ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Relatório do RSTEP sobre o pedido da PIR para implementar extensões DNSSEC em .ORG

5 June 2008

Esta tradução em português é cortesia do NIC.br. Para mais informações sobre a ICANN em português, consulte http://www.icann.org.br/.

Em 21 de abril de 2008, a ICANN encaminhou ao Painel de Avaliação Técnica de Serviços de Registro (RSTEP) uma proposta da Public Interest Registry (PIR) [PDF, 205K] para implementar extensões de segurança (DNSSEC) em .ORG. De acordo com a Política para Avaliação de Serviços de Registro (RSEP), o RSTEP teria 45 dias corridos para analisar a proposta e preparar um relatório formal, indicando se o serviço de registro proposto representa um risco razoável de efeitos danosos sobre a segurança e estabilidade do DNS. A equipe de avaliação do RSTEP terminou seu relatório, que se encontra em http://www.icann.org/registries/rsep/rstep-report-pir-dnssec-04jun08.pdf [PDF, 481K]. De forma bem resumida, a avaliação técnica concluiu que a introdução sugerida de DNSSEC “representa um risco razoável de efeitos adversos substanciais sobre a segurança e estabilidade do DNS, que podem ser reduzidos efetivamente com normas, decisões e medidas com as quais a PIR se comprometeu expressamente em sua proposta ou com as quais poderá se comprometer”.

Estes são os membros da equipe de avaliação:

Patrik Fältström (Cisco; EUA)
Paul Hoffman (VPN Consortium, EUA) (presidente)
Mark Kosters (ARIN, EUA)
Frederico A C Neves (NIC.br, Brasil)
Andrew Sullivan (Command Prompt, Canadá)



De acordo com as normas do RSEP, depois de receber o relatório do RSTEP a Diretoria da ICANN decidirá se o serviço de registro proposto representa um risco razoável de efeitos danosos significativos sobre a estabilidade e a segurança do DNS.

A ICANN convida o público a se manifestar sobre o relatório do RSTEP até às 23h59 de 20 de junho de 2008. Os comentários podem ser enviados para pir-dnssec-proposal@icann.org, e vistos em http://forum.icann.org/lists/pir-dnssec-proposal/. Todos os documentos relacionados à proposta da PIR estão disponíveis em http://www.icann.org/registries/rsep/#2008004.

A Diretoria deve examinar o relatório do RSTEP e a proposta da PIR assim que os comentários do público forem resumidos.