ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Questionário sobre os Serviços Proxy e de Privacidade de WHOIS (Disponível até 28 de fevereiro de 2014)

5 February 2014

O Grupo de Trabalho de Especialistas (EWG) em Serviços do Diretório de gTLD está procurando informação de Provedores de Serviços de Privacidade e Proxy (P/P) sobre práticas existentes para informar acerca de suas deliberações à medida que elabora recomendações sobre melhores práticas para o serviço proposto RDS – Serviço de Diretórios de Registro da Próxima Geração – para substituir o atual sistema Whois. O Questionário será utilizado para entender as práticas atuais de Provedores de P/P e será disponibilizado até 28 de fevereiro de 2014.

Atributos do Questionário:

Todas as perguntas podem ser descarregadas em formato PDF [PDF, 281 KB] para revisão off-line, e as respostas podem ser remetidas por e-mail a PP-EWG-Survey@icann.org ou diretamente on-line.

O Grupo de Trabalho de Especialistas vai ficar muito grato com quaisquer reflexões sobre este assunto daqueles Provedores de P/P que estiverem interessados em compartilhar informação acerca de suas práticas atuais. As respostas individuais serão utilizadas só para entender as práticas de Provedores de P/P atuais e não serão publicadas pelo Grupo de Trabalho de Especialistas, salvo se um Provedor de P/P solicitar a divulgação de sua resposta individual. O Grupo de Trabalho de Especialistas planeja publicar um resumo de todos os resultados, anônimos, para que a comunidade ICANN o utilize para considerar recomendações para futuras políticas, e será compartilhado com o Grupo de Trabalho de PDP da GNSO sobre Questões de Credenciamento de Serviços de Privacidade/Proxy.

Antecedentes

Em dezembro de 2012, a ICANN anunciou a criação de um Grupo de Trabalho de Especialistas (EWG – Expert Working Group) em Serviços de Diretório de Registro de gTLD de próxima geração, como um primeiro passo para concretizar a diretiva do Comitê da ICANN de redefinir o objetivo e o fornecimento de dados de registro de gTLD. Espera-se que os achados do EWG sirvam de base para ajudar a GNSO a criar uma nova política global para o fornecimento de dados de registro dos gTLD.

Um marco importante foi alcançado no dia 24 de junho de 2013 com a publicação do Relatório Inicial e das Perguntas Mais Frequentes do Grupo de Trabalho de Especialistas em Serviços de Diretório de gTLD (EWG), abrindo um período de consultas com a comunidade da ICANN. O Relatório Inicial [PDF, 1.70 MB] enumerou os usuários, objetivos, dados, princípios recomendados e características, além de um modelo proposto para orientar o desenvolvimento de um Serviço de Diretório de Registro da próxima geração (RDS) para substituir o WHOIS.

Antes da Reunião da ICANN em Buenos Aires, o Grupo de Trabalho de Especialistas publicou seu Relatório de Atualização de Estados [PDF, 2.26 MB] para pôr em destaque o parecer do Grupo de Trabalho de Especialistas sobre essas e sobre muitas outras questões chave. Também fornece muito mais detalhes sobre a análise por trás do Relatório Inicial [PDF, 1.70 MB].

O Grupo de Trabalho de Especialistas está atualmente na sua fase de pesquisa e coleta de informações. Este Questionário é um entre vários esforços de pesquisa que o Grupo de Trabalho de Especialistas está empreendendo atualmente para garantir que suas recomendações finais estejam baseadas em fatos e em práticas atuais.

E agora?

O Grupo de Trabalho de Especialistas espera completar suas recomendações em 2014, com base à informação fornecida no feedback da Comunidade e à análise exaustiva de áreas selecionadas, incluindo as respostas a este Questionário. O Grupo de Trabalho de Especialistas planeja reunir-se em março de 2014 para elaborar recomendações baseadas em fatos depois de ter examinado cuidadosamente os resultados de sua pesquisa, e espera encaminhar seu relatório final ao Comitê Executivo da ICANN antes de junho de 2014.

Perguntas

Se tiver perguntas sobre o Questionário ou a ferramenta on-line, por favor, entre em contato com Margie Milam: PP-EWG-Survey@icann.org.