ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Definido o Painel de Geração para as Regras de Geração de Etiqueta de Zona Raiz com Escrita Árabe

14 February 2014

A ICANN tem a satisfação de comunicar que o Painel de Geração para as Regras de Geração de Etiquetas de Zona Raiz com Escrita Árabe (LGR) foi definido.

Após a Convocação para os Painéis de Geração para o Desenvolvimento de Regras de Geração da Zona Raiz, publicada em 11 de julho de 2013, a Força-tarefa sobre Nomes de Domínio Internacionalizados em Escrita Árabe (TF-AIDN), uma iniciativa da comunidade do Grupo de Trabalho de Estratégia do Oriente Médio (MESWG), elaborou e enviou para a ICANN, em 13 de janeiro de 2014, a Proposta para o Painel de Geração para o Conjunto de Regras de Geração de Etiquetas com Escrita Árabe para a Zona Raiz [PDF, 772 KB] (Procedimento LGR). A equipe da ICANN revisou a proposta, inclusive o escopo e a formação do painel, a fim de garantir que os requisitos estabelecidos no Procedimento LGR [PDF, 772 KB], e em particular os critérios definidos na Convocação para Painéis de Geração para o Desenvolvimento de Regras de Geração da Zona Raiz, tenham sido respeitados.

A ICANN também gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer cada um dos membros por oferecer seu tempo e conhecimento como voluntários no Painel de Geração de Escrita Árabe.

Após a aprovação da formação e do plano de trabalho, o Painel de Geração de Escrita Árabe iniciará seu trabalho nas regras de geração de etiquetas. De acordo com o Procedimento LGR [PDF, 772 KB], o ponto inicial para o trabalho de qualquer Painel de Geração é o conjunto máximo de pontos de código definidos pelo Painel de Integração, bem como um conjunto de Regras Padrão de Avaliação de Variante de Etiquetas Inteiras. A especificação completa das tarefas do Painel de Geração podem ser encontradas no Procedimento LGR [PDF, 772 KB], em particular, na Seção B.3 "Procedimento de Geração de Regra Variante".

A ICANN fornecerá um espaço de trabalho público central no site do projeto, onde serão disponibilizados a formação do Painel de Geração de Escrita Árabe, as atualizações do plano de trabalho, os relatórios públicos, os contatos e qualquer outra informação relevante.

Como um lembrete, e para destacar a importância do envolvimento da comunidade de escritas no desenvolvimento de LGR da Zona Raiz de IDN, gostaríamos de reiterar a Convocação para Painéis de Geração para o Desenvolvimento de Regras de Geração da Zona Raiz. Um desenvolvimento bem-sucedido de LGR da Zona Raiz de IDN depende de haver um Painel de Geração para cada escrita representada na Zona Raiz. Nas primeiras etapas do desenvolvimento de LGR da Zona Raiz de IDN e além do trabalho contínuo com a escrita árabe, a formação do Painel de Geração deverá abranger as seguintes escritas: hebraico, chinês, japonês, coreano, cirílico, grego, latim, bengalês, devanágari, gujarati, gurmukhi, cingalês, tâmil, telugu, tailandês e georgiano (ou seja, escritas representadas nos aplicativos existentes de Programas de ccTLDs de IDNs e Novos gTLDs).

Para obter mais informações sobre como formar o Painel de Geração ou para manifestar declarações de interesse individuais ou de grupos para o estabelecimento de um Painel de Geração, consulte a Convocação para Painéis de Geração para o Desenvolvimento de Regras de Geração da Zona Raiz e a documentação adicional de suporte fornecida no site do Projeto de LGR da Zona Raiz.