ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Versão preliminar do guia para candidatos a novos gTLDs estará disponível em breve | Guia de seis módulos será publicado em duas semanas para comentários do público

16 October 2008

Esta tradução em português é cortesia do NIC.br. Para mais informações sobre a ICANN em português, consulte http://www.icann.org.br/.

Nas próximas duas semanas, juntamente com os preparativos para a assembléia pública da ICANN no Cairo, publicaremos o Guia do Candidato para novos domínios genéricos de primeiro nível (gTLDs), também chamado de “Solicitação de Propostas (RFP) preliminar”. Esse documento trará informações para aqueles que desejam se candidatar para um novo gTLDs.

O Guia do Candidato será publicado em formato provisório, para que o público o comente e analise. Ele se comporá de seis módulos:

  1. Introdução ao processo de requerimento de gTLDs, que inclui a principal taxa de requerimento
  2. Processo de avaliação
  3. Objeções e resolução de disputas
  4. Disputas por seqüências
  5. A transição até a delegação
  6. Termos e condições para a alocação de domínios de primeiro nível

O Guia do Candidato será acompanhado de um anúncio que destacará as áreas do processo que ainda estão sendo definidas. Essas áreas serão divulgadas para consulta do público no futuro próximo.

Uma página de comentários on-line permitirá que a comunidade da Internet examine o guia com atenção e envie suas sugestões. A ICANN espera envolver-se num diálogo produtivo e saudável com a comunidade da Internet, por intermédio de um processo de consultas que se estenderá por quarenta e cinco dias. Os comentários serão usados para rever e preparar o Guia do Candidato e publicá-lo no início de 2009.

Além da versão preliminar do Guia do Candidato, a ICANN publicará uma série de documentos que servirão como memorandos explicativos para auxiliar a comunidade da Internet a compreender melhor o trabalho de implementação. Alguns tópicos abordados nesses documentos incluem as metodologias propostas para resolução de disputas por seqüências e a proteção dos direitos de terceiros.

Para informações atualizadas, cronogramas e atividades relacionadas ao programa para novos gTLDs, vá para http://www.icann.org/en/topics/new-gtld-program.htm.



Novos gTLDs e a ICANN – um breve panorama

Desde que a ICANN foi fundada dez anos atrás como organização sem fins lucrativos e participação de várias partes interessadas, dedicada a coordenar o sistema de endereçamento da Internet, um dos seus princípios fundamentais (reconhecidos pelos Estados Unidos e outros governos) tem sido promover a concorrência no mercado de nomes de domínio e ao mesmo tempo garantir a segurança e a estabilidade da Internet. A expansão prevista permitirá mais inovação, variedade de escolha e mudanças no mercado de nomes de domínio, no momento limitado a apenas 21 nomes de domínio genéricos de primeiro nível. Num mundo com 1,5 bilhão de usuários da Internet – um número que é cada vez maior – diversidade, variedade de opções e concorrência são essenciais para o sucesso contínuo e alcance cada vez amplo da rede global.

A decisão de lançar essas próximas rodadas para requerimentos de novos gTLDs é conseqüência de um processo de consultas longo e detalhado a todos os grupos de interesse da comunidade da Internet. Representantes de vários grupos – governos, indivíduos, sociedade civil, interesses comerciais e propriedade intelectual, além da comunidade tecnológica – envolveram-se nas discussões ao longo de mais de 18 meses. Em outubro de 2007, a Organização de Nomes Genéricos (GNSO) – um dos grupos que coordenam as políticas globais para a Internet na ICANN – concluiu seu trabalho normativo para novos gTLDs e aprovou uma série de recomendações. O ponto alto desse processo de desenvolvimento de políticas foi uma decisão da Diretoria da ICANN de adotar a política definida pela comunidade em junho de 2008, durante a assembléia da ICANN em Paris. Para ver uma descrição detalhada do processo normativo e seus resultados, visite: http://gnso.icann.org/issues/new-gtlds/.

Links relacionados:

Programa para novos gTLDs:
http://www.icann.org/en/topics/new-gtld-program.htm

Assembléia pública internacional no Cairo:
http://cai.icann.org/