ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Publicado Plano de Melhorias na Confiança Institucional

27 February 2009

Esta tradução em português é cortesia do NIC.br. Para mais informações sobre a ICANN em português, consulte http://www.icann.org.br/.

Temos o prazer de publicar hoje os resultados de uma longa consulta à comunidade sobre como melhorar a confiança institucional na ICANN. Esses dados serão discutidos durante a assembléia na Cidade do México.

A versão preliminar do Plano de Melhorias na Confiança Institucional [PDF, 332K] foi elaborada pelo Comitê da Presidência para Estratégias e segue-se a amplas pesquisas, análises, deliberações e consultas com a comunidade global da ICANN.

Depois de dois períodos para comentários do público, sessões públicas durante as assembléias da ICANN em Paris e no Cairo, e outras cinco consultas regionais em Montevidéu, Christchurch, Genebra, Washington DC e Dacar, o Plano de Implementação contém 18 recomendações detalhadas e material suplementar, atendendo ao pedido da comunidade por informações mais detalhadas sobre a internacionalização.

O Plano de Implementação complementa vários outros documentos produzidos pelo Comitê da Presidência para Estratégias (PSC) ao longo dos últimos três anos.

Entre as recomendações estão:

  • Manter a sede da ICANN nos Estados Unidos
  • Avaliar se outra representação legal fora dos Estados Unidos seria vantajosa para a organização
  • Intensificar o envolvimento governamental na ICANN e trabalhar com o Comitê Consultivo para facilitar uma análise efetiva dos seus pareceres
  • Melhorar o resumo e a análise dos comentários públicos
  • Formar um comitê de especialistas neutros que proponham outros mecanismos de prestação de contas para a Diretoria.

A versão preliminar do Plano de Implementação será discutida em público durante um workshop e fóruns ao longo da assembléia da ICANN na Cidade do México (1-6 de março de 2009), e será objeto de outra consulta pública on-line após a assembléia no México.

A documentação completa e as recomendações preliminares estão disponíveis em: http://www.icann.org/en/jpa/iic/index.htm

Sobre o PSC:

O papel do PSC é assessorar o Presidente e a Diretoria nas questões estratégicas enfrentadas pela ICANN. Desde 2006, o PSC tem voltado sua atenção para o status e identidade legal da ICANN e sua presença regional.

Links relacionados:

A consulta sobre melhoria da confiança institucional: http://www.icann.org/en/jpa/iic/index.htm

Reunião pública sobre o Plano de Implementação: http://mex.icann.org/node/2809

A página principal do Comitê da Presidência para Estratégias: http://www.icann.org/en/psc/