ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Convocação de voluntários para serem representantes confiáveis da comunidade

18 May 2017

A Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN) está buscando pessoas interessadas em assumir a função de representantes confiáveis da comunidade (TCRs - Trusted Community Representatives). Estas pessoas têm um papel importante na gestão da chave de assinatura da chave da zona raiz (Root Zone KSK - Key Signing Key), a âncora da confiabilidade do Sistema de Nomes de Domínio (DNS). Ao convidar membros renomados da comunidade técnica do DNS para fazer parte das operações da KSK da Zona Raiz, a ICANN visa melhorar a transparência e a confiança no mecanismo de segurança das extensões de segurança do sistema de nomes de domínio (DNSSEC - Domain Name System Security Extensions) na grande comunidade da Internet.

Sobre o papel dos representantes confiáveis da comunidade (TCRs).

Os TCRs são uma das formas de proteção, com uma configuração de múltiplas camadas, do material da chave usado para manter a Zona Raiz do DNS.

Há dois tipos básicos de TCRs: os funcionários criptografados, que participam o ano inteiro ativamente das cerimônias da KSK da Zona Raiz; e as pessoas que guardam as chaves de recuperação, envolvidos no nosso planejamento de recuperação de desastres. Os funcionários criptografados se comprometem a viajar, no mínimo uma vez por ano, a uma cerimônia de KSK da Zona Raiz.

Todos os TCRs mantêm a custódia das peças essenciais exigidas para a operação correta da KSK da Zona Raiz. Para proteger a Zona Raiz do acesso não autorizado, a administração da chave KSK é dividida entre muitas pessoas, que devem reunir-se para operar essa chave.

Os TCRs são embaixadores que representam as comunidades técnicas e operacionais mais amplas. Para defender a confiabilidade do sistema, os TCRs informam à comunidade que a KSK da Zona Raiz está sendo administrada de maneira correta e digna de confiança.

Em caso de necessidade imprevista e urgente de fazer uma cerimônia de KSK da Zona Raiz, todos os TCRs devem estar prontos e à disposição para participar,com pouco tempo de pré-aviso.

Os TCRs que devem participar dessas cerimônias recebem apoio para viagem. Este apoio inclui o arranjo e o pagamento dos bilhetes aéreos e da hospedagem, e de uma diária para despesas incidentais.

Mais informações

Quem estiver interessado/a em candidatar-se para a função de TCR pode revisar os materiais detalhados postados no site da IANA, que inclui o processo para encaminhar uma manifestação de interesse. As manifestações de interesse serão coletadas e avaliadas para cobrir vagas atuais ou para o caso de novas vagas. Para ver esses materiais, visite aqui.

Sobre a ICANN

A missão da ICANN é contribuir para garantir uma Internet mundial estável, segura e unificada. Para contatar outra pessoa através da Internet você deve digitar um endereço no seu computador ou outro dispositivo – um nome ou um número. Esse endereço deve ser único para que os computadores saibam onde encontrar-se entre si. A ICANN ajuda a coordenar e apoiar estes identificadores únicos em todo o mundo. A ICANN foi formada em 1998 como corporação pública e beneficente sem fins lucrativos e é uma comunidade com participantes do mundo inteiro.  Para mais informações, visite: https://www.icann.org/