ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Observação rápida das Recomendações do Painel de Estratégias – Forneça seus comentários hoje

25 February 2014

Mais de 40 profissionais diversos, especialistas na matéria e principais pensadores têm trabalhado juntos desde outubro de 2013 como membros dos Painéis de Estratégias da ICANN para apoiar a conformação do futuro estratégico e operacional da ICANN.

Os Painéis de Estratégias são de natureza consultiva e respondem ao Presidente e CEO da ICANN. Seu objetivo essencial é informar e apoiar o processo de planejamento da ICANN. Como foi destacado na cerimônia de abertura da reunião pública da ICANN em Durban (julho 2013), o trabalho e os produtos dos Painéis de Estratégias estão concebidos para informar e não para serem implantados diretamente.

Cada um dos quatro painéis publicou, agora, suas recomendações preliminares, que estão sendo traduzidas para as cinco línguas das Nações Unidas, além do inglês, e que estão abertas para comentário público. As recomendações são variadas e cobrem um amplo espectro: desde trabalhar em parceria em um estudo para definir uma visão arquitetônica do DNS em 2020, até organizar os participantes por assunto, em vez de por grupos ou setores, para adaptar a cultura da ICANN a um modelo de múltiplas línguas e culturas. A seguir, apresentamos destaques das recomendações de cada painel. Para mais informações, consultar a versão preliminar do relatório de cada painel.

Recomendações para a Inovação Tecnológica de Identificadores [PDF, 333 KB]
E-mail: itipanel@icann.org

  • O uso do DNS na infraestrutura vai continuar crescendo; o uso do DNS na Interface de Usuário (IU) está sendo desafiado por alternativas baseadas na busca, interfaces móveis, etc.
  • A ICANN deveria publicar mais dados assinados pelas DNSSEC para rótulos reservados, etc.
  • Em cooperação com o IETF e outros, fazer um estudo para definir uma visão arquitetônica para DNS em 2020.
  • Projetar e fazer o protótipo de publicação de raiz aberta.
  • Projetar um sistema compartilhado de controle de zona para a raiz.
  • Fazer exercícios de colisão para comprovar se a implantação será fácil ou não [ICANN 2013].

Recomendações para a Inovação Multi-Setorial da ICANN [PDF, 138 KB]
E-mail: msipanel@icann.org

  • A ICANN deveria adotar uma abordagem evolutiva que compreenda a experimentação e a evidência empírica. As 16 propostas identificadas compreendem o seguinte:
    • Disponibilizar gratuitamente todos os dados da ICANN e em formatos que possam ser descarregados e lidos por computadores.
    • Passar da participação das partes interessadas à participação global.
    • Usar redes de especialistas para dar poder de supervisão aos funcionários da ICANN.

Recomendações para a Estrutura de Responsabilidade Pública [PDF, 846 KB]
E-mail: prfpanel@icann.org

  • Dinamização das atuais atividades de responsabilidade pública da ICANN em um Departamento de Responsabilidade Pública (PRD).
  • Fortalecer as Estratégias de Participação Regional da ICANN.
  • Encomendar uma pesquisa para aumentar a compreensão de como são os vínculos entre os setores de Governança e de Desenvolvimento da Internet.
  • Explorar o estabelecimento de uma fundação externa para operar no espaço da filantropia.

Recomendações sobre o papel da ICANN no Ecossistema de Governança da Internet [PDF, 1.18 MB]
E-mail: ioepanel@icann.org

  • Consolidação e simplificação da administração da zona raiz.
  • Globalizar (em vez de internacionalizar) a estrutura da ICANN e de suas instituições associadas ou relacionadas.
  • A ICANN elaborou documentos de AOC (Afirmação de Compromissos) feitos especialmente para esse fim para estabelecer relações documentadas bilaterais ou multi-laterais entre a ICANN e os parceiros do ecossistema que desejarem participar.
  • Globalizar o processo de prestação de contas dentro do ecossistema da Internet.

Compartilhe suas opiniões hoje! Nós o estimulamos a passar em revista cada relatório preliminar e a fornecer sua perspectiva enviando seus comentários ao endereço de e-mail para a lista de correios de cada painel. Os comentários e opiniões serão recebidos até 30 de abril de 2014; todos os comentários/opiniões enviados às listas de correio serão arquivados publicamente. Cada painel submeterá o feedback recebido a consideração antes de finalizar seus relatórios, portanto, não deixe de dar sua opinião.

Para apoiar a consideração e os comentários da comunidade, será organizado um webinar interativo no começo de março de 2014. Também será feita uma sessão pública na próxima reunião ICANN 49, na Singapura (março de 2014). Os detalhes serão compartilhados no momento correspondente. Os comentários públicos e os resultados ajudarão a informar os planos estratégicos e operacionais da ICANN.