ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Repertório Máximo Inicial Versão 1 (MSR-1) para o desenvolvimento de regras de geração de etiquetas para a zona raiz

20 June 2014

Para apoiar as etiquetas de IDN na zona raiz, a comunidade da ICANN, na direção da Diretoria, realizou vários projetos para estudar a viabilidade e delegação e fazer recomendações sobre elas. Um desses projetos é a implementação do Procedimento para desenvolver e manter as Regras de Geração de Etiquetas para a zona raiz com relação às etiquetas de IDNA [PDF, 1,39 MB] (o procedimento) permitindo o desenvolvimento de Regras de Geração de Etiquetas (LGR) para a zona raiz. A LGR para a zona raiz é um mecanismo para a criação e manutenção de regras com relação às etiquetas de IDN da raiz.

No contexto da implementação do procedimento, a ICANN tem o prazer de anunciar que o Painel de Integração lançou a primeira versão do Repertório Máximo Inicial (MSR-1). O MSR-1 é o primeiro resultado prático do Painel de Integração sob o Procedimento e servirá como uma coleta fixa de pontos de codificação a partir da qual os Painéis de Geração podem fazer uma seleção na construção do repertório para suas respectivas propostas de LGR.

O MSR-1 aborda as seguintes 22 escritas: Árabe, Bengalês, Cirílico, Devanagari, Georgiano, Grego, Gujarati, Gurmukhi, Han, Hangul, Hebraico, Hiragana, Kannada, Katakana, Lao, Latim, Malayalam, Oriya, Sinhala, Tamil, Telugu e Tailandês. O MSR-1 contém 32.790 pontos de codificação listados a partir de 97.973 pontos de codificação PVALID/CONTEXT do Unicode versão 6.3.

Essa versão do MSR-1 define o estágio do trabalho de Painéis de Geração. Além de selecionar seu repertório a partir do MSR para desenvolver propostas de LGR, os Painéis de Geração também avaliarão a possibilidade de qualquer um desses pontos de codificação ser uma variante e de qualquer regra ser necessária para restringir ainda mais as etiquetas geradas com esses pontos. As propostas resultantes do LGR feitas pelos Painéis de Geração serão lançadas para comentários públicos antes de serem revisadas pelo Painel de Integração para incorporação no LGR de zona raiz. Se for necessário apresentar a versão do LGR, por exemplo, porque nem todos os Painéis de Geração podem enviar propostas ao mesmo tempo, as versões subsequentes do LGR podem ser lançadas.

O MSR-1 posterga alguns das escritas elegíveis de modo a equilibrar pontualidade com abrangência. Em um estágio posterior, outra versão do MSR será desenvolvida para incluir repertórios das escritas postergados e fazer outros acréscimos ao repertório conforme justificado. Seria a base para qualquer versão subsequente do LGR. Todas as versões futuras do MSR e todas as versões da LGR devem manter total compatibilidade com versões anteriores.

O lançamento do MSR-1 consistem nos seguintes documentos: