ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Microsoft colabora para eliminar worm Conficker

12 February 2009

Esta tradução em português é cortesia do NIC.br. Para mais informações sobre a ICANN em português, consulte http://www.icann.org.br/.

Hoje a Microsoft anunciou uma parceria com líderes da área tecnológica e acadêmica para aplicar uma resposta coordenada e global ao worm Conficker (aka Downadup).

Juntamente com pesquisadores na área de segurança, com a Corporação para Atribuição de Nomes e Números na Internet (ICANN) e operadores do Sistema de Nomes de Domínio, a Microsoft coordenou uma reação destinada a desabilitar os domínios visados pelo Conficker. A Microsoft também anunciou uma recompensa de US$250.000 por informações que levem à prisão e condenação dos responsáveis por lançar ilegalmente o código malicioso Conficker na Internet.

“Como parte dos esforços constantes da Microsoft voltados para segurança, sempre procuramos maneiras de usar um conjunto diversificado de ferramentas e elaborar metodologias para proteger nossos clientes”, disse George Stathakopoulos, gerente-geral do Trustworthy Computing Group na Microsoft. “Se combinarmos nossa experiência com a da comunidade mais ampla, poderemos expandir o alcance das defesas para proteger melhor as pessoas do mundo todo”.

Visto que as ameaças cibernéticas evoluíram rapidamente, hoje se exige uma coordenação mais rigorosa do setor, além de novas táticas de comunicação e eliminação de ameaças. Para otimizar as diversas iniciativas empregadas no setor de segurança e na área acadêmica, a Microsoft ajudou a unificar esses esforços a fim de implantar uma defesa conjunta que interrompa a disseminação do Conficker.

Além da Microsoft, outras organizações envolvidas nessa iniciativa conjunta incluem a ICANN, NeuStar, VeriSign, CNNIC, Afilias, Public Internet Registry, Global Domains International Inc., M1D Global, AOL, Symantec, F-Secure, ISC, pesquisadores da Georgia Tech, a Fundação Shadowserver, Arbor Networks e Support Intelligence.

“A melhor maneira de combater botnets em potencial como o Conficker/Downadup é reunir as comunidades de segurança e o Sistema de Nomes de Domínio para que trabalhem juntos”, disse Greg Rattray, assessor-sênior de segurança da ICANN. “A ICANN representa uma comunidade inteiramente dedicada a coordenar essas iniciativas para manter a Internet segura e estável em nível global”.

“As medidas da Microsoft combinam inovação tecnológica com parcerias eficientes entre setores para ajudar a proteger as pessoas de cibercriminosos”, disse Stathakopoulos. “Esperamos que esses esforços ajudem a conter a ameaça representada pelo Conficker e responsabilizar aqueles que lançaram malware ilegalmente”.

Mais informações sobre como proteger-se contra o Conficker encontram-se em http://www.microsoft.com/conficker. Consumidores interessados em saber mais sobre segurança on-line podem visitar http://www.microsoft.com/protect.

A Microsoft oferece uma recompensa porque a empresa reconhece que o worm Conficker é um ataque criminoso, e a Microsoft quer ajudar as autoridades a apanhar os criminosos responsáveis por ele. Moradores de todos os países estão qualificados para a recompensa, de acordo com as leis daquele país, porque vírus na Internet afetam a comunidade da Internet no mundo todo. Pessoas com informações sobre o worm Conficker devem entrar em contato com os órgãos policiais internacionais.

Sobre a ICANN:

A ICANN é responsável pela coordenação global do sistema de identificadores exclusivos da Internet, como nomes de domínio (por exemplo, .org, .museum e códigos de países, como .uk) e os endereços usados em vários protocolos da Internet que ajudam os computadores a se comunicarem pela Internet. A administração cuidadosa desses recursos é vital para a operação da Internet, de modo que os participantes globais da ICANN se reúnem periodicamente para elaborar políticas que garantam a continuidade da segurança e estabilidade da Internet. A ICANN é uma entidade internacional sem fins lucrativos em benefício público. Para mais informações, visite: http://www.icann.org/.

Contatos com a imprensa:

ICANN: mailto:press@icann.org

Internacional: Andrew Robertson
Edelman (Londres)
Tel: +44 7921 588 770
E-mail: andrew.robertson@edelman.com