembro: data de publicação esperada para a Proposta Preliminar para Comentário Público
  • 1 – 23 de dezembro: visto que há pouco tempo pela frente, o CWG elaborou um prazo com o período mínimo de 21 dias para Comentário Público e espera que as partes interessadas façam o possível por remeter comentários sobre a Proposta Preliminar dentro do período designado.
  • 4 – 6 de dezembro: O CWG vai organizar 3 webinars públicos para apresentar a Proposta Preliminar e participar com a comunidade como um todo nos avanços feitos até o presente.
  • 19 de janeiro: apresentação da Proposta Final do CWG às organizações constituintes
  • 31 de janeiro: Apresentação planejada da Proposta Final pelo CWG ao ICG

Sobre o CWG

O CWG está formado por 119 pessoas, organizadas como 19 membros, nomeados pelas organizações constituintes e responsáveis perante elas, e 100 participantes em qualidade de indivíduos. O CWG é um grupo aberto. Quem estiver interessado em trabalhar no CWG poderá unir-se como participante. Os participantes podem pertencer a uma organização constituinte, a um grupo ou organização de partes interessadas não representadas no CWG ou atualmente ativas dentro da ICANN, ou agir por conta própria.

Dos 119 membros e participantes do CWG, há 41 países representados. A representação regional é a seguinte:

  • 38 da Ásia/Ásia Pacífico
  • 34 da Europa
  • 26 da América do Norte
  • 11 da América Latina
  • 10 da África

Dos 119 membros e participantes do CWG, a representação do grupo de partes interessadas é a seguinte:

  • 40 (sem afiliação)
  • 27 GNSO
  • 18 ccNSO/ccTLD
  • 17 At-Large
  • 15 GAC
  • 2 SSAC

Além disso, há 6 membros do ICG que participam do CWG.